Menu

Evitar a dor

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:06


Um dos maiores esforços que o ser humano empreende ao longo da vida, é o de evitar a dor. Mas, como ela forma, com o prazer, a matéria-prima de que é constituída a existência, este é um esforço inútil.

Aceitar o sofrimento como um importante caminho de aprendizado, torna nossa vida mais leve, menos preenchida por sentimentos de revolta e não aceitação. Visto que todos, em algum momento, iremos vivenciá-lo, o mais sensato seria encarar o desafio com a certeza de que ele será, se assim o quisermos, algo passageiro.

Porém, se ao contrário, resistimos e criamos inúmeros artifícios para evitá-lo, estaremos apenas prolongando a angústia, e carregando uma ansiedade permanente.

Quando, por exemplo, a vida nos leva a experimentar algum tipo de perda afetiva, e nossa autoestima é fortemente abalada, renunciamos a um novo relacionamento, pelo medo de que aquela dor se apresente novamente.

A princípio, este parece ser um método seguro, porém, evitar a dor é, em última instância, evitar a vida. Aprisionamos nosso coração em um castelo fortemente protegido, na ilusão de que assim será possível nos protegermos de qualquer novo dano.

No entanto, a permanente e maravilhosa mutação da existência, nos trará certamente novas oportunidades de amar. Passamos, então, a vivenciar uma verdadeira batalha interna, na tentativa de domar algo indomável, como o amor.

Abandonar a dor e abrir-se novamente para o prazer e a alegria é uma escolha que só pode ser feita conscientemente. E no momento em que a realizamos, a nossa realidade se transforma magicamente.

..."O que eu estou ensinando a você é encontrar uma fonte dentro de você com a qual você possa ficar embriagado.

A alegria da vida, a felicidade, o êxtase, pertencem somente àqueles cujo vinho não vem de fora - que é muito efêmero, muito temporal, feito do mesmo material de que são feitos os sonhos. Há um outro vinho que cresce dentro de você. No momento em que você começar a mover-se para dentro, não há necessidade de algo mais para fazer você alheio a toda a miséria que o rodeia. Não há necessidade de qualquer outra droga.

...O meu entendimento é que a menos que o homem encontre uma droga dentro de si mesmo, que eu chamo de êxtase, ele vai em busca de algum tipo de droga como um substituto no mundo exterior. Somente a meditação pode impedir uma pessoa de tomar drogas. Nenhuma lei pode proibi-la. Todas as leis falharam. Elas só criam hipócritas.

Eu não sou contra o êxtase, mas quando eu digo êxtase, eu não quero dizer a droga que está disponível no mercado. Quero dizer, o êxtase com o qual você nasce, que você ainda está carregando dentro de você e ainda não tocou. Apenas um pequeno sabor dele e tudo o mais no exterior imediatamente se torna sem sentido.
Você tem a fonte do êxtase Infinito dentro de você...
Eu tenho estado preocupado sobre o porquê do homem ter permanecido tão interessado em venenos. A razão não está tão distante para se ver, você só precisa de uma clareza. O homem é tão miserável que ele não pode viver conscientemente com essa miséria.

Ele precisa de algumas lacunas, pelo menos, alguns feriados desta miserável angústia, ansiedade, e todos os tipos de torturas. As drogas têm sido uma grande ajuda. Mas não apenas as drogas químicas - Karl Marx está certo quando diz que as religiões do mundo não são nada, mas o ópio do povo.

Essas religiões também provam ser consolações. Elas também têm dado esperança, elas também têm dado um certo futuro e retirado sua consciência do presente e sua miséria. Essa é a função de qualquer droga.

Meu esforço aqui é fazer você deixar cair todo o futuro, toda a esperança, toda a ilusão, e apenas relaxar no momento sabendo perfeitamente que este é o único momento que existe. Tudo o mais é memória ou imaginação.

E aquele que está no presente, imediatamente se afoga em seu próprio bem... de algo que não é venenoso, mas é certamente extático. E depois de ter conhecido a sua própria fonte, não há necessidade de ir a qualquer lugar, a qualquer bar ou a qualquer igreja ou a qualquer templo...

Eu quero deixá-lo sozinho, absolutamente sozinho, de modo que você não possa ter a ajuda de ninguém, então você não pode se apegar a nenhum profeta, de modo que você não pode pensar que Gautama Buda vai salvar você. Deixado sozinho -totalmente sozinho- você é obrigado a encontrar seu centro mais íntimo.

Não há nenhuma maneira, nenhum lugar para ir, nenhum conselheiro, nenhum professor, nenhum mestre. Parece difícil, parece áspero, mas estou fazendo isso porque eu amo você, e as pessoas que não fizeram isso não amaram vocês. Amavam a si mesmas e amavam ter uma grande multidão ao redor de si - quanto maior a multidão, mais eles se sentiam nutridos em seus egos.

É por isso que eu chamei, inclusive a iluminação, de o último jogo. Quanto mais cedo você soltá-lo, melhor. Por que não apenas simplesmente ser? Por que se apressar desnecessariamente aqui e ali? Você é o que a existência quer que você seja. Apenas relaxe."


OSHO - Om Mani Padme Hum.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa