Menu

Criando a Mudança

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2005 13:42:51


Nós, seres humanos, não atraímos o que queremos, mas o que está em sintonia com o que somos. Dessa forma, somos algemados por nós mesmos, e não pelos acontecimentos exteriores.
Ficamos ansiosos por mudar as circunstâncias externas, mas não pensamos em nos aperfeiçoar. Por isso, os acontecimentos exteriores ficam amarrados.
... Assim, se sabiamente soubermos modificar nossa maneira de pensar, sentir e agir, com certeza nossa vida irá mudar para melhor.
Paulo A. S. Raful / Lauro A. S. Raful*


A declaração acima reflete com grande exatidão o motivo pelo qual nos perdemos constantemente, vítimas de nossa própria confusão interior. Como nossas emoções e desejos são, em sua maioria, direcionados pelo ego, estamos quase sempre inconscientes daquilo que realmente nos faria felizes e nos traria serenidade e equilíbrio. Por isso acabamos atraindo tantas dificuldades e problemas para nossa vida.

Por mais que tentemos nos colocar no papel de vítimas do destino, sempre haverá algo que poderemos fazer para alcançar uma vida mais harmoniosa. Mas para isso é necessário sair desse círculo vicioso de acomodação e infelicidade em que nos colocamos.

Muitas vezes os acontecimentos nos surpreendem, e é natural que seja assim, visto que a essência da vida é constituída de um movimento incessante, onde nada dura para sempre e estamos sempre vivendo entre finais e recomeços.

O problema é que tentamos o tempo todo subverter essa lei natural e cristalizar os momentos agradáveis em que vemos satisfeitos nossos desejos, de modo a permanecer para sempre em tal situação. Quase sempre nos esquecemos de que a roda da vida nunca deixa de girar e enfrentar o novo, o inesperado e as mudanças, constitui uma parte fundamental do aprendizado para o qual viemos a este planeta.

Sem a lembrança permanente de que somos espíritos imortais provisoriamente encarnados num corpo físico, continuaremos escravos de nossa própria ilusão, enredados o tempo todo por nossos desejos e fantasias, esquecendo-nos de que criar uma nova realidade é algo que deve ser iniciado dentro de nós, para só então ser materializado no mundo exterior.

A mudança deve ser profunda, e torna-se necessário repensar, a cada dia, de que forma vamos reagir aos acontecimentos que surgirem, de modo a parar de atrair sempre os mesmos sofrimentos. Pensar, sentir e agir de um modo novo deve ser praticado diariamente, pois só assim conseguiremos viver a vida em sintonia com as necessidades de nossa alma.

*Paulo e Lauro Raful dirigem o Grupo Gurdjieff, em São Paulo, destinado ao estudo e divulgação dos ensinamentos do mestre Gurdjieff.De ascendência grega e armênia, Gurdjieff nasceu em Alexandropol, perto da fronteira da Rússia com a Turquia. Desde o começo distinguiu-se dos outros meninos na escola por seu questionamento insaciável. Procurou orientação de pessoas mais velhas entre as inúmeras seitas da região. Leu vorazmente e, em tenra idade, deixou seu lar em busca de homens mais sábios ou irmandades que pudessem possuir chaves para o conhecimento que tinha se tornado uma necessidade para sua vida. Que tenha recebido instruções de mestres espirituais do Oriente não pode haver dúvida. Durante vinte anos, até 1909, Gurdjieff esteve buscando e viajando, preparando-se adequadamente, dirigido e influenciado pelo que ele chama o Círculo Interior da Humanidade, os portadores do conhecimento que buscava. Durante esse tempo tomou consciência da tarefa que foi chamado a assumir: chamar a humanidade para um conhecimento do significado da vida sobre a Terra.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa