Menu

O Herói Interior

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 09/06/2003 13:28:14


A mitologia, os contos de fadas, os filmes e a literatura, todos têm retratado ao longo da história a figura arquetípica do herói. Trata-se daquele ser humano capaz de vencer qualquer desafio, qualquer inimigo ou dificuldade.

Não por acaso, os heróis despertam tanta simpatia e identificação de nossa parte. Quem não gostaria de possuir uma força invencível, capaz de derrotar qualquer obstáculo que surgisse pela frente?

É claro que a força física apresentada pelos heróis arquetípicos é uma metáfora utilizada para representar a força interior, a coragem e a capacidade de superar obstáculos que existe de forma latente em qualquer ser humano.
Se pararmos por um instante para refletir sobre nossas vidas, descobriremos que, ao longo dela, muitas e muitas vezes nosso herói interior esteve presente para ajudar-nos a enfrentar os momentos difíceis.

Entretanto, há ocasiões em que os problemas nos parecem tão grandes que nos sentimos fracos e incapazes de lidar com eles, esquecendo-nos desta força invencível que nos habita.

Somos aquilo em que acreditamos. Portanto, se acreditarmos que somos fracos, frágeis e indefesos, vivenciaremos esta realidade em nossas vidas.
Se, entretanto, cultivarmos a crença em nossa força interior e a convicção de que, por mais difícil que seja uma situação, conseguiremos sair dela vitoriosos, esta passará a ser a nossa única realidade.

Mas esta prática deve ser constante até tornar-se um hábito, já que não aprendemos a conduzir nossos pensamentos de forma harmoniosa. Ao contrário, temos o hábito de reforçar os sentimentos ruins, de buscar com avidez notícias desagradáveis, deixando-nos levar na torrente de negatividade.

Se com um pensamento negativo interrompemos instantaneamente nossa tranqüilidade mental, podemos deduzir que é possível modificar nossas mentes inundando-as de pensamentos positivos.

Palavras como: “impossível”, “não consigo”, devem ser abolidas de nossa mente e substituídas por outras como: “eu serei capaz de superar isto”, “ tenho coragem para vencer isto”, ou quaisquer outras afirmações que nos coloquem numa nova abordagem mental diante dos problemas.

Condições adversas devem ser encaradas não como uma punição dos céus, mas como oportunidades valiosas para nosso crescimento interior. É somente nas dificuldades que temos a oportunidade de nos colocarmos à prova e podemos, então, descobrir nosso poder.

Lembre-se: seu herói interior está sempre dentro de você, pronto para entrar em ação e livrá-lo do medo, da insegurança, da falta de confiança em sua capacidade. Acredite em sua existência e convoque-o sempre que a vida e os problemas lhe parecerem um beco sem saída.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa