Menu

Os 5 Buddhas

por Bel Cesar em Espiritualidade
Atualizado em 10/02/2003 14:57:10


Domingo, dia 16 de fevereiro, Lama Michel Rimpoche irá visitar, pela primeira vez, as estátuas procedentes de Borobudur (Indonésia) no Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi.

Estas estátuas são réplicas dos Cinco Dhyani Buddhas vistos na antiga mandala da Stupa de Borobudur, situada no centro da ilha de Java. Datados do séc. VIII, cada um dos Buddhas representa um aspecto específico do potencial puro de nossas mentes, ou seja, livre de qualquer estado mental negativo.

Em uma de suas peregrinações anuais a Borobudur, Lama Gangchen encomendou dois conjuntos de oito estátuas a um artesão que fazia estátuas iguais às originais. Enviou-as ao Monastério de Gangchen, no Tibete, e para o Centro de Meditação de Albagnano, na Itália. Em marco de 2002, a pedido de Lama Gangchen, o Projeto Vida de Clara Luz, trouxe para o Brasil um terceiro conjunto.

Visando dar continuidade ao projeto de jardinagem ao redor das estátuas, Lama Michel irá plantar o Ipê Roxo, uma árvore que ajuda àqueles que sentam ao seu redor a manter a mente clara, pois ela possui um forte poder de purificação, assim como de organização.

Todos os convidados que trouxerem uma muda de Crisântemo, poderão plantar ao redor das estátuas, suas intenções de vida e felicidade.

A flor é a essência mais elevada de uma planta. Por meio da flor, a planta expande e compartilha sua força vital. A palavra crisântemo vem do grego chrysos (ouro) e anthos (flor). O Crisântemo já era cultivado pelos chineses desde o tempo de Buddha Shakyamuni, 500 A.C.

Traga uma bebida gelada, frutas, doces ou salgados para o Picnic coletivo.
Após o Picnic, Lama Michel dará ensinamentos sobre o significado destas estátuas. Lembre-se de trazer uma cadeira de praia para sua melhor comodidade.

Saída às 9horas do Centro de Dharma da Paz
Rua Aimberê, 2008
Podendo oferecer carona ou precisando de uma, fale com Zenir pelo telefone 3871.4827 !

INFELIZMENTE SE CHOVER NESTE DIA, O PROGRAMA SERÁ CANCELADO

Como chegar ao local
Na altura do Km 36 da Raposo Tavares, depois de Cotia, logo após o Restaurante NINOS (aproximadamente 200m) entre à direita. Os 3 primeiros quilômetros até o Condomínio TRANSURB são de asfalto, depois continue em frente pela estrada de terra mais 7 quilômetros seguindo as placas SÍTIO VIDA DE CLARA LUZ.

Se você quiser saber um pouco mais sobre cada uma das estátuas...

Buddha da Sabedoria (Vairochana)
O nome “Vairochana” significa literalmente “Aquele que Ilumina”, o que espalha luz e radiância. Seu gesto com a mão direita de OK representa a mente que realizou na sua totalidade o potencial de sabedoria. O verdadeiro antídoto contra a ignorância e a mente fechada.

Buddha da Concentração (Amitabha)
Seu nome significa “Luz Infinita”. Seu gesto de manter uma mão sobre a outra e as palmas voltadas para cima representa o estado de concentração meditativa. O verdadeiro antídoto contra o apego e a insatisfação.

Buddha da Paciência (Akshobya)
Seu nome significa “O Inabalável”. Seu gesto de “tocar a terra” com as pontas dos dedos da mão direita, representa a sabedoria que gera estabilidade mental, paciência, amor e compaixão. O verdadeiro antídoto contra a raiva e a depressão.

Buddha da Generosidade (Ratnasambhava)
Seu nome significa “O Nascido da Jóia”. Seu gesto de manter a palma da mão direita voltada para cima sobre o joelho representa a sabedoria de dar e receber ao mesmo tempo. O verdadeiro antídoto contra o egoísmo, a avareza e o orgulho.

Buddha do Esforço Entusiástico (Amoghasiddhi)
Amoghasiddhi se encontra na parte norte do mandala. Seu nome significa “Realização sem Obstáculos”. Seu gesto assertivo de manter a palma da mão direita para voltada frente representa a capacidade de agir sem medo ou dívida. O verdadeiro antídoto contra negatividade, os ciúmes e a inveja.

imagem 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


bel
Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa