Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Decisão

por Elisabeth Cavalcante
Decisão
Publicado dia 05/08/2020 00:01:40 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

No caminho do autoconhecimento, uma qualidade se torna essencial: a decisão. Ser decidido significa abandonar totalmente a hesitação e não se deixar influenciar pelas tentativas constantes da mente de nos fazer desistir da jornada.

E os argumentos serão muitos, desde aqueles que tentam nos fazer duvidar dos mestres, até os que buscam nos desviar para prazeres imediatos e supérfluos.

Se não estivermos firmemente focados no objetivo de mergulhar profundamente em nosso próprio interior, certamente nos deixaremos seduzir facilmente por estes chamados.
Afinal, seguir o desconhecido, sem nenhuma garantia acerca do que encontraremos no final, é um desafio que exige determinação e coragem.

O divino, este aspecto misterioso de nosso ser é, ao mesmo tempo, nossa natureza essencial. Por mais paradoxal que pareça, buscamos afinal o que já possuímos, devendo para isto deixar de lado o que não nos pertence.

O ego, -nosso falso eu-, é desde sempre um conhecido, com ele desenvolvemos intimidade e por essa razão, passamos a dar-lhe total crédito, mesmo quando ele nos faz acreditar em falsos paradigmas.

Somente a persistência e uma confiança absoluta no processo, pode nos levar finalmente a experimentar um novo patamar de consciência, onde as dúvidas vão aos poucos dando lugar a um novo estado de ser, onde o sentimento de que a existência é sempre perfeita, do modo como se apresenta, tornam-se naturais.

"Osho, quero me tornar um sannyasin, mas fui ensinado desde minha infância a tomar cada passo com muito cuidado. E por causa disso, eu tenho estado hesitando longamente. O que devo fazer?"

Osho:
Se você segue em hesitação, você vai perder tudo que é belo. Porque o bonito vem apenas em raros momentos. Se você não está pronto o suficiente para saltar para ele quando o momento estiver lá, você vai continuar perdendo.

Um homem que continuamente hesita continua perdendo - porque quando chega o momento, ele está hesitando. Quando o momento se foi, ele pode até mesmo decidir, mas agora a oportunidade não está mais lá. Então, ele tem que esperar pela oportunidade...

...A vida pertence a quem é corajoso. E eu não estou dizendo que não tenha cuidado - mas para mim, cuidado tem um significado totalmente diferente do que ele tem para você. Cuidado, para mim, significa alerta, consciência. Cuidado não significa esperteza, não significa cálculo.

...Eu não estou dizendo, 'Seja cego e faça qualquer coisa. "Mantenha os olhos abertos. Mas apenas mantendo os olhos abertos e sentado em silêncio e nunca assumindo um risco, você não está indo a lugar nenhum. Você vai simplesmente morrer ali.

Você não está vivendo, você está vegetando. Mexa-se! A vida é movimento, a vida é rio. Se o rio hesita, ele vai se tornar uma lagoa. E um lago é uma coisa morta... E, mais cedo ou mais tarde, a lagoa torna-se seca, a água irá evaporar-se.

O rio corre e chega ao oceano, entra no infinito. E o rio não tem nenhum mapa e nem guias, e não sabe realmente onde ele está indo... O oceano está muito longe - nem mesmo o barulho do mar pode ser ouvido.

Mas o rio vai, pouco a pouco se movendo, muda-se para o desconhecido, continua tateando para o desconhecido... e um dia chega ao oceano. Todos os rios chegam...

Se você quer chegar, seja como um rio. A pessoa tem que estar ciente do que é direito - mas cuidado em excesso pode ser um obstáculo. Ele não vai permitir que você tenha o desconhecido em sua vida. O conhecido nunca é suficiente - apenas o desconhecido satisfaz. Somente quando você se move para o desconhecido você é fresco e jovem.

...Mas se você está infeliz e miserável do jeito que é, então, seja um pouco corajoso. Dê alguns passos para além do limite em que viveu até agora. Felicidade acontece às pessoas que estão mais vivas. Às vezes, muito cálculo, como de uma mente de negócios, cria problemas desnecessários... Portanto, o seu cálculo pode prejudicar você e pode prejudicar os outros também... seja um pouco mais corajoso.

...Hesitação é um velho hábito. Por causa de sua hesitação, eu posso dizer que você deve ter perdido muitas oportunidades também na vida - porque a oportunidade vem, e ela se vai. Ela não espera, ela não se preocupa com você. Ela vem, e em um momento ela se foi. E ela está lá apenas por um momento - a janela se abre por um momento e, então, ela está fechada e pode permanecer fechada para sempre... nunca se sabe.

Assim, quando a janela estiver aberta, dê um salto - vá para o desconhecido. Você não vai perder nada, porque você não tem nada. Por que você está preocupado com perder alguma coisa? Por que você está hesitando? O que você tem a perder?

É como um homem nu que não vai tomar um banho no rio, porque ele tem medo -onde é que ele vai secar suas roupas? E ele não tem roupa, ele é um homem nu, mas ele não vai tomar o banho, porque então ele irá criar complexidades desnecessárias - onde é que ele vai secar suas roupas?
Veja o que você tem de ter medo de? O que você tem a perder?
Apenas suas misérias!"

OSHO - Zen: O Caminho da Paradox

Nos dias 14 e 15 de dezembro, estarei no Rio de Janeiro realizando atendimentos de tarô, astrologia e terapia floral. Mais informações, escrevam para o meu e-mail.



estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Mensagem Para A+Cor+Dar
artigo Desacelerar
artigo Será que a mãe ou o parceiro abusivo sabe o que está fazendo?
artigo A estrela e a canção: Presentes de Brahman





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa