auravide auravide

Estabelecendo Objetivos


Nada na vida pode ser realizado sem a determinação inicial de nossos objetivos. Pouco importam os valores que nos foram apregoados na infância por nossos pais ou impostos pela sociedade em nossa vida adulta.

Realizar nossos próprios objetivos requer um empenho sério, mesmo que estes pareçam estranhos ou exóticos para o resto do mundo. O importante é que sejamos inflexíveis no tocante a essa questão e nos afirmemos, pouco importa o que os outros pensem. Só nesta condição é que a realização poderá acontecer e obteremos êxito na vida. Nossos objetivos são únicos e individuais, e refletem o anseio do nosso eu mais profundo.

A verdade é que raros são os indivíduos que, tendo encontrado a felicidade, não tinham a consciência clara de quais eram os seus objetivos na vida. Foi exatamente essa tomada de consciência que lhes deu a força necessária para prosseguir o seu caminho apesar das dificuldades, e adquirir aquilo que lhes trouxe equilíbrio interior, ou seja, um profundo sentimento de realização pessoal.

O fator primordial para que alguém alcance esse objetivo é a conciliação consigo próprio, isto é, a certeza de ter feito uma boa escolha, seja o que for que os parentes e amigos pensem a seu respeito. Nada é mais motivador, nem concede força para reagir às adversidades do que a certeza interior de que você e somente você escolheu o seu caminho.

Infelizmente, a maior parte das pessoas passa a vida sem refletir seriamente sobre essa questão. E raros são os pais que orientam os jovens para que assumam a responsabilidade por suas vidas. A maioria oscila entre a postura de deixar que o filho faça o que bem entender - e viva uma vida sem objetivos - e o autoritarismo de impor-lhe um caminho que tenha a ver com a busca de dinheiro, posição social, status, etc.

A ignorância acerca dos verdadeiros objetivos de vida é geralmente fonte de problemas. Como qualquer outra atividade da vida, essa também exige criatividade, planejamento e organização. É feita em duas etapas: Inicialmente é preciso dedicar-se à exploração sem limites de todos os sonhos possíveis.

Alguns especialistas em psicologia consideram importante tomar nota da data e escrever os objetivos que se tem para aquela semana, aquele mês, aquele ano ou os próximos cinco anos.

Segundo eles, é importante anotar tudo o que passar pela cabeça. Um bom estímulo para tal exercício é imaginar tudo o que se faria, sem qualquer limitação, se só restassem seis meses para viver.

O passo seguinte é fazer uma triagem, por ordem de prioridades e de importância. Todos os objetivos que nos interessam muito devem ser classificados com a letra "A". Os "B" também são importantes, mas em menor grau. Por último, classificamos com a letra "C" aqueles objetivos aos quais podemos renunciar sem nos sentirmos infelizes ou frustrados.

Todos os especialistas em gestão do tempo estão de acordo que estabelecer mais de dez objetivos essenciais na vida é o mesmo que não ter nenhum, pois a dispersão virá com certeza.

Não é fácil realizar esta escolha. Mas, pessoas que de fato alcançam êxito na vida, raramente traçam mais de dois ou três objetivos inicialmente, nos quais concentram todo o esforço.

Embora essencial, a determinação prévia dos objetivos é improdutiva se não for acompanhada de ações. Devemos definir cada finalidade da forma mais rigorosa possível, e buscar sua concretização sem perder nosso foco de vista.

Este deve ser um exercício regular, um propósito a seguir. O ideal é que nos dediquemos a ele pelo menos uma vez no ano, e de preferência no mínimo uma vez por mês.

Não devemos nos esquecer de que estamos sempre evoluindo, por isso, ainda que tenham sido determinados com cuidado, os objetivos do ano anterior podem transformar se, após uma mudança que não levamos em conta à época em que os estabelecemos.

O importante é que estejamos sempre atentos ao que diz o nosso coração. Ele é que nos dirá, a cada momento, do que precisamos e o que podemos fazer para tornar nossos sonhos realidade.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa