Menu

Expectativa

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 24/03/2006 10:59:38


O cultivo da expectativa é um caminho seguro para a ansiedade, a desilusão e o desequilíbrio. No entanto, fazemos isto o tempo todo, seja com relação ao trabalho, com relação ao amor, com relação aos amigos, com relação à vida.

Ter expectativa é viver o tempo todo no futuro, perdendo a excelente oportunidade de experimentar o presente. Pais costumam ter muitas expectativas sobre os filhos.

Quando colocam sobre eles expectativas exageradas, ou que tenham como objetivo realizar seus próprios sonhos frustrados, os pais podem conduzi-los a um caminho equivocado de realização, sem qualquer ressonância com o anseio de suas almas.

Quando ensejamos um projeto e passamos a cultivar dia e noite uma expectativa quanto ao resultado desejado, entramos num estado de ansiedade que nos tira o sono e pode nos levar a afastar para longe exatamente aquilo que tanto desejamos.

Ao empreendermos tudo aquilo que era possível fazer para que algo acontecesse, devemos liberar nossa mente daquele objetivo e buscar outros interesses e atividades, deixando que a natureza faça a sua parte.

Um pensamento positivo e otimista pode ser útil, mas não a expectativa desesperada que só faz afastar ainda mais o resultado que tanto buscamos.
Apreender a esvaziar a mente de desejos e expectativas é um grande aprendizado e, segundo os mestres taoistas, o caminho mais seguro para o equilíbrio e a serenidade.

Comentários do Osho sobre “O Segredo da Flor Dourada”, obra que tem pelo menos vinte e cinco séculos de idade e está profundamente baseada nos ensinamentos taoístas. É o florescimento da visão taoísta da vida e da existência:

“Tao é crescimento gradual... Não comece a puxar a árvore para cima, para que ela possa crescer mais rápido. Não tenha esse tipo de mente que pede para que tudo seja como café instantâneo. Aprenda a esperar, porque a natureza tem um movimento muito vagaroso. É devido a esse movimento vagaroso que existe graça na natureza. A natureza é muito feminina, ela se movimenta como uma mulher. Ela não corre nem fica apressada. Ela vai muito devagar, uma música silenciosa. Existe grande paciência na natureza e o Tao acredita no caminho da natureza. 'Tao' significa exatamente natureza. Assim o Tao nunca está com pressa; isto tem que ser entendido.

O Tao acredita que tudo acontece quando é necessário; quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece. Quando o discípulo está finalmente pronto, Deus aparece. O seu valor, o seu vazio, a sua receptividade, a sua passividade tornam isto possível; não a sua pressa, não a sua correria, não a sua atitude agressiva. Lembre-se: a verdade não pode ser conquistada. É preciso entregar-se à verdade, é preciso ser conquistado pela verdade.

Para se movimentar no mundo interior, você terá que fracassar muitas vezes, porque você nunca se movimentou ali antes. Toda a sua habilidade e eficiência têm sido nos movimentos externos, na extroversão. Você não sabe como se movimentar internamente. As pessoas escutam as palavras 'movimente-se internamente, vá para dentro', mas isso não faz muito sentido para elas. Tudo o que elas sabem é como ir para fora, é como ir para o outro. Elas não conhecem qualquer caminho de volta para si mesmas. Por causa dos seus velhos hábitos, é muito provável que você fracasse muitas vezes. Não perca as esperanças. A maturidade chega vagarosamente. É certo que ela chega, mas isto leva um tempo.

...tudo depende de suas habilidades, de sua mente, de seu condicionamento, de sua educação, da religião na qual você foi criado, dos livros que tem lido, das pessoas com as quais tem vivido, da vibração que criou dentro de si mesmo. Tudo dependerá de mil e uma coisas, mas é certo que ela chegará. Tudo que se precisa é paciência, trabalho silencioso, trabalho paciente e o centramento acontece e a maturidade chega. Na verdade, a pessoa madura e a pessoa centrada são apenas dois aspectos de um mesmo fenômeno.

...Com a maturidade, o centramento surge. Maturidade e centramento são dois nomes para uma mesma coisa. Mas a primeira coisa a ser lembrada é que ela chega gradualmente. Não compare e não tenha pressa"
OSHO - The Secret of Secrets vol. II - Cap. 1




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa