Menu

A existência não é sua inimiga

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 29/05/2008 15:43:43


Existem dias em que a vida nos parece cheia de dificuldades e problemas, quando nossos anseios e desejos insatisfeitos predominam de forma absoluta, e só conseguimos focar nossa atenção naquilo que nos falta.

Em outros, apenas porque algum destes problemas foi resolvido, mudamos totalmente nosso estado de espírito e, milagrosamente, tudo nos parece tão calmo e tranqüilo e nos sentimos serenos e confiantes.

Esta oscilação e mudança constante em nosso estado de ânimo, deve-se ao fato de que vivemos, o tempo todo, sob o domínio de nossa mente. Ela tem como característica essencial a agitação, a ansiedade e a expectativa permanente de que algo aconteça.

Na maioria das pessoas o que predomina é a expectativa negativa, ou seja, o medo e até mesmo a certeza de que não conseguirão realizar seus desejos e, portanto, a infelicidade sempre estará esperando-as no final da estrada.

O que as diferencia dos seres felizes e equilibrados, é exatamente a força que o ego e a mente negativa exercem sobre elas. Quem está sempre na expectativa de que algo de errado acontecerá, certamente chegará ao resultado que tanto imaginou.

Se, ao contrário, conseguirmos relaxar e alimentar a confiança de que o Todo nos trará aquilo de que necessitamos, uma nova consciência emergirá de dentro de nós e conseguiremos perceber quanta energia desperdiçamos ao cultivar o medo e a angústia antecipadamente, sem qualquer base em acontecimentos reais.

Além disso, esforços extraordinários e desesperados para alcançar qualquer meta, poderão afastá-la ainda mais de nós. Deixemos, pois, que a existência se revele a cada dia, nos mostrando sutilmente a direção que devemos seguir, sem que seja necessária qualquer batalha de nossa parte. Ela sempre se manifesta quando nos mostramos atentos e dispostos a perceber seus sinais.

“...se você pensa que algo é negativo, você não pode se tornar aberto. O próprio medo do negativo criará o fechamento. Você ficará fechado – você não poderá se abrir. O próprio medo de que algo possa causar-lhe dano... Como você pode se tornar vulnerável?

... Abra-se – e no próprio ato de abrir-se, tudo o que é negativo na existência, desaparece. Nem a morte é negativa então. Nada é negativo. Seu medo cria a negatividade... A existência não é sua inimiga. Como poderia ser? Você pertence a ela, você é apenas uma parte dela, uma parte orgânica. Como a existência pode ser sua inimiga? Você é a existência. Você não está separado; não há nenhum intervalo entre você e a existência.

... Se você está fechado, toda a existência é sua inimiga. Não que ela seja. Ela parece para você, que é inimiga. Quando você está aberto, toda a existência se torna sua amiga. Agora, quando você está fechado, mesmo o amigo é o inimigo.

... Como você pode amar, quando você está fechado? Você vive na sua prisão, eu vivo na minha prisão e, sempre que nos encontramos, somente as paredes da prisão tocam uma na outra - e nós ficamos escondidos atrás delas. Nós andamos dentro de nossas cápsulas: as cápsulas tocam-se uma na outra, mas lá no fundo permanecemos isolados.

... Se você tivesse conhecido a abertura, você não poderia sentir que algo pode ser nocivo para você. Então, nada mais seria nocivo. Eis por que eu digo até que a morte é uma bênção. Sua abordagem se torna diferente. Agora, para onde quer que você olhe, você olha com um coração aberto – essa abertura de coração muda a qualidade de tudo. E você não pode sentir que algo vá ser nocivo; você não pode perguntar como se defender – não há necessidade. A necessidade surge por que você está fechado”.

Osho, The Book of the Secrets.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa