Menu

Ciclo da Evolução - Amigo

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 20/07/2006 14:59:21


Ciclo da Evolução - Amigo

Existem pessoas que são uma mistura de realidade e sonho. Um sonho pelo qual a gente dormiria, dormiria, quem sabe, uma vida inteira. O sonho que certamente se confunde com a realidade. E uma realidade que jamais pensaríamos, admitiríamos até, que se tornaria saudades.
Existem pessoas que são semelhantes a estrelas, luzes que enfeitam e iluminam os nossos caminhos e as noites escuras de nossas vidas. Existem pessoas que são verdadeiras plantas, flores e rosas. Belezas discretas que alegram o nosso caminho.
Existem pessoas que são verdadeiros guerreiros de alma branca. Lutam a vida toda para o crescimento dos que lhe rodeiam e também daqueles que cruzam o seu caminho. Existem pessoas que vieram para transformar, construir, liderar e enobrecer.
Existem pessoas que simplesmente são pessoas. Humildes, simples e que desconhecem o medo. Não importando o tamanho do problema. Eles, os problemas, todos, se anulam frente à garra, ao conhecimento e espírito de luta, Existem pessoas que, por si só, em seus exemplos, nas suas atitudes, conseguem expressar e definir lealdade.
Existem pessoas que brilham tanto que gostaríamos de tê-las em nossos dedos. Raríssimos anéis de brilhante. Seres inconfundivelmente raros de LUZ ofuscantemente nobre e própria.

Você, Gabriel Bogoni, foi assim e tudo isso.
Mas, com o tempo, as flores murcham, os guerreiros adoecem, partem e só resta a saudade e o reconhecimento das realizações do herói. Vem igualmente o destino e nos acorda violentamente de nosso sonho.
A dura realidade se apresenta nua, em nossa frente. Incrédulos, olhamos, e sentimos um aperto na alma e não adianta resistir. O universo mudou as perguntas. Não resolve conhecer as respostas anteriores. Agora é uma nova experiência, nova vida, novos valores.
Foi assim... a noite toda, ao lado de seu corpo, frio, inerte e sem vida. Os sentimentos brotavam numa velocidade enorme e por mais que eu tentasse apagar, eles eram mais fortes, afinal, fizeram parte de nossas vidas. Como negar, esquecer, se os melhores momentos, os mais dinâmicos, os mais desafiadores, os mais alegres, os mais travessos, realizamos juntos...
Não havia uma fogueira, como habitualmente tínhamos nos acampamentos. Não resolveria te dar o meu casaco, te agasalhar para te aquecer. Não adiantaria tomar vinho tinto para “esquentar o pé”. Era de vida que você precisava e ela já não existia em seu corpo. Sem este calor tudo fica frio...
Confesso, compadre, foi a pior noite que passei ao seu lado. Eu falava e você não respondia. Eu caminhava e você não me acompanhava. Eu chorava, como agora que escrevo este texto e você não vinha perguntar o que eu tinha, onde doía... qual era o meu mal...
Assim, analisando a vida que dividimos, conclui, para minha tristeza maior, que setenta por cento dos momentos alegres da minha vida, você estava comigo, mas, por outro lado, nos momentos em que eu precisava de um ombro, em cem por cento dos casos, você estava comigo. Portanto, quando eu mais precisava de um amigo era você que eu tinha.
Sabe, compadre, eu já sabia que você era meu amigo, eu já entendia que você era único, eu tinha absoluta consciência do quanto você representava. Mas, surpreendentemente, agora sei mais. No meio de tantas e incontáveis alegrias que você me proporcionou, sou obrigado a confessar que você também causou uma das maiores dores. Foi muito ruim não poder te dar o que eu queria... VIDA. Foi terrível ser seu companheiro na última noite... Sem calor, sem fogo e sem vida.
Não consegui ver seu corpo ser fechado dentro de um caixão. Fui embora antes disso, me consumindo em minha dor, em minhas saudades. Afinal, quem, de sã consciência, desviaria um rio que desagua na praia, num calor insuportável, só porque o tempo não nos permitia ir pescar. Só nos dois não é? Nunca fomos de ficar parados...

O verdadeiro amigo é aquele que fica quando todos os demais foram embora. O verdadeiro amigo é aquele que, não importando a situação e as dificuldades, luta ao nosso lado. Você me mostrou isso em vida. Quando todos foram, você ficou...
Sei que fui covarde. Esta colocação de estar junto, custe o que custar, serve, para mim, não em um funeral, em um velório. Já decretei. Quando eu partir não quero isso. Desejo ser cremado imediatamente e que alguém jogue minhas cinzas no mar. Aqui no Sul da Ilha de Santa Catarina
E eu fico agora, entre lágrimas e meu computador, lembrando das nossas incansáveis aventuras. Pescarias, caçadas, acampamentos, noivado de nossos filhos, nascimento de nosso neto e viagens por este mundo afora. Preciso agradecer ao Universo por ter permitido dividir contigo muitos dias, meses e anos desta existência. Você tornou tudo mais alegre, sábio e suportável.
Você sabe, onde V. estiver, que nada será como antes. Terei que aprender a levar o que sobra desta vida sem você, sem meu grande camarada. Tudo vai ficar mais difícil, mais complicado. Os acampamentos, as barracas, o Motor Home, as viagens e principalmente as pescarias... terei que reaprender a ter prazer, sabendo que nunca mais as repetirei com você. Claro que existem outros seres humanos e outras situações, mas nós sabemos que as nossas sempre eram especiais.
Terei que ir buscar na memória os exemplos, as palavras e as suas atitudes, se quiser te ter presente em meu futuro. Você partiu cedo demais, eu acho. Meu egoísmo não me permite, agora, aceitar que você cumpriu a sua missão. Minha saudade me impede de ter serenidade e reconhecer que estamos neste planeta de passagem. Que a verdadeira vida é a eterna, mas do outro lado.A nossa Videira, com você eu admito dividir, não será mais a mesma. Vai faltar alguém para cuidar dela. Nesta hora em que o nosso país é carente de políticos íntegros e de caráter... Você parte. No outro lado está cheio de gente boa, mas, aqui, estamos dividindo nosso País, nosso Estado, nossas cidades com corruptos, cegos, ladrões, e incompetentes. Sinceramente, para mim, você poderia ter ficado mais um pouco. Na sua idade, aos 59 anos, não é tempo para “se aposentar”. Neste momento não conforta dizer que você deixou os valores perenes. Não os quero, quero você.
Em cada brinde, em cada peixe fisgado, em cada beijo e abraço ao nosso neto Gabriel, terei certamente você presente. Minha memória faz questão de manter sua imagem viva, ao meu lado como exemplo de amigo, irmão e avô de meu neto (como sempre gostávamos de brincar, afinal você tinha mais cara de avô do que eu...).
Está sendo incrivelmente difícil aceitar a sua partida. Por mais espiritualizado que eu queira ser neste momento, a dor da dura realidade é enorme. Seria um hipócrita se negasse... Quando paro, me sinto só e as lágrimas me fazem companhia; não resolve ser consciente. Sei que isso vai passar, mas agora dói.
Sabe de uma coisa, compadre? Tenho a feliz sensação de que não deixamos de realizar nada. É só egoísmo mesmo. É estar acostumado que, não importando hora e situação... você estaria ali, pronto ao meu chamado ou simplesmente à minha necessidade. É, isso não tem valor, mas eu já sabia, antes de te perder. Uma pena que poucas pessoas saibam reconhecer esta situação, ou mesmo já tenham experimentado o real valor de um amigo. Neste ponto eu fui privilegiado. Era Amigo de Gabriel Bogoni. Meu compadre, irmão, pai e fiel camarada.
Vai preparando o caniço, o vinho e o local do acampamento aí em cima... Um dia chego. E aí diremos juntos, erguendo a taça: VIVA O BISPO DE LAGES, SACRAMENTA!!!

Saudade Eterna
Do irmão


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa