auravide auravide

Aproveite as oportunidades


Todos os acontecimentos da vida, mesmo os mais difíceis e desafiadores são, acredite, oportunidades de crescimento. Ainda que a princípio nos recusemos a aceitar isto, mudar este olhar para o que nos acontece, fará uma enorme diferença na forma como iremos viver.

O ego deseja sempre somente facilidades, benesses e a satisfação absoluta de todos os seus desejos. Entretanto, por mais que ele se rebele contra isso, é na capacidade de enfrentar as tempestades sem se perder de seu próprio centro, que reside o caminho para o crescimento, a evolução e a maturidade.

Portanto, quando o desespero ameaçar predominar, a saída é perguntar a si mesmo, o que você pode aprender com isso, o que a vida está tentando lhe ensinar que você ainda não conseguiu aprender?

A resposta só virá quando você se permitir relaxar e fluir com a situação, parar de lutar contra ela e pedir ao seu verdadeiro ser, que lhe envie, no momento certo, a resposta.

E isto certamente acontecerá, se a confiança for absoluta. De nada adianta querer obter essa resposta a partir da mente, da razão, pois isto será inútil.
A mensagem só se tornará perceptível, se tivermos a certeza de que cada fato que mobiliza profundamente nossas emoções é parte da programação da vida para nos fazer crescer.

Ao invés de nos considerarmos uma vítima injustiçada do destino, podemos escolher nos tornar agentes de nossa própria transformação.

"Osho,
No Darshan em seu aniversário, eu olhei para você - ainda uma piscina de serenidade - e tudo mais acontecendo ao seu redor era irrelevante. Era de repente tão claro que isso - sentado em silêncio em meio ao caos e fervor - era o seu ensinamento; que você é o caminho. Prem Pramod.

Então, por fim, um raio de luz entrou na sua escuridão - uma visão, um relance. Agora, não perca o controle dele! É muito difícil de obtê-lo, e muito fácil perdê-lo. Na verdade, a mente e suas formas são tão antigas que em breve você começará a suspeitar se o vislumbre era verdade ou você tinha apenas imaginado.

E a mente tenta convencê-lo de que era imaginação, que você projetou, que era apenas uma ideia. Talvez você se tornou hipnotizado pela situação. Talvez você se tornou oprimido por tantas pessoas em tal alegria, tal êxtase. Talvez você foi tocado pelo fluxo de energia em torno de você. Em breve, a mente vai começar a criar a dúvida. Siga lembrando - esses insights são raros.

Sim, Pramod, é exatamente isso que o meu ensinamento é: estar no mundo, em todos os seus absurdos, nonsense, barulho e ainda manter-se calmo, distante, individual. Estar nele, mas não ser dele. Deixe acontecer em torno de você - não há necessidade de escapar dele, não há para onde fugir. E mesmo se você escapar para algum lugar, isto não vai transformar o seu ser, a sua mente permanecerá a mesma...

A melhor maneira é aproveitar a oportunidade do mundo.

O mundo é uma oportunidade, uma grande oportunidade, um presente tremendamente valioso de Deus. É um dispositivo de ensino. Estar nele e ainda assim tão longe, tão transcendental, que nada disso chegue ao âmago do seu ser.

Apenas a sua circunferência é tocada por ele, mas o seu centro permanece indiferente.

Ser o centro do ciclone - é exatamente o meu ensinamento. O mundo é uma história contada por um idiota, cheia de fúria e ruído, significando nada. Mas é muito fácil ser pego na rede - porque o tolo não está só do lado de fora, o tolo também está dentro. Sua mente é parte do conto contado por um idiota, e sua mente gostaria de encontrar algum sentido nele- enquanto não existe nenhum.

A mente não pode permanecer sem encontrar algum significado - se não pode encontrar, inventa. Caso contrário, ela se sente vazia, ela sente que algo está faltando.

Não há nenhum significado no mundo. Todo o significado está no verdadeiro centro do seu ser. O mundo é simplesmente ruído, não há nenhuma música.

A música está no mais profundo do seu ser - e a música tem de ser ouvida em todo o barulho do mundo. Em seguida, o barulho do mundo funciona como pano de fundo, torna-se um contexto.

Você pode ouvir a música interior de forma mais clara por causa do barulho. Em seguida, o ruído não é mais uma perturbação, mas sim uma ajuda.

É por isso que eu não ensino a renúncia: eu ensino júbilo!"

Osho - The Way of the Buddha


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa