Menu

O sentido da vida - a vida como ela é

por Maria Guida em Espiritualidade
Atualizado em 14/04/2003 11:35:39


Os Mestres da Fraternidade Branca nos ensinam que “Eu Sou” é uma constante afirmação de tudo o que vive.

Meditando sobre esse ponto, me pergunto se tudo o que vive tem consciência de que está vivendo, e chego finalmente ao ponto onde tudo se aclara: “Vida é consciência, em diferentes e infinitas gradações” sussurra um dos meus instrutores ao meu ouvido, justamente agora, enquanto escrevo.

Talvez seja por isso que eles, os mestres e instrutores, insistam tanto sobre a questão do autoconhecimento, ou ampliação da consciência.

Não foi fácil para a ciência estabelecer os pressupostos que definem o que é a vida. Vive tudo o que se move? Tudo o que se nutre? Tudo o que respira? Tudo o que pulsa? Tudo o que vibra? Tudo o que estabelece algum tipo de troca energética com o seu ambiente?

Mesmo quando foi possível traçar uma linha divisória entre o que vive e o que não vive, essa linha ainda tem pontos cegos, zonas obscuras, onde simplesmente não há como distinguir o que está vivo do que não está. E não é difícil entender por que.

Tudo o que existe é feito de átomos, mais ou menos densamente agrupados, mais ou menos intensamente integrados, trocando energias com maior ou menor periodicidade. Mas sempre vibrando, pulsando a partir de um ponto central.

Abandonando o padrão ocidental de pensamento, sentimos e sabemos que tudo o que existe está vivo.

Vida é um fenômeno que acomete a todo o existente. Se estende sobre todo o Universo. É qualidade absoluta de tudo o que há.

Vida é consciência emanando a partir de um ponto central, buscando expandir-se para a sua máxima possibilidade de irradiação, para exprimir a sua primeira e imediata realidade. A afirmação de que “É o que é”. Vida é consciência materializada, constantemente repetindo: Eu sou!

Se tudo o que há, dentro e fora do mundo conhecido, está vivo, temos que admitir que “não-vida” é a única coisa que não há.

Você deve estar se perguntando porque é que nós utilizamos a expressão “não-vida”, ao invés do antônimo habitualmente usado. É que a palavra morte, e a realidade que ela representa, não serve para definir o que não existe, o que nunca existirá.

Morte não é sinônimo de não-vida. Nem vice-versa.

Porque a vida, em seus incontáveis estágios de consciência, passa por inúmeros episódios de transformação, experimentando novas formas de expandir-se, novas maneiras de exprimir-se e afirmar que “É o que é”.

Se permanecermos alguns minutos em silêncio, propostos a um mediano exercício de sinceridade e nos perguntarmos qual é a razão última para tudo o que fazemos, chegaremos fatalmente a reconhecer que tudo o que temos de verdadeiramente nosso é o ritmado (ou desritmado) bater de nosso coração.

Esse pulsar é a exteriorização mais imediata de nossa consciência, afirmando repetidamente que “É aquilo que é”.

Todo o existente é uma porção individualizada de matéria consciente, organizada de forma a expandir-se a partir de um centro, buscando irradiar e trocar energias, em esferas de influência cada vez maiores.

Quando essa irradiação e troca pode ser mantida com periodicidade regular, ela se chama respiração.

Respirar é muito mais do que aspirar átomos de oxigênio e liberar gás carbônico.

Respiração é consciência em ação, não apenas pulsando em afirmação constante de que “É o que é”, mas também sustentando essa afirmação e influenciando o ambiente e as demais consciências que dele compartilham através da irradiação e troca.

Se permanecermos quietos por alguns minutos, propostos a um mediano exercício de sinceridade, reconhecendo que somos consciência materializada, pulsando a afirmação constante de que “Somos o que somos” e buscando irradiar essa energia afirmativa para todas as demais consciências que conosco compartilham o Universo, teremos conseguido fazer aquilo que a maioria das pessoas considera bem difícil realizar.

Teremos entrado em comunhão com o Todo.
Nos sentiremos parte daquilo que unicamente existe e verdadeiramente é.
Teremos atingido o Alfa e Ômega.
E mesmo que não tenhamos a menor intenção, estaremos em contato com a essência do Universo. A fonte da própria vida. A vida, como ela é.

E é a isso, meus caros, que chamamos meditar.

Somos Todos UM!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


guida
Maria Guida é
colaboradora do Site
desde 2002.

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa