Menu

Mitologia Nórdica - Parte 2

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:34:53


Após uma introdução à cosmogonia e lugares da mitologia nórdica na parte 1 de nosso post, vamos conhecer um pouco mais os personagens principais, e como os deuses influenciaram até os dias da semana.

ODIN

Odin (ou Woden) é o deus Todo-Poderoso da mitologia nórdica. Seu nome em norueguês arcaico significa Fúria, Excitação, mas também Poesia e Mente. Odin era o deus da sabedoria; ele atirou um de seus olhos no Poço de Mimir em troca de um gole de sabedoria; ele também se enforcou, pendurando-se na árvore Yggdrasil por 9 dias, apenas para obter o conhecimento do mundo dos mortos (e de lá nos trouxe as Runas), sendo revivido depois por magia. Odin se mantinha informado sobre os acontecimentos de toda a Terra através de seus dois corvos, Hugin (Pensamento) e Munin (Memória). A mitologia de Odin compartilha características com a do deus grego Mercúrio, e do deus celta Lugus. Nas batalhas Odin é quase sempre representado com a sua lança Gungnir na mão, com seu cavalo de oito pernas Sleipnir, com seus dois corvos e dois lobos de cada lado. O símbolo rúnico de Odin é o Valknut, composto por 3 triângulos entrelaçados, que é usado até hoje como escudo do time de futebol da Alemanha.
A quarta-feira possui o nome Wednesday nos países anglo-americanos porque deriva do inglês arcaico Wodnesdæg (Dia de Woden), que por sua vez é baseado no latim "Dia de Mercúrio".
Outro dado interessante sobre Odin é que ele pode ter iniciado o folclore do Papai Noel. Na festa de solstício de inverno (Yule) Odin cavalga os céus no seu cavalo, e as crianças enchem suas botas com cenouras, açúcar ou feno, e as deixam próximo à lareira para alimentar o cavalo em sua jornada; em agradecimento, Odin deixava doces e presentes nas botas. Diz-se que a prática sobreviveu até a cristianização dos vikings, e após isso Odin foi associado a São Nicolau. Odin também se disfarçava de andarilho, com um cajado, e nessas ocasiões usava o nome Vegtam; Tolkien admite que baseou o seu personagem Gandalf (de "O Senhor dos Anéis") nesta versão disfarçada do deus nórdico.

FRIGG

É a personificação do feminino no mito nórdico. Ela é a esposa de Odin, mas também atua como mãe e conselheira. Possui o poder de profetizar. Sua história carrega consigo muitas semelhanças com a de outra deusa nórdica, Freyja, que é esposa do cabeça dos Vanir, Odhr (Louco, Furioso), que por sua vez traz similaridades com Odin. O nome das duas compartilha a mesma raiz Frijjo (Amada, Dama), e estudiosos crêem que o mito delas tem origem numa remota deusa germânica do amor, que pode ser associada à deusa Vênus. Tanto que o nome sexta-feira, no inglês, é Friday porque é o "dia de Frijjo", ou seja, o Dia da Dama.

MIMIR

Pelas profundezas de Jötunheimr (Terra dos gigantes) passa uma das raízes principais de Yggdrasil, que termina numa fonte que traz sabedoria e inteligência àquele que bebe de sua água. Ela era guardada por Mimir (Aquele que pensa). Embora algumas obras o coloquem como deus da sabedoria, Mimir pertencia à raça dos gigantes, e era famoso por sua inteligência e prudência. A Fonte é tão cobiçada que Odin não hesitou em trocar (Simbolismo de que `a Sabedoria tem um preço´, mesmo para o maior de todos os deuses.) um de seus olhos(*) por um pouco dessa água. Mimir foi decapitado durante a guerra entre Aesirs e Vanirs, mas Odin não se fez de rogado e passou a carregar sua cabeça pra lá e pra cá, de forma a consultá-la em momentos críticos.

THOR

Thor é filho de Odin com Fjörgyn (Terra), e é o deus do (Na verdade ele governa o ar e todos os seus elementos.) trovão(*). É o mais forte dentre os deuses, e por isso mesmo está associado a Júpiter e Hércules. Sua esposa é Sif, a deusa da (Interessante casamento de chuva com a colheita, gerando força.) colheita(*), com quem teve uma filha, Thrud (Força); já na união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni (Forte) e Modi (Raivoso). A arma de Thor é um martelo mágico chamado Mjolnir, que nunca erra o alvo e sempre retorna às suas mãos. Ele percorre os céus numa carruagem puxada por dois bodes, e diz-se que quando ele passa as montanhas tremem (o que origina os trovões) e os céus ficam em chamas (que são os raios).
O Reino de Thor em Asgard é Thrudheimr, onde ele recebe os pobres depois que eles morrem. Os anglo-saxões e escandinavos deram o nome de Thor ao quinto dia da semana ( (Quinta-feira, em inglês, que significa Thor\'s day (Dia de Thor).) Thursday(*)).
Nos anos 60 Odin decidiu que seu filho precisava de humildade, e mandou-o para a Terra sem memórias, no corpo de Donald Blake, um estudante de medicina manco e fraco. Após graduar-se, seu passado divino é revelado e ele passa a partilhar as duas identidades, e a defender a Terra de todo o mal (Ok, essa última parte não é da mitologia nórdica, e sim da mitologia nerd, mas achei por bem compartilhar com vocês).LOKI

Loki é um exímio filho da mãe, um autêntico trickster que está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica. Deus do (O fogo é um elemento ambíguo por natureza, pois ao mesmo tempo em que ajuda, ele pode sair facilmente de controle e, em um momento de distração, queimar você.) fogo(*), da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma de vários animais - exceto de aves - e outros seres. Loki não pertence aos Aesir - embora viva com eles - e sim aos gigantes. É considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Sua criatividade é muitas vezes usada para lidar com situações sem esperança, e é (Segundo um poema, Loki e Odin misturaram seus sangues, tornando-se assim irmãos. Nos quadrinhos Loki é filho adotivo de Odin.) respeitado até mesmo por Odin(*). Thor gostava da companhia de Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. É provável que conceitos cristãos, introduzidos mais tarde na Escandinávia, acabaram por destacar apenas suas piores características, já que ter um "vilão" com quem se relacionar (e temer) é bastante didático para o ensinamento do dualismo cristão.
Loki é casado com Sigyn, e com ela teve dois filhos: Nari e Narfi. Em outra época foi casado com a giganta Angrboda, com quem gerou 3 criaturas assustadoras: o lobo Fenrir, a grande serpente Jörmungandr e Hel, a deusa do mundo dos mortos. Loki é uma influência para personagens como o Coringa (do último Batman) e pode ser associado a outras mitologias, como Exu, Hermes, Mercúrio e Didi Mocó.

FENRIR

(Fenrir Greyback é o nome do lobisomem malvado de Harry Potter, e Fenrir dá nome a uma lua de Saturno.) Fenrir(*) é um lobo gigante que tem 2 filhos: Skoll (Traição) e Hati (O que odeia), que vivem em eterna perseguição a (Sim, o nosso Sol vem daí, e é personificado por uma mulher.) Sól(*) e sua irmã Máni (Lua). Todos os deuses o temiam por conta da "Profecia dos Völva", que assevera que ele, assim como seus irmãos, iriam trazer problemas aos deuses no Ragnarök. Assim, Odin lançou Jörmungandr nas profundezas dos oceanos e enviou Hel para os subterrâneos (Niflheimr), enquanto ordenou que os Aesir tomassem conta do lobo Fenrir. Com o passar do tempo o monstro cresceu cada vez mais forte e preocupou os deuses, por isso eles pensaram em acorrentá-lo. Entretanto Fenrir era realmente temível, e ninguém o faria à força. Por isso propuseram um desafio: pediram, num misto de bajulação e troça, que o lobo testasse sua força com uma certa corrente de ferro que os deuses fizeram, chamada Leyding. Fenrir julgou que aquela corrente não estava à altura de sua força, e então deixou que os deuses o amarrassem. No primeiro chute Fenrir a quebrou. Tempos depois os deuses fizeram um segundo grilhão, 2 vezes mais forte. Disseram a Fenrir que se ele quebrasse essa corrente alcançaria grande fama pela sua força. Fenrir considerou que ele deveria enfrentar alguns riscos se fosse pra ficar famoso. Então permitiu que eles colocassem o grilhão para, com um pouco mais de trabalho, despedaçá-lo.
Por fim Odin pediu ajuda aos anões, e eles fizeram um grilhão chamado Gleipnir, que era macio como a seda e foi feito com ingredientes mágicos. Os deuses levaram Fenrir para uma ilha deserta e o desafiaram a quebrar Gleipnir. Estranhando que a corrente era muito delicada, e suspeitando de uma armadilha, o lobo concorda, mas com a condição de que um dos deuses pusesse a mão em sua boca, como sinal de "boa fé" (como garantia de que, se ele não se libertasse por si só, fosse solto pelos outros). Obviamente nenhum deles se ofereceu de imediato. Percebendo o impasse, um deus se adianta para o sacrifício.

TYR

Tyr (ou Tiw) era o único deus capaz de alimentar o lobo Fenrir. Conhecido por sua coragem, ele encara o desafio e enfia a mão direita entre as mandíbulas do lobo, enquanto os outros deuses o amarram com Gleipnir. Tyr já não pode soltar-se, e Fenrir inicia a tentativa de quebrar as correntes, só que dessa vez quanto mais o lobo fazia força, mais Gleipnir apertava-se em seu pescoço. Furioso, ele fechou vigorosamente suas enormes mandíbulas e decepou a mão de Tyr. Fenrir se debatia e uivava de ira por ter ficado aprisionado, e vendo isso todos riram (exceto Tyr, claro, que perdera a mão). Tyr ainda teve a oportunidade de se vingar, escorando com uma espada a boca do lobo aberta, para que ele não fizesse tanto barulho. E assim Fenrir ficou acorrentado até a chegada do fim dos tempos.
Tyr passou a ser chamado de "a sobra do Lobo", que é uma metáfora poética para designar Glória. Na língua nórdica Tyr significa "deus", quando é usado no nome de alguém (ex: Hangatyr é um dos nomes do Odin, e significa deus dos enforcados). Tyr também virou nome de dia da semana. Como ele foi associado ao deus romano Marte, nossa terça-feira (no latim Dia de Marte) se tornou em inglês Tiw's Day = Tuesday (Dia de Tyw).

HEL

Filha de Loki com a giganta Angurboda. Sabendo quão problemática ela iria ser no futuro, Odin a enviou para Niflheimr, e deu a ela autoridade sobre os 9 mundos, no sentido de abrigar os (Principalmente as almas dos que morriam de velhice ou de enfermidade, crianças e mulheres. Também acolhia em seu palácio subterrâneo alguns heróis humanos e deuses quando morriam, e ali eram servidos nos banquetes pelas servas de Hel.) mortos(*). Tornou-se então a personificação da morte, e seu domínio em Niflheimr passou a se chamar Helheimr (Lar de Hel), que ficou associado ao inferno após a cristianização dos nórdicos. Este inferno era simplesmente o mundo abaixo da terra para onde iam os homens depois de sua morte, mas não era um lugar de castigo (embora nem sempre fosse legal viver por lá). A metade de seu rosto era de cor clara, e a outra metade enegrecida.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa