Menu

O Guia

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 06/06/2007 18:47:40


A maioria de nós, passa, ao longo da vida, por momentos de indecisão, dúvida, questionamentos. E é nestes momentos que mais ansiamos por conselhos e orientações. Quanto mais inconsciente for a pessoa, mais ela procurará por alguém que lhe dê uma fórmula mágica, uma solução imediata que a livre de seus problemas.

Mas aqueles que já trilharam algum passo, ainda que pequeno, no desenvolvimento da consciência, sabem que o guia, o conselheiro, aquele que apontará a saída, está dentro de nós. Somente o contato com este guia interior, que recebe diferentes denominações, como Self, Eu Superior, Eu Divino, Buda Intrínseco, Consciência Crística, Ser Interior, A Fonte, pode nos libertar da confusão e da angústia nos momentos mais caóticos da vida.

Mas é preciso “acordar” esta consciência, que permanece adormecida sob todas as camadas de que somos compostos: corpo, mente, emoções e sentimentos. O despertar dessa consciência é semelhante a acender uma luz, num quarto mergulhado na escuridão.

Ela nos permite vislumbrar tudo aquilo que estava oculto, e encontrar a saída que nos levará a uma vida de alegria, graça e bem-aventurança.
Entretanto, como fomos condicionados a confiar mais nos sinais do mundo exterior do que em nossa voz interior, costumamos relutar em seguir esse guia quando ele se manifesta.

Sua voz fala-nos através de sussurros e, muitas vezes, duvidamos daquilo que ouvimos por achar que estamos delirando ou sendo vítimas de uma ilusão da mente. Sem uma confiança absoluta na verdade que habita nosso Ser mais profundo, continuaremos céticos quando ele nos apontar o caminho mais seguro.

Somente o exercício diário de contato com esta sabedoria pode nos ensinar a perceber claramente quando ela se manifesta. Segui-la vai nos levar a um estado interior mais integrado, pois sempre que nos movermos a partir do centro de nosso Ser, sua luz nos conduzirá exatamente para onde precisamos ir.

“TORNE-SE SEU PRÓPRIO GUIA INTERIOR
Sempre que estiver confuso numa situação e não estiver sabendo como sair fora dela, não pense; simplesmente permaneça em um profundo estado de não-pensar e permita que o seu guia interior o conduza. No começo você se sentirá com medo, inseguro, mas logo, quando você chegar sempre à conclusão certa, quando chegar sempre à porta certa, você juntará coragem e se tornará confiante.

Se esta confiança acontece, eu chamo isso de fé. Isso é realmente fé religiosa – a confiança no guia interior. A razão é parte do ego. É você acreditando em você. No momento em que você vai mais fundo dentro de você, você chega à própria alma do universo. Seu guia interior faz parte da direção divina. Quando você o segue, você segue o Divino; quando você segue a si mesmo, você está complicando as coisas, e você não sabe o que você está fazendo. Você pode se achar muito sábio. Você não é.

A sabedoria vem do coração, não é do intelecto. A sabedoria vem da mais recôndita profundidade de seu ser, não é da cabeça. Corte fora a cabeça, fique sem cabeça - e siga seu ser, para o que quer que ele o conduza, para onde quer que ele o leve. Mesmo que ele o leve para o perigo, entre no perigo, porque esse será o caminho para você e para o seu crescimento. Através desse perigo você crescerá e se tornará maduro.

Osho: Trecho de The Book of Secrets



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa