Menu

Inteligência

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:34:55


A maior parte de nós aprendeu que inteligência é, principalmente, a capacidade de aprender coisas, de assimilar conhecimentos e dominar plenamente o raciocínio lógico.

Entretanto, existe um outro conceito de inteligência, muito mais amplo e profundo, que consiste na capacidade de responder criativamente a cada circunstância da vida.

Responder criativamente significa não recorrer a qualquer solução pronta e definitiva para cada situação, e sim, sempre buscar dentro de si uma saída única e original, ditada fundamentalmente por sua intuição.

O guia interior, que todos possuímos, e que se manifesta através da chamada voz do coração, é a manifestação da Fonte original, de onde emana tudo o que existe no Universo.

É a ele que devemos recorrer, todas as vezes que a existência nos apresentar um problema, principalmente se este disser respeito à nossa própria vida, evitando, antes de tudo, a precipitação e a ansiedade.

Somente a partir de um estado de verdadeiro relaxamento é que poderemos encontrar dentro de nós a resposta pela qual ansiamos. E isto deve ser feito a cada momento, no agora, sem considerar o passado ou as soluções que foram úteis para outros.

Responder criativamente é libertar-se de condicionamentos e imposições externas, que podem levar a enganos e a impor a nós mesmos verdades inadequadas para a nossa natureza individual.

"Minha religiosidade nada mais é do que a ciência da desprogramação.

Este é um dos maiores dias da vida, quando uma pessoa começa a apreciar o vazio, a solidão, o nada, porque, então, será capaz de viver toda a sua vida meditativamente.

E viver meditativamente para mim significa ser amoroso, ser uma testemunha, estar alerta. Qualquer coisa que você esteja fazendo, faça-a com alegria e totalidade,
faça-a como se fosse a coisa mais importante do mundo neste momento.

Quando você faz qualquer coisa com tamanha intensidade, com tamanho amor, com tamanho respeito, você será transformado por isso. A menos que alguma coisa o transforme, não se trata de meditação.

Mas as religiões têm feito preces em nome da meditação, preces que nada mais são do que reclamações e desejos. Elas não o levarão para o seu ser mais interior ou para um estado superior de consciência - você permanecerá a mesma pessoa.

E em nome da meditação existem centenas de assim-chamados professores que estão explorando as pessoas. Seus ensinamentos são o disciplinar da mente praticando a concentração.

Mas a concentração é um fenômeno natural mental, um fenômeno que fortalece a mente, e meditação, em suma, nada mais é do que a criação de uma distância entre você e sua mente.

A meditação o transformará em um novo ser, um novo homem, uma nova consciência que não conhece nenhum medo, nenhuma seriedade, nenhuma avidez, nenhum ódio - a meditação conhece apenas o que o eleva mais e mais alto.

Então, ninguém é capaz de reprogramar você, ninguém, no mundo inteiro
.
Osho




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa