auravide auravide

O Desprendimento


Desprender-se é a atitude de desistir de algo, desligar-se, desapegar-se. E, por mais paradoxal que possa parecer, esta é uma postura fundamental para alcançarmos algo que desejamos muito, ou seja, para que eu consiga realizar meus desejos devo desprender-me deles, abandoná-los e entregar-me ao desconhecido.

Este exercício é bastante difícil visto que a maioria de nossos desejos está relacionada ao nosso passado recente ou ao mais distante. E o desprendimento exige de nós uma entrega total ao futuro e à incerteza que ele carrega.

Entretanto, se conseguirmos realizar essa mudança, estaremos entrando no campo das infinitas possibilidades e, conseqüentemente, na esfera do espírito criativo universal.

O direcionamento destas duas posturas, a do apego e a do desprendimento, é determinado pela energia que governa nossas vidas: a primeira é motivada pelo ego e a segunda por nosso Eu Divino, aquele que conhece toda a potencialidade existente no Universo e os meios para alcançá-la.

É fundamental que tenhamos claro o seguinte: desprender-se não significa desistir de nossas intenções ou daquilo que desejamos. Devemos, isto sim, desprendermo-nos de nossa ligação obsessiva com o resultado esperado. É esta obsessão que afasta de nós o alcance do desejo.

O fato é que o desprendimento se baseia em algo essencial que é a fé inquestionável, a certeza de que o Universo nos trará aquilo que desejamos desde que nosso desejo esteja em consonância com as leis divinas e nosso projeto evolutivo.

Visto que a maior parte de nossos desejos são direcionados para bens materiais, que se constituem em símbolos de poder muito valorizados pela sociedade, temos grande possibilidade de ver frustradas nossas expectativas, já que os objetos de desejo material são prontamente substituídos por outros assim que os conquistamos. A vida se torna, então, uma busca incessante pela satisfação imediata de desejos vazios de significado.

Mas, se aprendermos a focar nossos desejos não na conquista material pura e simples, e sim na abundância que resulta de nossa realização interior, estaremos muito mais próximos de alcançar a plenitude.

Vivenciar esse estado requer de nós antes de tudo uma intimidade absoluta com a incerteza. Ao desejarmos a segurança absoluta, principalmente em termos financeiros, estamos alimentando uma expectativa irreal. Visto que a insegurança, o medo e a falta de fé são estados interiores, eles continuarão presentes nas pessoas que os cultivam, mesmo se elas alcançarem a tão sonhada segurança material ou o grande amor com que sonharam.

Portanto, libertar-se destes estados interiores exige uma entrega voluntária à insegurança, à incerteza e ao desconhecido. Algo que para algumas pessoas parece aterrador, mas que se confrontado, pode trazer mudanças profundas e um verdadeiro renascimento interior.

Flexibilidade, abertura para o novo, deixar fluir, são as principais atitudes a serem cultivadas para atrair a realização daquilo que desejamos e a estrada certa para a liberdade, para a liberação de tudo o que nos aprisiona num estado de medo e ansiedade.

"Quando você aceita o desafio de um determinado método difícil, você cresce. Algo fácil não é necessariamente bom. Algo pode parecer fácil, mas não força qualquer mudança em você. Permite que você seja como você é, mas então isso é sem sentido. Todo o sentido está em criar algo em você, maior do que você é; algo em você, mais profundo do que você é. Todo o esforço é para ajudá-lo a ir um pouco além de si mesmo. Uma coisa é fácil quando ela se ajusta a você. Uma coisa é difícil quando você tem que se ajustar a ela. Assim, lembre-se sempre de que o caminho é árduo. Não existem atalhos. Todo mundo chega por um caminho árduo. Quando alguma coisa se torna muito fácil, procure por algo árduo novamente. Caso contrário, você viverá convenientemente, morrerá convenientemente, mas nada terá acontecido. Siga buscando por novos desafios. Siga olhando mais alto. Mesmo que pareça impossível de ser alcançado, isso ajudará você a crescer. A própria visão de algo grandioso imediatamente começa a transformar você. Você começa a se tornar maior até mesmo com um sonho de algo grandioso. Assim, nunca se acomode com o fácil. As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente e aí, naturalmente, o crescimento pára... Assim, nunca perca qualquer desafio. E se não existir qualquer desafio, crie um. Crie mesmo barreiras e obstáculos, eles irão ajudá-lo. Eles farão você mais forte”.
Osho.




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa