Menu

Mais prazer e criatividade no trabalho

por Conceição Trucom em Espiritualidade
Atualizado em 12/07/2001 12:49:09


1) Como a meditação pode ajudar o pequeno empresário a encontrar um melhor equilíbrio interior, e, como conseqüência, administrar melhor a empresa e se relacionar com a equipe?

Imagine uma garrafa cheia de areia e água. Agora mantenha esta garrafa sob contínua agitação. O que você consegue enxergar através desta garrafa? Certamente uma lama opaca e turva.

Pois é dessa maneira, que a mente humana funciona a maior parte do tempo, mesmo dormindo.

Processando tantos pensamentos, estímulos e informações, nossa mente apresenta-se continuamente enevoada.

Mas, se interrompermos a agitação da garrafa por alguns minutos, a areia se depositará de maneira harmoniosa no fundo, e a água se tornará límpida e transparente.

De certo modo, a meditação faz o mesmo com a nossa mente. Ao sentar-se numa posição de relaxamento e calma, voltando sua atenção para seu interior e aprofundando o ritmo respiratório, a agitação dos seus pensamentos tende a diminuir gradativamente.

Na medida que sua mente acalma, a capacidade de encontrar soluções aos desafios será mais natural, assim como ter mais “feeling” para administrar os negócios, as emoções e os relacionamentos.

2) Na prática, o que o empresário poderá fazer, caso ainda não tenha o hábito da meditação?

O fundamental é desmistificar a meditação. Termos equivalentes, porém mais receptivos, seriam os exercícios de relaxamento, anti-stress ou de desintoxicação corporal, seguidos de alguns minutos de silêncio.

A meditação não deve ser encarada como um esforço, já que todos temos uma capacidade natural para meditar. Basta encontrarmos a técnica mais adequada àquele objetivo, momento ou espaço.

Simples como uma dança, 5 minutos de gargalhadas, um exercício rápido de centramento ou de mobilização de energias.

3) É certo afirmar que os empresários estão meditando mais nesses tempos pra lá de modernos?

Estes tempos modernos exigem lucidez e rapidez de adequação. Mas o comum dos empresários é gastar 90% do tempo para contornar problemas e 10% para encontrar soluções.

Assim, alguns empresários visionários, cerca de uns 20%, já estão investindo neles e na sua equipe. Junto com a prática da meditação vem a alegria e o prazer de trabalhar, a vitalidade física e mental, o prazer de ser criativo e de visualizar (“Eurekar”) as soluções mais inteligentes.

Uma dinâmica interessante é levar às empresas um curso destas técnicas rápidas de 5, 10, 15 ou até 30 minutos. E, durante este curso, formar pessoas dentro da empresa, dos departamentos, que possam dar continuidade a uma prática diária de grupos de meditação.

Entrevista realizada em julho/2001 para a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa