Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

O Desejo de Perfeição

por Elisabeth Cavalcante
O Desejo de Perfeição
Publicado dia 20/08/2004 12:48:02 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O perfeccionismo, que consiste no desejo de jamais cometer um erro em qualquer circunstância da vida, é uma causa freqüente de frustração e angústia para o ser humano.

O medo de errar faz com que muitas pessoas adiem indefinidamente o cumprimento de metas e tarefas, descumprindo prazos, por não conseguirem ficar satisfeitas com aquilo que realizaram.

Muitos, ainda, desenvolvem a tendência para começar uma tarefa e abandoná la justamente no momento em que poderiam colher os frutos, por medo de que o resultado final não atinja o nível ideal que eles se impuseram.

É claro que todos devemos nos empenhar para realizar sempre o melhor. Mas cobrar de si e dos demais o alcance permanente da perfeição torna a vida pesada demais e tira o prazer do aprendizado, ainda que a custa do erro.

A falta de autoconfiança e o conseqüente medo do julgamento alheio estão por trás do perfeccionismo exagerado. Quando a auto-estima da pessoa depende da aprovação constante por parte do mundo, ela com certeza enfrentará muitos problemas. As relações se tornam difíceis, visto que se mostrará extremamente vulnerável a qualquer forma de crítica. Muitos desistem de projetos e até mesmo de uma carreira por não suportarem a menor crítica a algo que realizaram.

Pais excessivamente críticos e exigentes acabam criando filhos inseguros que, quando adultos, se tornam descrentes de suas próprias capacidades, temendo jamais corresponder ao que se espera deles.

No mercado profissional, os inseguros e medrosos são os que mais sofrem, já que o mundo tornou-se competitivo demais e provar a própria capacidade, uma batalha diária. Mesmo assim, é importante ter em vista que o esforço, a dedicação e o empenho em cumprir prazos serão reconhecidos mesmo que não se atinja 100% de excelência na tarefa realizada.

Em todas as situações da vida, é essencial estarmos atentos ao nível de cobrança que nos impomos para que isso não se torne uma obsessão que afastará de nós qualquer chance de realização e felicidade.

...“Imaginemos que a vida seja um rio. A maioria das pessoas se agarra à margem, com medo de se soltar e de correr o risco de ser levada pela correnteza. A certa altura, cada uma delas precisará se dispor a se soltar e acreditar que o rio a levará em segurança. Nesse momento elas aprenderão a “seguir com a correnteza” e acharão isso maravilhoso.

Depois de nos acostumarmos a seguir com o fluxo do rio, começamos a olhar para frente e a estabelecer nosso próprio curso, optando pelo caminho que nos parece melhor, evitando troncos submersos e escolhendo, entre as muitas ramificações do rio, aquelas que preferimos seguir – tudo isso sem que deixemos de “seguir com a correnteza”.

Essa metáfora nos mostra como podemos aceitar o nosso presente, deixando-nos levar pela correnteza da vida e, ao mesmo tempo, nos dirigimos conscientemente rumo aos nossos objetivos, assumindo a responsabilidade pela criação do que acontece em nossa vida.

Seguir com a correnteza significa procurar atingir as suas metas sem uma insistência excessiva (ainda que essas metas possam ser muito importantes) e estar disposto a alterá-las no caso de surgir algo mais apropriado ou satisfatório.
Trata-se de uma espécie de equilíbrio em que mantemos as nossas metas bem claras em nossa mente, sem perder a capacidade de apreciar os lindos panoramas que iremos encontrar pelo caminho ou, até mesmo, de alterar nossas metas se a vida começar a nos levar em outra direção. Em outras palavras, significa ser firme, embora flexível”.
Shakti Gawain


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Mensagem Para A+Cor+Dar
artigo Desacelerar
artigo Será que a mãe ou o parceiro abusivo sabe o que está fazendo?
artigo A estrela e a canção: Presentes de Brahman





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa