Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Maturidade

por Elisabeth Cavalcante
Maturidade
Publicado dia 05/02/2009 14:27:45 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Para mim, o principal desafio da vida consiste em alcançar a maturidade. Mas esta é uma qualidade que independe da idade cronológica. Muitos jovens se revelam extremamente maduros em suas atitudes, enquanto alguns adultos continuam agindo de modo adolescente.

O principal atributo da maturidade consiste em assumirmos a responsabilidade por nossas escolhas. Enquanto não atingimos esse estágio, prosseguimos com medo de tomar decisões por receio de fazer uma escolha errada.

Ao invés de aceitar o erro como um importante caminho para o aprendizado e o crescimento interior, a maioria das pessoas tem pavor de cometer enganos, muitas vezes por terem sido educadas de forma rígida e, como conseqüência, terem se tornado crianças e jovens aos quais nunca era permitido errar.

O erro é um método eficaz quando conseguimos aprender com ele e não repetimos as mesmas atitudes equivocadas. Entretanto, desejar obter cem por cento de certeza antes de fazer alguma escolha, nos paralisa e acaba resultando numa vida de estagnação e sofrimento.

Ao cometer um engano, podemos rever nossas decisões, pois a vida não é estática, ela é mudança permanente e nos concede sempre a chance de optar por novos caminhos. Precisamos decidir, acima de tudo, se estamos dispostos a pagar o preço que for necessário pelo que estivermos escolhendo.

A maturidade também consiste em não fazer ao outro aquilo que não queremos para nós. Ter consciência de que cada um de nossos atos, por menor que seja, terá uma conseqüência, é o primeiro passo para evitarmos a armadilha do egoísmo, onde somente nossos desejos encontram espaço.

A partir do momento em que tomarmos decisões conscientes e enfrentarmos, corajosamente, as conseqüências de nossos atos, poderemos enfim celebrar a chegada da maturidade, um momento precioso em que passamos a assumir nossa autenticidade, independente do julgamento alheio.

“EM TODAS AS COISAS SEJA UM MESTRE
DO QUE VOCÊ FAZ E DO QUE VOCÊ DIZ E PENSA.
SEJA LIVRE
.
Liberdade é o supremo objetivo da verdadeira religião - não Deus, não o paraíso, nem mesmo a verdade, mas a liberdade. Isto tem de ser compreendido, porque esta é a mensagem essencial de Gautama, O Buda, para o mundo. A liberdade é o mais alto valor de acordo com ele, o summum bonum - não há nada mais alto que isso. Mas por liberdade ele não quer dizer “liberdade política”, “liberdade social”, “liberdade econômica”. Por “liberdade” ele quer dizer “a liberdade da consciência”.
Nossa consciência está em profunda servidão: nós estamos acorrentados. Dentro está a nossa prisão, não fora. As paredes da prisão não estão do lado de fora de nós: elas existem nos nossos instintos, existem nos nossos desejos, existem na nossa inconsciência.

Liberdade é o objetivo.
Consciência é o método para se alcançar o objetivo”....

OSHO.- The Dhammapada – The Way of The Buddha.




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, elisabnn Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa