Menu

BatePapo no UOL em Janeiro de 2002

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 09/01/2002 12:19:37


Bate-papo com Elisabete Cavalcante

Jornalista de formação, há anos Elisabete estuda e trabalha com o milenar I Ching, que ela considera um maravilhoso instrumento de acesso à sabedoria universal. Neste Bate-papo, ela conversou com os internautas sobre este oráculo

Participaram do Bate-papo 170 pessoas

Este bate-papo aconteceu 07/01/2002, às 19h00


O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas

(18:58:04) Elisabete Cavalcante: entra na sala...

(19:02:57) Elisabete Cavalcante: boa noite pessoal. É um prazer estar conversando com vocês sobre este maravilhoso instrumento, o I Ching

(19:03:06) asd fala para Elisabete Cavalcante: Boa noite, Elisabete. Como pode umas moedinhas falarem sobre o futuro?

(19:06:40) Elisabete Cavalcante: asd: O I Ching é um oráculo que surgiu na China, há mais de 5 mil anos. Ao que conta a história, um mestre recebeu a codificação para a interpretação do Oráculo. Posteriormente, textos mais detalhados foram sendo introduzidos para interpretação das linhas do I Ching. O método foi evoluindo até a versão de hoje. Sabe-se que o I Ching é o oráculo mais antigo da humanidade. Falando das moedas, elas são os instrumentos do I Ching, a maneira em que podemos entrar em contato com nosso místico.

(19:08:02) Elisabete Cavalcante: asd: continuando... O jogo do I Ching depende do resultado das moedas, por isso as três pedras devem ser usadas. A previsão é resultado dos números que as moedas disponibilizam e seus hexagramas.

(19:08:10) mmm fala para Elisabete Cavalcante: Como funciona uma consulta ao I Ching?

(19:10:21) Elisabete Cavalcante: mmm: Ao jogar as moedas, vejo os lados do hexagrama e - segundo uma interpretação - sei o que elas querem dizer. Um jogo de I Ching deve ter três jogadas, que não demoram muito para trazerem a resposta da pergunta que estou fazendo.

(19:10:37) Amiga daElisabete grita com Elisabete Cavalcante: QUAL A RELAÇÃO DO ICHING COM A TEORIA DO INCONSCIENTE COLETIVO DE JUNG?

(19:12:40) Elisabete Cavalcante: Amiga daElisabete: Na verdade, o I Ching está relacionado com o inconsciente individual, também trazida pela teoria de Jung. Quer dizer que todo ser humano traz uma "semente", inerentes ao ser humano e independente da sua raça, religião ou cultura. O I Ching faz com que entremos em contato com esta "semente".

(19:12:46) mur fala para Elisabete Cavalcante: o jogo do I ching no computador é válido? pq?

(19:14:29) Elisabete Cavalcante: mur: Sim. Quando desenvolvemos o I Ching pelo computador o processo de interpretação é o mesmo: a jogada da moeda e sua relação com a teoria para entender o que as moedas estão dizendo. O mais importante é a preocupação de querermos nos encontrar com o "eu interior".

(19:14:35) Lili fala para Elisabete Cavalcante: O I Ching quando nos dá a resposta vem através de mentores ou orientadores espirituais?

(19:16:11) Elisabete Cavalcante: Lili: O I Ching não está ligado a nenhuma religião ou líder. A resposta vem por meio do contato com a harmonia do cosmos.

(19:16:15) VIVIANE fala para Elisabete Cavalcante: A CONFIRMAÇAO SE DA APOS A SEXTA JOGADA?

(19:17:40) gilmar pergunta para Elisabete Cavalcante: o i ching é uma pratica milenar, como fazer para tirar melhor proveito desta arte milernar?

(19:17:41) Elisabete Cavalcante: VIVIANE: Sim, a resposta final vem depois da sexta jogada. Só depois de seis jogadas, posso definir o desenho final do hexagrama. Depois disso posso consultar a teoria do I Ching e chagar à resposta com mais precisão.

(19:19:15) Adriana de Barros/UOL: sai da sala...

(19:19:51) Elisabete Cavalcante: gilmar: O importante é ter em mente que a resposta do I Ching está relacionada ao bem estar e harmonia das pessoas. Tenha em mente que as orientações deste oráculo prezam pela decisões certas, sempre zelando pelo nosso sucesso e paz.

(19:21:26) Adriana fala para Elisabete Cavalcante: existe algum ritual antes de jogar as moedas de I Ching

(19:25:31) Elisabete Cavalcante: Adriana: Historicamente, o I Ching era jogado com varetas, retiradas de árvores sagradas para os chineses... Acendia-se um incenso. Mas estes rituais se perderam com o tempo. Eu, pelo menos, tento preservar alguns detalhes das tradições, como o incenso.

(19:25:37) Paulo fala para Elisabete Cavalcante: A Senhora consulta por varetas ou moedas? Qual o melhor resultado?

(19:28:38) Elisabete Cavalcante: Paulo: Com moedas ou varetas, o resultado é o mesmo. Hoje, o método de leitura através das varetas é muito em demorado, e pouco se usa. As moedas também surgiram na China, justamente para deixar a leitura do oráculo mais dinâmica. Eu mesma uso as moedas

(19:28:40) mariazinha... fala para Elisabete Cavalcante: assim como você Elisabete e tantos outros que tem o dom da leitura do I Ching...para qual a finalidade? o que poderia ajudar nas decisões da pessoa? e se é um dom..porque tantos cobram para ler?

(19:31:47) lua pergunta para Elisabete Cavalcante: Também gostaria de saber como não errar na interpretação do I Ching, já que na maioria das vezes ele nos é tão subjetivo?

(19:32:04) Elisabete Cavalcante: mariazinha: Consultar o I Ching não é um dom, basta saber interpretar o oráculo e como as moedas devem ser lidas. Respondendo sua pergunta, a finalidade do I Ching é orientar a boa decisão, com sabedoria e tranqüilidade. Quero lembrar que o I Ching é baseado nas leis que regem o Universo e está diretamente ligada à nossa origem divina. Continuando, muitas pessoa se especializaram na leitura do I Ching, e para isso cobram a consulta, são para ajudar muitos na interpretação dos dados do oráculo.

(19:33:29) Elisabete Cavalcante: lua: Na verdade, interpretar o texto do I Ching deve ser feito com o coração, e não 100% racionalmente. Use a intuição, leia com seus sentimentos... Saiba que o entendimento do I Ching é bastante intuitivo e tentar entender com o coração.

(19:34:14) mur fala para Elisabete Cavalcante: e quanto a interpretação, repito a minha pergunta. vc falou em sabedoria pessoal, como avaliar isso pessoalmente quando obtenho uma resposta?

(19:35:11) Sínthia fala para Elisabete Cavalcante: Eu nunca consegui uma resposta satisfatória em consulta ao I Ching. Qual é a probabilidade de erro neste tipo de jogo adivinhatório?

(19:39:18) Elisabete Cavalcante: mur: Essa questão de não entender, de cara, os dizeres do oráculo é muito comum. Porém, o I Ching é um oráculo que não erra e sempre trará a melhor orientação para você. Muitas vezes, as pessoas não sabem ler as respostas do I Ching com o coração, com o sentimento, e por isso é tão difícil para aqueles que não estão íntimos com o jogo.

(19:40:06) FERNANDO ORTIZ pergunta para Elisabete Cavalcante: MEU IRMÃO UTILIZAVA MUITO O ORÁCULO. DEPOIS QUE ELE FALECEU, FIQUEI COM O ORÁCULO PARA MIM. EXISTE ALGUMA LIMPEZA DE ENERGIA A SER FEITA OU POSSO USÁ--LO NATURALMENTE?

(19:42:07) Elisabete Cavalcante: Sínthia: O oráculo não erra. Quando a resposta não é satisfatória significa que não foi bem interpretada. Muitos consideram "erradas" as respostas do I Ching por não estarem ouvindo as respostas que desejam.

(19:43:11) NANDA fala para Elisabete Cavalcante: Existe curso para aprender I Ching? Tenho um livro e acho muito complicado, ao contrario do tarô.

(19:43:27) Elisabete Cavalcante: FERNANDO ORTIZ: Você pode passar o livro e as moedas num incenso - para purificação. Prefira os aromas: alecrim, cravo, arruda...

(19:44:52) Elisabete Cavalcante: NANDA: O curso de I Ching é bem longo. Não existe um curso rápido. Procure ler bastante, de autores diferentes e leia as orientações quantas vezes forem necessárias. O I Ching é um oráculo bastante complexo e depende de muitos anos de aprendizado.

(19:45:45) Renan pergunta para Elisabete Cavalcante: Minha mãe , que ultiliza o I-Ching , disse que não se pode abusar do uso da técnica , por que ?

(19:48:35) lua pergunta para Elisabete Cavalcante: Como começou a estudar o I Ching?

(19:49:12) Elisabete Cavalcante: Renan: Quando você faz perguntas fúteis, ou repete muitas vezes a mesma pergunta para obter respostas diferentes, fatalmente você verá o haxagrama insensatez juvenil - ou seja - você não está encarando o oráculo com a maturidade necessária.

(19:49:44) Marcelo fala para Elisabete Cavalcante: O "resultado" do I Ching tem que ser lido de baixo para cima ou de cima para baixo ?

(19:50:47) Elisabete Cavalcante: lua: Foi num período em que entrei em contato com muitos oráculos esotéricos, como tarô e astrologia. O professor que me ensinou astrologia, me mostrou o I Ching e me interessei bastante. Isso foi há 12 anos, e estou estudando o I Ching desde então...

(19:51:40) Elisabete Cavalcante: Marcelo: O Hexagrama formado deve ser lido de baixo para cima. Isso depois da sexta jogada.

(19:52:18) Bruno Bethonico fala para Elisabete Cavalcante: Como o I Ching é usado dentro do Feng Shui, uma vez que ele utiliza-se do pensamento do I Ching e do Yin Yang? O Feng Shui é mais "exato"e o I Ching seria mais "humano"? Meu pai, enxinava I- ching, feng shui, shiatsu e acupuntura. Realmente, são cursos longos, e são ligados um ao outro. O I ching seria a "base" para eles?

(19:54:12) andreia fala para Elisabete Cavalcante: olá elisabete tudo bem??? gostaria de saber se é a energia de u do consulente que determina os resultados de uma consulta com I ching?

(19:55:22) Elisabete Cavalcante: Bruno Bethonico: A base de todas estas ciências é a teoria do Yin Yang. Para a cultura chinesa, tudo no universo se baseia, se orienta, se equilibra a partir da junção destas duas energias: do masculino / feminino; doador / receptivo, e assim por diante. A ligação entre o Feng Shui e o I Ching é essa harmonização entre estas duas energias.

(19:56:20) Elisabete Cavalcante: andreia: Exatamente isso. É a enrgia do inconsciente que guia a formação do hexegrama, e com isso a resposta da nossa pergunta.

(19:56:21) fer fala para Elisabete Cavalcante: O Iching tem toda uma preparação para ser lido, vce deve estar com as costas viradas para a parede, deve estar concentrado e etc, vce nnao acha que disponibilizar um jogo na internet tira todo esse cuidado e importancia do I Ching?

(19:57:37) Elisabete Cavalcante: fer: Na verdade, a preparação e a postura está ligada ao conceito do I Ching: estar conectado com sua energia íntima. Mais que a portura física, é importante a postura interior.

(19:58:31) Otelo fala para Elisabete Cavalcante: a sra. ve conexões entre o i ching e o budismo ou induismo ?

(20:01:50) Elisabete Cavalcante: Otelo: O I Ching está ligado ao conceito da nossa origem divina, do poder do nosso inconsciente. No budismo, está conexão com o inconsciente está ligada com a meditação, por exemplo. A idéia primária do I Ching é que tudo no mundo muda, que as energias são variáveis e mutáveis. Este conceito também é aplicada pelo Budismo, mas isso não significa que o I Ching está diretamente ligado ao Budismo, ou qualquer outra religião.

(20:03:50) Elisabete Cavalcante: Aproveito para deixar o nome de um livro para aqueles que quiserem conhecer mais sobre o I Ching: I Ching, de Richard Wilhelm. A obra mais completa sobre o assunto. Quero agradecer a participação de todos que estiveram no Bate-papo.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa