auravide auravide

O medo de arriscar


Todos nós experimentamos, no inicio da vida, uma curiosidade natural por tudo o que nos cerca. A natureza essencial da criança é a abertura para novas aventuras e descobertas.

Entretanto, ao longo de nosso crescimento, se não formos adequadamente estimulados, e não nos ensinarem que enfrentar o novo é sempre uma oportunidade de crescer e vencer nossos próprios limites, terminaremos desenvolvendo o medo de que o risco sempre nos leve ao perigo e à dor.

Muitos pais, embora motivados pelo cuidado e pelo amor aos filhos, acabam reprimindo o espírito de aventura das crianças por receio de que elas possam machucar-se ou sofrer alguma decepção.

Claro que o papel dos pais é alertar seus filhos quanto aos riscos reais que estes podem correr, ao se envolver em situações de perigo sem tomar os cuidados necessários.

Mas é preciso ficarem atentos para que não manifestem esse cuidado através de uma atitude excessivamente medrosa e repressiva, pois, deste modo, estarão formando adultos inseguros, que sempre irão preferir o conforto da estagnação, ao risco do movimento rumo ao desconhecido.

Todas as vezes que uma situação nova se apresentar, devemos nos questionar quais os riscos reais que correremos ao enfrentá-la, e quais aqueles que pertencem ao terreno do medo, da covardia e da falta de confiança em nosso poder interior.

Sempre é tempo de recuperarmos a alegria, o estímulo e a euforia da criança que fomos um dia, diante do desconhecido. Não nos deixemos estagnar pelo medo e pela certeza de que o novo será algo perigoso em nossa vida.

Esta é uma crença que a negatividade da mente sempre insistirá em nos impor, para que continuemos vítimas impotentes do ego e nos privemos de experimentar o poder, a felicidade e o êxtase que constituem a essência de nosso ser interior.

Alegria é Luz

.... Dê toda sua energia à alegria, e o medo irá desaparecer. Ignore o medo, não dê qualquer atenção a ele, porque quanto mais atenção você der ao medo, mais tempo ele irá prolongar-se. Jogue-se na direção de onde a alegria está surgindo, e o medo irá desaparecer assim como a escuridão desaparece quando você acende a luz.

Alegria é luz. E alegria é o começo de uma grande peregrinação que termina encontrando Deus. Então prossiga - sem medo nenhum porque a existência sempre protege aqueles que confiam nela.

Relaxe, entregue-se à existência e permita à alegria lhe dominar. Deixe-a tornar-se suas asas, para que você possa alcançar as estrelas. Um coração jubiloso está muito próximo das estrelas.

Somente o triste, o sofredor e o miserável estão indo para o inferno. Eles estão criando o inferno deles. O jubiloso e o cantante e o dançante e o celebrante estão criando o paraíso deles através de cada uma de suas canções, através de cada uma de suas danças.

Está em suas mãos criar um paraíso ou mergulhar na escuridão, no fogo do inferno. Esses não estão do lado de fora de vocês, ambos estão dentro de vocês. Isso tudo depende do que você escolhe ser.

Escolha ser divino, escolha ser mais e mais um celebrante, escolha ser festivo, assim cada vez mais flores podem florescer em seu ser, e mais e mais fragrância pode tornar-se disponível para você.

E dessa maneira não irá apenas lhe ajudar, irá ajudar todo aquele com quem você tenha contato. Alegria é uma infecção como qualquer doença. Quando você vê algumas pessoas dançando, subitamente você sente que seus pés estão prontos.

Você pode tentar controlá-los, porque o controle foi ensinado a você, seu corpo, porém, quer se juntar à dança. Sempre quando você tiver uma oportunidade de rir, ria; sempre quando você tiver uma oportunidade de dançar, dance; sempre quando você tiver uma oportunidade de cantar, cante - e um dia você descobrirá que você criou seu paraíso.
Não é que a pessoa vá para o paraíso; o paraíso não está em algum lugar no céu - é algo que a pessoa cria ao redor dela mesma.

Isso é um bom começo. Com todas as minhas bênçãos, vá mais fundo, apesar do medo. Não dê ouvidos às coisas negativas porque se você escutá-las elas podem envenená-lo, podem destruir a sua alegria - conserve-a pura, impoluta.
.... E deixe-me lembrá-lo que o primeiro passo é quase metade da jornada.

Osho, Extraído de: The Razor’s Edge.



estamos online

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1




elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa