Menu

Aprendendo a desenvolver a fé

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 04/11/2002 12:05:47


Desenvolver a fé é uma das mais importantes lições que o ser humano tem a aprender em sua jornada neste planeta. Do ponto de vista das religiões tradicionais, a palavra fé está relacionada à simples aceitação dos dogmas, sem qualquer questionamento racional.

Porém, numa abordagem voltada para os processos psicológicos do ser humano e seus conteúdos inconscientes, a fé tem um sentido muito mais amplo e complexo e relaciona-se com a intuição, uma sensação inconsciente que não é nem lógica e nem prontamente explicada, mas que não obstante está presente no ser humano, ocorrendo de modo instantâneo como o relâmpago.

Para a astrologia, o planeta Júpiter simboliza o arquétipo* da fé. Existe um vínculo simbólico entre Deus como o pai poderoso e protetor, que reluz com a luz da sabedoria, preocupa-se com a iluminação espiritual e celestial e Júpiter.

O arquétipo de Júpiter representa o esforço do homem de alcançar a sabedoria, através de uma fé genuína. Sendo um arquétipo masculino de Deus, ele protege os outros, é generoso e verdadeiramente criativo, incansável em seus esforços positivos e no otimismo.

A fé que Júpiter retrata é a nossa capacidade de “relaxar” e confiar na vida. Ao invés de ser um pensamento externo, a verdadeira fé encontra-se no íntimo de nosso ser, orientando nossas ações e sentimentos para o resultado desejado. Quando o ser humano consegue ficar verdadeiramente unido à sua fé, nada no mundo poderá incomodá-lo.

Mas a fé também tem seu lado destrutivo. Quando direcionamos nossa fé para a negatividade, “acreditando” na pobreza, na doença, na falta de sorte, nas desgraças, atraímos para nossa vida todas as situações indesejadas que tanto tememos. A dúvida de que Deus poderá falhar e não vir em nosso socorro é uma força insidiosa que se aloja em nossa consciência, trazendo o medo e separando-nos de nossa fé.

O medo disfarça-se de muitas formas sutis. Comece percebendo até que ponto o medo controla sua vida. Você tem medo de dizer o que realmente sente? Você se reprime? Deixa as pessoas desrespeitarem você?

È claro que há muito que temer neste mundo. Em algumas circunstâncias o medo é algo que nos protege dos perigos. Mas é preciso estar atento para deixar que ele venha à tona somente diante de ameaças potencialmente reais e não daquelas criadas por nossa mente.

Algumas dúvidas são positivas, pois representam a voz de nossa sabedoria interior, dizendo-nos que algo pode não ser bom para nós. Para perceber a diferença, é preciso que confiemos em nossos sentimentos e em nosso Eu Superior, e eliminemos as vozes que vêm de nossas ilusões. É preciso cuidado com a dúvida, pois ela pode acabar virando uma suspeita auto-destrutiva venenosa, que nos distancia da verdade.

O poder da fé age para ajudar-nos a mergulhar no desconhecido. Quando desistimos de querer que nossa vida seja de uma determinada maneira e permitidos que Deus a guie, surpreendentemente descobrimos que ela se torna muito mais incrível do que jamais imaginamos.

* Os arquétipos são “modelos” originais através dos quais os anseios e as motivações humanas podem se expressar. Esses valores que permeiam a natureza humana também podem ser encontrados nas fábulas, nos provérbios, nos mitos e nos contos de fadas.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa