Menu

O Domínio da Mente

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 25/08/2003 12:02:20


“Somente aqueles que dominam sua própria mente são capazes de controlar seu destino. A mente humana é extremamente complexa e, às vezes, abriga pensamentos auto-destrutivos que podem levar a pessoa ao infortúnio e à miséria. Quem vence a si mesmo é um grande vitorioso, pois vence o seu “falso eu” que tem pensamentos auto-destrutivos.”
Do livro A verdade da Vida – vol.2 – Masaharu Taniguchi


Vencer a própria negatividade é o maior desafio que o ser humano precisa enfrentar durante a vida. Para tanto, o primeiro passo é admitir que existe uma parcela de seu ser sobre a qual não possui controle, a menos que se disponha a conhecê-la e trazê-la ao plano consciente.

Voltar-se para si, num movimento de interiorização, é o primeiro passo para quem se dispõe a iniciar o processo de autoconhecimento. Felizmente, muitos são os instrumentos que temos à nossa disposição para empreender essa tarefa.

O caso que relatarei a seguir demonstra o quanto a vontade, a disciplina e um desejo firme de transformação são fundamentais nesse processo. Uma jovem de 36 anos, mãe de dois filhos de casamentos anteriores, solicitou-me uma consulta de tarô on-line, pois se encontrava muito angustiada.

Ela havia se casado pela terceira vez com um excelente rapaz, solteiro, que aceitara seus filhos com todo amor e dedicação. O casamento ia muito bem e, exatamente por isso, ela decidiu dar ao companheiro um filho.

Apesar de diversas tentativas e de estar sob tratamento para estimular a fertilidade ela não conseguia engravidar. A cada mês, entrava num processo de grande ansiedade que culminava em nova frustração, assim que descobria não ter concretizado a gravidez.

A leitura do tarô revelou que ela tinha todas as condições físicas para engravidar e que isso só não acontecia porque as emoções inconscientes relacionadas ao casamento, à maternidade, à questão profissional, bloqueavam o processo de fertilização. O tarô indicava que havia a necessidade de encarar quais eram exatamente os sentimentos que ela nutria com relação a estas questões.

Após receber o resultado da consulta via e-mail, ela me ligou, pois mais uma vez acabara de ter frustrada uma tentativa de gravidez. Conversamos e eu indiquei-lhe, então, duas essências florais: uma para a ansiedade e a segunda para trabalhar a energia feminina, a fecundidade e os sentimentos relacionados à maternidade.

A paciente solicitou, então, uma leitura do tarô pessoalmente, onde novamente surgiram os medos e bloqueios que a impediam de engravidar. Nessa consulta, ela relatou suas experiências negativas nos casamentos anteriores, e só então se deu conta do quanto temia que essas experiências se repetissem novamente, apesar de viver agora uma relação de total harmonia. O medo e a desconfiança atuavam o tempo todo e não permitiam que usufruísse da relação atual. Ela atormentava o marido com sua ansiedade e suas angústias e o tarô revelou que se não trabalhasse essas questões colocaria em risco esse novo relacionamento.

Como vinha tomando os florais há dez dias, relatou que já sentia uma grande mudança interior. De repente, a carreira profissional, antes tão importante e à qual se dedicava ás vezes com certo exagero, passara agora a um segundo plano. A preocupação com a estabilidade financeira cedera lugar a um desejo de exercer seu papel de mãe em tempo integral e a possibilidade de abandonar o emprego já não lhe parecia algo terrível como antes.

Chegou a admitir com tranqüilidade a idéia de deixar o trabalho assim que engravidasse e, mais tarde, buscar uma nova ocupação que lhe permitisse ter mais tempo para os filhos. Paralelamente iniciara a prática da yoga, pois compreendeu que dominar a ansiedade e desenvolver o equilíbrio interior era fundamental para que realizasse o sonho de ser mãe.
Um mês depois, recebi um telefonema dessa jovem que me contou, exultante, ter conseguido realizar seu objetivo: o resultado de seu teste de gravidez finalmente dera positivo.

Exemplos como esse demonstram o quanto vencer nossas emoções negativas depende essencialmente de termos a coragem de nos libertarmos de velhos padrões, limitações e bloqueios.
Por mais difícil que pareça, a felicidade é uma possibilidade sempre ao alcance de nossas mãos. Basta apenas que estejamos dispostos a fazer o que for preciso para alcançá-la.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 4


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa