Menu

A evolução possível ao homem

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 23/06/2003 12:11:11


Quando nos referimos à evolução espiritual do ser humano, o termo parece a muitos de nós, algo de difícil compreensão e também pode sugerir a idéia de um patamar de perfeição impossível de ser atingido.

Entretanto, devemos ter em mente que nossa trilha evolutiva vem sendo percorrida ao longo de muitas vidas, através das quais enfrentamos provas e desafios dos mais variados tipos.

O estágio em que nos encontramos aqui, agora, é resultado de todas as experiências anteriores e é maravilhoso saber que sempre nos é dada a oportunidade de corrigir os desvios de rota.

Mas este não pode ser um argumento para que descuidemos de nossa responsabilidade frente à vida. Muitas pessoas diante de problemas aparentemente insolúveis pensam que, se terão muitas vidas para trabalhar a evolução, é melhor deixar as dificuldade e limitações para resolver numa próxima oportunidade.

Outras, por terem nascido em condições mais favoráveis e por terem vivenciado maiores facilidades, adotam uma postura negligente e dedicam-se apenas a aproveitar a vida, sem pensar no futuro.

Ambas as posturas negam o principal objetivo de cada encarnação que é a busca permanente do crescimento e da superação de desafios. O principal deles, sem dúvida, consiste em vencermos a nós mesmos.

Cada nova vida consiste num caminho único a ser trilhado, ao longo do qual, novas e diferentes experiências se apresentam. Se vamos lidar com elas utilizando velhos métodos, há muito conhecidos, ou buscar saídas revolucionárias, é o que vai determinar o grau de nossa evolução.

De qualquer modo, não podemos perder de vista que sempre existirá a possibilidade de crescimento e de renovação de nossa forma de agir, por mais que duvidemos disso.

Muitas pessoas se revoltam porque alguns fatos se repetem constantemente em suas vidas. Lamentavelmente, não conseguem perceber que a repetição só acontece porque elas continuam agindo sempre da mesma maneira, e apresentando os mesmos padrões de resposta para os problemas.

Somente quando aceitarmos que, na maioria das vezes, somos os principais responsáveis pelos fatos e pessoas que atraímos para nossas vidas, é que nos será possível descobrir uma forma de atrairmos novas e enriquecedoras experiências.

Todos os seres humanos, sem exceção, podem alcançar um grau considerável de evolução interior, desde que movidos pelo poder da vontade. Mas, para que esse poder predomine, é necessário acreditarmos com absoluta convicção que podemos nos tornar cada vez melhores, como seres humanos.

Busquemos, a cada dia, todos os recursos necessários para o nosso crescimento. Nunca estes recursos foram tantos e estiveram tão facilmente disponíveis como no momento atual.

O grau de crescimento possível varia para cada ser humano, dependendo do caminho já trilhado, mas a ninguém é negada a oportunidade de conhecer a Verdade e a Luz. Basta apenas que se decida a iniciar a jornada.

Vejamos o que o mestre Osho fala sobre o tema:

“A evolução da consciência passa através de muitos altos e baixos. É uma trilha montanhosa. Muitas vezes ela descerá apenas para subir mais alto do que antes. Ela passa através de vales, para alcançar os picos, e cada pico é apenas o início de uma nova peregrinação, porque um pico ainda mais alto está à sua espera. Os picos têm sua glória, os vales têm sua riqueza.
...A existência é mais sábia que você e irá proporcionar-lhe todas as oportunidades necessárias para o seu crescimento”.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa