Menu

Escolhendo o novo

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:09


O desconhecido, o inédito e o mistério sempre nos impõem medo. Por mais que o desejemos, quando a oportunidade surge, o ego nos leva a tremer, acreditando que velhas experiências -especialmente as ruins- novamente se repetirão.

Um erro cometido uma vez, diz a mente, certamente vai se tornar o padrão usual da sua vida. Mas, se conseguirmos superar este estágio e ir em frente apesar da mente, poderemos ser brindados, em algum momento, com inacreditáveis surpresas.

É claro que a possibilidade do equívoco sempre estará presente, porém, ao contrário de nossa suposição, ele é um instrumento útil para o nosso aprendizado.

A cada vez que uma escolha se mostrar inadequada, ao invés de nos fecharmos, deveríamos aceitá-la como apenas mais uma etapa em nosso processo evolutivo.

Acreditar que cada nova oportunidade é um presente, e não uma ameaça, fará toda a diferença, seja qual for a área de nossa vida em que o desconhecido se apresente.

Abrir-se incondicionalmente para a possibilidade do risco e deixar que o novo nos surpreenda, muitas vezes favoravelmente, é o único caminho para viver uma vida plena e verdadeira.

Aproveitemos este final simbólico de um ciclo, quando um ano se encerra, para refletir sobre as escolhas que faremos no ano que se inicia. Seguiremos buscando o conforto do conhecido, ainda que ele não nos faça feliz?
Ou, ao contrário, aceitaremos o desafio do novo e abriremos nossas mãos e nosso coração para as chances que a vida nos trouxer de fazer tudo diferente?

"...Lembre-se sempre que quando um novo momento, um novo insight, girar em torno de você, escolha o novo - porque o velho não fez nada por você, então, qual é o motivo de voltar atrás?

Mesmo que o novo se prove errado, então também, escolha o novo. Pelo menos será uma nova aventura: você virá a conhecer algo. Mesmo se você não alcançar a meta, pelo menos você vai ter aprendido alguma coragem para se mover em direção ao desconhecido, para abraçar o desconhecido - que será o seu ganho. Mas nunca escolha o velho. Sempre que houver uma possibilidade do novo, vá para o novo. E vá rápido, porque o velho é muito pesado - ele vai puxar você de volta.

Uma e outra vez eu vejo poucas pessoas apenas sentadas diante de mim, penduradas entre seu passado e seu presente. Lembre-se, o presente é muito pequeno e o passado é muito longo... então, é claro que o seu peso é grande. A menos que você seja muito corajoso, você nunca vai sair dele. É muito confortável e conveniente ficar com o passado, mas o conforto e a conveniência são nada. Crescimento é tudo! Cresça!

Se o crescimento vier através de desconforto, do incômodo - bom. Então, o inconveniente é bom, benéfico, então o desconforto é bom, benéfico. Mas lembre-se sempre de uma coisa: continue a crescer, não se torne uma rotina. Não comece a se mover no mesmo círculo vicioso novamente e novamente e novamente".

Osho - Tao, o caminho sem caminho.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa