Menu

Ensinamentos para construir o amor com novas atitudes

por Conceição Trucom em Espiritualidade
Atualizado em 03/03/2003 18:40:35


Muitas vezes nos vemos repetindo os mesmos modelos negativos de conduta. Nos sentimos atraídas por pessoas que nos deixam infelizes, vivemos insatisfeitas com o emprego ou trabalho, com o nosso corpo, insistimos em pensar de maneira improdutiva, criando pessimismo e negatividade.
Queremos mudar, mas não sabemos o que ou como fazer.

Às vezes dizemos para nós mesmas que simplesmente não tivemos sorte. Chegamos até a culpar os outros ou a vida em si pela nossa infelicidade ou fracassos.
Sofrendo, nós desejamos saber:
"Por que isto está acontecendo comigo?"
"O que devo aprender com tudo isso"?
Na realidade, essas são excelentes perguntas.

Não podemos mudar o que já aconteceu, mas temos o poder para decidir sobre como perpetuar os efeitos dessas "coisas" que atraímos para a nossa vida, através das nossas atitudes.
É totalmente possível acabar com os nossos hábitos negativos.
O primeiro passo consiste em admitir que o hábito existe.
Depois podemos examinar quais foram as circunstâncias da vida que nos levaram (levam) a atrair essas situações "nocivas".

No decorrer desse processo, vamos aprendendo a assumir a responsabilidade pela direção que damos à nossa vida. Por piores que sejam as tendências que nos marcam desde o nascimento, não temos a obrigação de ser afetadas por elas a vida inteira. Somos dotadas de livre-arbítrio e podemos interceder em nosso destino, se necessário for, para o transformar e mudar.
Um antigo poema em sânscrito diz: "O ontem não passa de um sonho e o amanhã não passa de uma visão; mas o hoje bem vivido faz do ontem um sonho de felicidade e do amanhã uma visão de esperança".

OS PASSOS PARA AS ATITUDES DE SABEDORIA

Quais são as medidas concretas que podemos tomar para produzir mudanças positivas?
É preciso ser determinada, disciplinada, humilde e paciente. Leva tempo para que um modo consciente de conduta se instale no subconsciente e se torne automático.
Compreendendo quais são todas as conseqüências da seguinte seqüência de etapas, você pode aprender sozinha a exercer construtivamente o seu livre-arbítrio.

ALIMENTAÇÃO

Nosso corpo físico é um templo sagrado, instrumento de manifestação de nosso espírito em processo de evolução aqui na Terra. Tudo o que ingerimos deve ter um respeito e uma consciência de que é através deste corpo em harmonia que iremos manifestar a nossa evolução.
A ignorância é um mal, o caminho da involução, do atraso, da perda de oportunidades.

O esclarecimento e o autoconhecimento são os caminhos que nos levam ao contato verdadeiro com nossa alma, com nosso espírito, com a Criação.
Saber como alimentar-se e desintoxicar-se são atitudes de sabedoria e totalmente espirituais.

A alimentação realizada sob a ótica de uma pessoa esclarecida só traz benefícios, desde físicos até emocionais e psicológicos.
E este esclarecimento deve ser dinâmico, ou seja, jamais encerrar os seus estudos. A ciência da bioquímica é uma criancinha.
E as milenares filosofias orientais trazem ensinamentos de saúde fantásticos, sendo fontes muito preciosas de eterno estudo.

RESPIRAÇÃO

A respiração é o único alimento nutritivo do nosso corpo emocional. E é deste corpo emocional que nascem nossos sentimentos e emoções, que darão origem aos pensamentos.
A respiração, sem a qual não podemos perpetuar nossa presença aqui na Terra, é fundamental para que uma idéia se transforme em realidade.
A respiração profunda e ritmada é sinal de pulmões sadios, que por sua vez captam o PRANA, a força sutil do hábito ou da força vital que é responsável por nossa energia total.


SENTIMENTOS / PENSAMENTOS
A respiração profunda e equilibrada - na qual o ciclo de inspiração - expiração se faz sem esforço - cria um estado de tranqüilidade interior - lucidez - no qual os sentimentos, emoções e pensamentos poderão se desenrolar com clareza e objetividade.

Desta forma, somos capazes de nos concentrar nas questões - desafios = oportunidades fantásticas para aprender e crescer - sem perder de vista o nosso objetivo principal, que é a evolução espiritual.

ATITUDES
Quando somos capazes de sentirmos e pensarmos com clareza sobre um desafio ou situação, saberemos como agir. Discernir entre o que é bom (sábio) e o que é passional ou destrutivo.

HÁBITO
A repetição de atitudes sábias cria um hábito positivo = evolutivo. Embora de início essas ações exijam um esforço consciente, no decorrer do tempo elas irão se incorporando ao nosso estado natural de Ser.

CARÁTER
Os hábitos são o fundamento do caráter. Quando uma série de atitudes saudáveis se torna um hábito inconsciente, percebemos que iniciamos a transformação das antigas atitudes negativas.

CONDUTA
É a conduta que reflete as mudanças que ocorrem no caráter. As outras pessoas perceberão com evidência, que você está mais assertiva, mais sábia e compassiva. Um ser carismático que transborda e atrai sabedoria e energia de compaixão.

CIRCUNSTÂNCIAS
Com uma atitude e conduta mais sábias, as circunstâncias da sua vida irão se transformar. O encontro com mais harmonia na sua realização profissional, com seu corpo, com sua auto-estima, nos relacionamentos interpessoais e finalmente na vida espiritual.

TÉCNICAS DE MUDANÇA CONSTRUTIVA

1. Aprender e praticar a Alimentação Consciente + Alimentação Desintoxicante.
2. Respiração - A maioria das pessoas não respira tão profundamente quanto deveria. Comece a respirar fundo, puxando o ar para a barriga e deixando-o preencher completamente o peito e os pulmões. Ao expirar, siga a mesma técnica da inspiração e solte o ar tão profundamente quanto o inspirou.
3. Massagem energéticas.
4. Meditação - Dizem que orar é conversar com Deus. Meditar é ouvir o nosso Deus interno, nos falando sobre nossas verdades e valores internos. Meditar é integrar-se com a nossa própria luz e reconhecer o que somos e o que viemos realizar.
5. Visualização - Exercícios de visualização nos fazem crescer no sentido do que desejamos e imaginamos. Na meditação iremos reconhecer nossas verdades e valores internos. A partir destas informações saberemos identificar com lucidez e clareza quais são nossos reais desejos e objetivos. Daí em diante, use as imagens, as cores, os cristais, as velas, os aromas, enfim, co-crie o seu futuro, com sabedoria e consciência.CONCLUSÃO

É o espírito que dá origem à mente e ao corpo, e não o contrário. Se você procurar atender às suas necessidades espirituais, estará automaticamente cuidando de todas as outras.
Quando o seu coração se enche da mais perfeita confiança, quando você crê no mais fundo do seu Ser que aquilo que você está contemplando lhe cabe por direito, quando você confia na divina lei da "causa e efeito", algo de mágico se inicia em você.

A sinceridade, a atenção carinhosa, o prazer de "sofrer" para aprender e crescer, a equanimidade e sobretudo a fidelidade, têm todas um papel essencial nos seus relacionamentos interpessoais e para com você mesma.

Depois de conseguir atrair para sua vida tudo o que a você pertence desde o início desta experiência tridimensional, a evolução está indubitavelmente sendo realizada. Você está acontecendo com Deus. Religando-se com Ele.

Babaji, grande santo do Himalaia, disse certa vez: "Banat, Banat, Ban Jai", que significa: "Agindo, agindo, está feito."

É muito animador saber que nós temos o poder de mudar para melhor, melhorando também os nossos relacionamentos com todos e o mundo.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 2


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa