Menu

Cultivando a Positividade

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 07/04/2003 12:14:40


Manter a tranqüilidade e o astral elevado em dias tão conturbados não é tarefa fácil. Porém, se olharmos os acontecimentos atuais do planeta sob o prisma da espiritualidade e do carma coletivo, veremos que estes fatos foram previstos há muito tempo e fazem parte do processo de ascensão da Terra para a quarta e quinta dimensões.

Por isto, ao invés de nos deixarmos contaminar pelo medo, o pânico e a desesperança, olhemos para este momento como uma oportunidade para repensarmos nossas vidas e os valores que têm nos direcionado.

Tomemos de uma vez por todas a decisão de encarar de frente a realidade inexorável da impermanência da vida material. Isto não significa abandonar nossos prazeres e alegrias e nos recolhermos para pensar na morte durante todo o dia. Ao invés de paz esta atitude nos levaria à desistência da vida.

Ao contrário do que muitos imaginam, pensar na morte e encará-la como algo inevitável pode ser um excelente estímulo para que aproveitemos e valorizemos cada momento de paz, bem-estar e segurança que a vida nos reserve.

Aproveitar ao máximo nosso corpo físico, nossa inteligência e sensibilidade, é a atitude mais sábia que podemos ter diante da vida. As dificuldades são parte inseparável deste caminho e enfrentá-las pode tornar-se um excelente exercício para provarmos a nós mesmos o quanto possuímos de força interior e capacidade de luta.

Mesmo para aqueles que se encontram doentes ou impossibilitados de mover-se, o exercício diário de conexão com o Eu Divino pode ser uma forma poderosa de alívio para o sofrimento.

Busquemos no mundo espiritual e no contato com nossa sabedoria interior, a força para enfrentarmos os desafios da vida. Esta atitude ajudará e muito para que cada um, individualmente, contribua para elevar a energia do planeta e combater a negatividade que tenta imperar a qualquer custo.

Fortaleça diariamente sua crença na vitória da Luz e sempre que suas forças parecem faltar, conecte-se com Jesus, Buda, Maria, os Anjos ou qualquer outro Ser de Luz com o qual se identifique, e peça ajuda.

O importante é manter-se firme no propósito de vencer a negatividade e a falta de fé. Acredite em sua capacidade de alcançar a paz, a despeito de todo o mal que nos rodeia e tenha a certeza de que conseguirá alcançá-la.

Vencer os bloqueios emocionais que nos impedem de encontrar a Fonte de Sabedoria Divina em nós, exige disciplina e grande força de vontade.

O mestre indiano Osho, nos fornece, em uma de suas obras*, valiosas explicações sobre as diferentes maneiras de nos tornamos meditativos. Eis uma delas:

“Meditação é inteligência:
Olhe bem penetrantemente dentro de sua mente - e veja quais são as suas motivações. Quando você fizer alguma coisa, descubra imediatamente a motivação, porque se você perder a motivação, a mente vai continuar enganando você, e vai continuar dizendo que uma outra coisa foi a motivação.

Por exemplo: você chega em casa com raiva e bate em seu filho. A mente dirá: é para o bem dele, para fazê-lo se comportar. Isso é uma racionalização. Vá mais fundo. Você estava com raiva e queria ter alguém contra quem pudesse se enraivecer.

Você não poderia se enraivecer com o seu chefe no escritório, ele é forte demais para você fazer isso. E é arriscado e financeiramente perigoso. Não, você precisava de alguém desamparado. Ora, essa criança é perfeitamente desamparada: ela depende de você, ela não pode reagir, não pode fazer nada, ela não pode lhe pagar na mesma moeda. Você não poderia encontrar uma vítima mais perfeita. Veja, você está zangado com a criança? Se estiver, então, a mente o está enganando.

A mente vai enganando-o durante vinte e quatro horas por dia e você coopera com ela. Então no final, você se sente infeliz, chega ao inferno. Procure, a cada momento, pela motivação certa. Se você puder descobrir a motivação certa, a mente irá ficando cada vez mais e mais incapaz de enganá-lo. E quanto mais você se afastar da ilusão, mais você será capaz de ir além da mente, mais você se tornará um mestre.

Procure, fique atento à motivação inconsciente. A mente continua a enganá-lo, a dirigi-lo, porque você não é capaz de descobrir as verdadeiras motivações. Uma vez que a pessoa é capaz de descobrir as verdadeiras motivações, a meditação está muito próxima porque, então, a mente não mais tem uma garra sobre ela.
...Observe, sempre que a mente diz algo, veja que ela está novamente colocando você numa rotina. Tente fazer algo novo e a mente terá menor domínio sobre você.

As pessoas que são de algum modo criativas são sempre facilmente transformadas em meditadores e as pessoas que são não-criativas em suas vidas, são as mais difíceis. Se você vive uma vida repetitiva, a mente tem muito controle sobre você – você não pode afastar-se dela, fica com medo.

Faça algo novo todos os dias. Não dê ouvidos à velha rotina. Na verdade, se a mente diz algo, retruque: Nós sempre fizemos isso. Vamos fazer outra coisa.
Até mesmo pequenas mudanças no modo como você tem se comportado com sua esposa – mudanças bem pequenas, no jeito como você sempre caminha – mudanças bem pequenas no jeito como você fala, mudanças bem pequenas.

E você descobrirá que a mente está perdendo as suas garras sobre você, você está se tornando um pouco mais livre”.

*Trecho extraído do livro “O que é meditação?”.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa