Menu

A Imaturidade

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 01/07/2005 13:12:56


Uma das principais características da imaturidade é a dificuldade em assumir a responsabilidade pelos próprios atos. Esta dificuldade acaba levando a um comportamento nada louvável que é faltar com a verdade.

Tenho ouvido muitas queixas das mulheres em relação aos homens quanto à falta de sinceridade nas relações e a dificuldade deles em dizer a verdade quando sentem que isto colocaria em risco a continuidade do relacionamento.

É claro que a imaturidade não é um problema apenas dos homens, mas sem dúvida podemos constatar um número muito maior de queixas em relação ao sexo masculino.

Como em nossa sociedade a maioria dos homens não é educada para entrar em contato com suas emoções e demonstrá-las com naturalidade, não é de admirar que eles tenham muito mais dificuldades em assumir seus erros e exibir suas fragilidades e inseguranças.

O imaturo sempre oferece desculpas esfarrapadas para seu comportamento infantil, ao invés de assumir os erros e revelar-se como realmente é, sem disfarces ou subterfúgios.

Nos relacionamentos a sinceridade é um componente imprescindível, sem o qual a confiança se torna impossível. Ao descobrir que uma pessoa nos falta com a verdade, não podemos ser coniventes com tal comportamento, se quisermos construir relacionamentos profundos e verdadeiros.

Se procurarmos arranjar justificativas para a falta de sinceridade do outro, por medo de perdê-lo, estaremos apenas ajudando-o a permanecer eternamente imaturo. É fundamental fazer com que a pessoa perceba que ninguém pode ser feliz vivendo uma vida de mentiras, insistindo em se relacionar com imagens e não com aquilo que realmente é, e que prosseguir assim, recusando-se a sair da imaturidade, só poderá resultar em uma vida cheia de problemas.

Crescer não é fácil, pois pressupõe estarmos atentos o tempo todo às conseqüências de nossas atitudes. Mas sem este exercício, tão necessário ao amadurecimento, ficaremos eternamente enredados em nossas próprias infantilidades, e perderemos a chance de construir relacionamentos muito mais verdadeiros, onde ambos se revelem como realmente são, sem máscaras que ocultem o que desejam de verdade.

Se você mora em São Paulo, está convidado a participar do workshop: “DESARME AS CRENÇAS NEGATIVAS QUE COMANDAM SUA VIDA”, que será realizado no dia 16.07.05, no Espaço Alternativo Yki, em Moema. Mais informações através do meu e-mail.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa