Menu

Fazer e Esperar

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 05/05/2006 11:43:44


Já debatemos aqui o quanto nossa ansiedade acaba afastando de nós o que desejamos alcançar. Entretanto, a dúvida sobre quando devemos agir e quando esperar está sempre presente, e muitas vezes nos sentimos errados ou excessivamente passivos ao simplesmente deixar que as coisas aconteçam.

Para nos livrarmos de tal dúvida, torna-se necessário refletirmos a respeito para ter a exata consciência daquilo que depende de nossa ação. Por exemplo, se desejamos que uma árvore cresça no jardim, não basta nos sentarmos em frente a ele e mentalizarmos diariamente nosso desejo.

Sem nossa ação de cavar a terra e colocar nela a semente, nada poderá crescer. Entretanto, após esta ação, devemos deixar que a natureza siga seu ritmo e a árvore surgirá no tempo certo. De nada adiantará nos sentarmos ali diariamente desejando que ela cresça rapidamente.

Nossas iniciativas e ações são importantes para criar as condições necessárias ao alcance de alguns objetivos. Porém, jamais devemos perder de vista a necessidade de confiar na existência e deixar que a sabedoria do Universo nos traga, a seu tempo, aquilo de que necessitamos. Sem essa entrega confiante, os resultados podem demorar ou jamais ser alcançados.

“Querido Osho,
Depois que saí de Rajneeshpuran em novembro passado, eu tive a experiência de sentir como se fosse quase impossível encontrar o que fazer. No começo foi um pouco assustador, mas depois eu pude perceber que bastava esperar e muitas coisas bonitas começaram a acontecer comigo, sem que eu tivesse que tomar qualquer iniciativa. É assim que as coisas funcionam quando estamos com você”?


“Esta é a maneira como as coisas acontecem, mas não apenas ao meu redor. Esta é a maneira, em toda a existência.
Você simplesmente espera e tudo acontece no momento certo. Espere e observe. Não caia no sono, porque na espera é muito natural cair no sono. Nada tendo a fazer, é fácil cair no sono. Aí as coisas estarão acontecendo, mas você nem saberá. Por isto, espere e observe.

... Por exemplo, a sua riqueza não irá crescer se você ficar só esperando.

... Existem coisas que continuam acontecendo sem que você faça algo; você tem apenas que esperar. E existem coisas que você tem que fazer para que elas aconteçam. Pouco a pouco, as coisas que acontecem devido ao seu fazer passam a ser mais importantes. Elas são as suas posses materiais, o seu poder, o seu prestígio, os seus palácios, os seus impérios. Elas não irão acontecer se você apenas esperar. Se ficar esperando, você não se tornará um Alexandre, o Grande. As coisas que somente acontecem se você as fizer tornam-se importantes e por isso a humanidade se esquece completamente de todo o conjunto de coisas que acontecem independentemente do seu fazer.

... O amor acontece, você não consegue fazê-lo, embora em todo o mundo as pessoas tenham tentado fazê-lo. E é tão estranho como o mundo ainda não tenha reconhecido este seu completo fracasso.

... Foi somente no século XX que as pessoas começaram a dizer: “A não ser que haja amor, nós não nos casaremos". E isto aconteceu apenas em países mais avançados. Mas o amor é uma questão a respeito da qual você nada pode fazer. Ou ele acontece ou ele não acontece. Ele não está sob o seu controle.

... O amor não é uma paixão nem um desejo. O amor não é sexual. O amor é um sentimento de dois corações batendo num mesmo ritmo. Não é uma questão de belos rostos ou de belos corpos. É alguma coisa muito profunda, uma questão de harmonia.
Se o amor surge da harmonia, somente então nós conheceremos uma vida de sucesso, uma vida de preenchimento na qual o amor continuará se aprofundando porque ele não depende de nada externo, ele depende de algo interior. Ele não depende do nariz nem do tamanho do nariz. Ele depende de um sentimento interno de dois corações batendo num mesmo ritmo.

Esse ritmo pode continuar crescendo, pode alcançar novas profundidades, novos espaços. O sexo pode ser uma parte dele, mas ele não é sexual. O sexo pode acontecer e pode desaparecer nele. Ele é muito maior que o sexo.

Assim, se a pessoa que ama é mais jovem ou mais velha não interessa. Volta e meia, toda mulher pensa nisto; muitas mulheres já perguntaram aos seus amantes, ‘Você continuará me amando quando eu envelhecer?’

... Em todos os seus relacionamentos se você esperar e observar por um momento de harmonia com a existência, você perceberá que estão acontecendo coisas que você nunca seria capaz de fazer.

Muitas flores são possíveis, muitos poemas e canções são possíveis. Muitas estrelas estão nascendo a partir da harmonia, esperando e estando alertas.
Coisas estão acontecendo, mas você necessita estar consciente.

Muitas vezes as coisas estão acontecendo, mas você não está consciente. Você perde aquilo que lhe seria de direito, só porque você está dormindo.

O meu ensinamento é basicamente deixar acontecer. As coisas que só acontecem se forem feitas são mundanas. Eu não sou contra elas, mas elas não são a parte essencial de sua vida. Se você quiser ter uma bela casa, você terá que construí-la; ela não vai acontecer do nada.

... Coisas essenciais, como o amor, alegria, o senso de humor, a paz que chega com a compreensão, a jornada interior para encontrar a si mesmo... Essas são as coisas essenciais que não podem ser feitas, que você precisa aprender a permitir que elas aconteçam.

Assim mantenha uma idéia clara: aquilo que precisa ser feito, deve ser feito; e aquilo que precisa se permitir para que aconteça, deve ser permitido acontecer, nunca interfira nisto.

E lembre-se sempre: o essencial é aquilo que acontece por si mesmo e o não-essencial é aquilo que você faz. O seu fazer não pode ser algo sagrado.

... O que é mais elevado que o homem sempre acontece por si mesmo, está além do seu fazer. Você está sempre no final, recebendo. Você simplesmente precisa estar aberto, receptivo e agradecido à existência.”

OSHO – Beyond Enlightenment- Disc. 11 – pergunta n° 4
Tradução: Sw. Bodhi Champak




CURSO BÁSICO DE TARÔ PARA INICIANTES 20 E 27/05 NO ESPAÇO YKI, EM MOEMA. INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO E-MAIL.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa