Menu

Reprograme a Sua Vida VI

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 15/11/2007 16:40:21


Agora, depois de todos os textos desta série, estamos preparados para combatermos o grande vilão de nossas vidas: o Medo.
Quando nascemos ele não existe. É instalado em nossa mente, em nossos valores, pelos nossos pais, pelas babás, pelos amigos, pelos professores, pela sociedade, pelas religiões, pelas seitas, enfim, por todos aqueles que querem, de alguma forma, controlar a nossa vida.

No medo mora a diferença entre educar e adestrar. Educa-se com princípios, amor e ética. Adestra-se com comando, controle, admoestação e total ausência de responsabilidade.
Tudo o que realizamos, criamos ou mesmo pensamos, tem dois sentimentos que são a base: Medo e Amor.

O medo simplesmente nos afasta de qualquer possibilidade de evolução. É mais fácil não enfrentar, ficar em nossa zona de conforto e depois responsabilizarmos qualquer um que esteja próximo por não termos feito.
Medo de nossos superiores em uma empresa. Medo de desrespeitar nossos valores familiares. Medo do escuro. Medo de ser reprovado em um exame. Medo de nossos pais...
Sabe qual o refugio do medo?
As DROGAS.

Conheço uma pessoa que não decide nada quando está sóbria. Pelo efeito das drogas vira um verdadeiro leão. Sem elas é incapaz de ofender uma mosca.
É vital para uma vida segura que tenhamos absoluta consciência da origem de nossos temores e do que faremos com eles. Obviamente que precisamos combater, acabar e banir de nossa mente este estagio de insegurança, de temor e de valores que nada agregam.
Uma vida feliz é uma vida de quem desafia limites e segue seus impulsos. Obviamente que todos eles devem estar devidamente calibrados pelo amor.

Viver em estado de medo é o mesmo que querer que nosso carro arranque com o freio de mão puxado. Até pode ir, mas logo para. No primeiro obstáculo o medo prevalece e não nos permite seguir em frente.
Ele nos afasta da realidade, apesar de ser totalmente irreal. Como é possível, uma sensação criada por nossa mente, totalmente sem fundamento, ser mais forte que a nossa capacidade de lutar?

O Domínio de nossos sentimentos e a eliminação do medo começam pela meditação. Por acalmarmos a nossa confusão mental. Por eliminarmos valores que nada agregam e por sabermos que o presente e o futuro estão sob nosso controle.
O mais importante é fazermos uma verdadeira faxina em nossos conceitos. Entender bem os que nos servem e os que nos sufocam.
Não se elimina o medo com coragem, mas sim com sabedoria e ela mora em nosso mais profundo interior.

Não existe coisa pior em uma vida que uma pessoa medrosa com mágoa, raiva ou ódio no coração. Esta combinação é o máximo que se pode produzir de energia negativa e assim estragar com toda uma encarnação.
Recomendo que você leia os dois textos que já escrevi - estão disponíveis log abaixo - sobre este vilão: O Medo.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa