Menu

O falso e o real

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:00


Um dos maiores desafios em nossa jornada existencial é saber distinguir, a cada momento, entre o que é falso e o que é de fato real. Esta confusão se estabelece no plano subjetivo e acaba gerando muitos conflitos emocionais.

O essencial para sair desta armadilha é diferenciar o que consiste a nossa própria verdade interior e aquela que nos foi imposta pelas religiões e a sociedade.

Há, muitas vezes, uma discrepância monumental entre o que determina nosso coração e as crenças que dominam nossa mente. Ela é a causa da maioria dos desequilíbrios e distúrbios psicológicos vivenciados pelo ser humano.

Muitos se perdem definitivamente neste caminho e terminam dominados por suas pulsões inconscientes, que os levam às drogas e a todo tipo de ilusão onde acreditam encontrar a resposta para o seu vazio.

Enquanto não obtemos a consciência a respeito deste processo, a eliminação do sofrimento se torna impossível. Respeitar nossos desejos e necessidades, ainda que para fazer isto tenhamos que enfrentar o julgamento do mundo, é a chave para que comecemos a viver de modo autêntico, sem qualquer máscara que nos distancie do nosso ser real.

Reprimir os impulsos saudáveis e naturais com os quais chegamos à existência tem conseqüências desastrosas, pois nos afasta cada vez mais da possibilidade de uma vida onde reinem de modo pleno, a harmonia e a paz.

A BUSCA DO HOMEM

"...O homem está constantemente procurando o paraíso perdido. Em algum lugar profundo nos nichos de seres humanos, a nostalgia persiste. Nós conhecemos alguma coisa que é apenas uma memória longínqua. A memória nem mesmo está consciente. Nós perdemos todas as trilhas dela, até onde ela está. Mas a fragrância continua surgindo.

...O primeiro passo tem que ser o autoconhecimento. A verdade liberta. Substitutos da verdade aprisionam. O ego é a maior prisão que o homem já inventou ... Em vez de buscarmos pelo verdadeiro, nós criamos alguma coisa não verdadeira, que é fácil. O artificial é sempre fácil, você pode manufaturá-lo.

O seu ego é um fenômeno manufaturado... Como o ego é manufaturado? 'Eu sou um hindu', agora você está a caminho de criar um ego. 'Eu sou bonito, eu sou inteligente, eu sou isso, eu sou aquilo' você está trazendo mais e mais tijolos para fazer a prisão chamada ego.

E isso é o que seguimos fazendo por toda a nossa vida. Ganhar mais dinheiro, ter uma grande conta bancária, e o seu ego se sentirá mais firme, mais apoiado, mais seguro. Torne-se famoso: quanto mais as pessoas souberem a seu respeito, mais você pensará que você é.

Daí a constante procura por atenção. Se ninguém prestar qualquer atenção em você, você estará reduzido a nada... As pessoas prestam atenção imediatamente quando você é violento. Se você vive uma vida pacífica, nenhum jornal irá fazer reportagem a seu respeito, em toda a sua vida. Mas se você matar alguém ou cometer suicídio, você estará imediatamente nos jornais. (...)

Lembre-se, o verdadeiro self nada tem a ver com pessoas prestando atenção em você. Observe a diferença: o falso self precisa que os outros prestem atenção em você e o verdadeiro self só precisa de sua atenção, só a sua atenção é o quanto basta.

...Todo o mundo vive em angústia e agonia. Somente a pessoa que vem a conhecer o seu verdadeiro self vai além disso e entra no mundo do êxtase. E esses são os dois estados: agonia e êxtase.

...Lembre-se sempre: seus compromissos, suas ideologias, os seus chamados altos valores, suas teologias, filosofias e religiões fornecem contextos, muitas vezes contextos valiosos, para a existência individual. Mas eles não são o que você é.

Você nem mesmo é o seu corpo. Você não é a sua mente. Você não é branco nem negro; você não é indiano nem alemão. Você não pode ser definido de maneira alguma.

Todas as definições são insuficientes. Você é indefinível; você é algo que supera todas as definições. Você é o vasto céu no qual os planetas aparecem, e a terra aparece, e o sol, a lua a as estrelas, e todos eles desaparecem, e o céu permanece como sempre permaneceu. O céu não conhece mudanças. Você é aquele céu imutável. As nuvens vêm e vão, e você permanece sempre ali. (...)

Se você quer buscar o verdadeiro self, não se apegue a qualquer compromisso, a qualquer programa ou a qualquer idéia. Permaneça desapegado, flexível, fluido.

...Permaneça no estado de derretimento, não se torne comprometido com qualquer forma ou nome. E, então, alguma coisa tremenda começa a acontecer em você: pela primeira vez você começará a sentir quem você é.

Esse sentir não vem de fora, ele surge da profundidade mais interna de seu ser. Ele inunda você. Ele é luz, completa luz; ele é êxtase, completo êxtase. Ele é divino. Ele é um outro nome de Deus.

...Eu não estou dizendo para ficar sem pensar. Permaneça inteligente e capaz de pensar, mas nunca fique identificado com qualquer pensamento. Use o pensamento como uma ferramenta, como um instrumento; lembre-se que você é o mestre.

Não estar apegado a qualquer posição que se tenha em qualquer momento particular, é o começo do autoconhecimento. A pessoa é, ela experiencia a vida numa extensão em que pode transcender posições particulares e consegue assumir outros pontos de vista.

Isso é o que eu quero dizer por permanecer fluido, fluindo. A pessoa deve permanecer disponível para o presente. Morra para o passado a cada momento, de modo que nada a seu respeito permaneça fixo. Não carregue um caráter junto consigo. Todo caráter é armadura, aprisionamento.

...Jesus seguia repetindo 'O Reino de Deus está dentro de você'. Chame-o de reino de Deus ou de supremo self, ou de nirvana, ou o que você quiser, essa é a nossa busca, a de todo mundo, não apenas dos seres humanos, mas a de todos os seres. Mesmo as árvores estão crescendo em direção a isso, mesmo os pássaros estão buscando isso, mesmo os rios estão correndo em direção a isso. Toda a existência é uma aventura.

E essa é a beleza dessa existência. Se ela não fosse uma aventura, a vida seria uma absoluta chatice. Vida é celebração, porque ela é uma aventura".
OSHO - Unio Mystica.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa