Menu

Simplicidade

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 09/12/2005 12:39:56


Muitas vezes achamos que a vida é complexa demais, difícil demais e chegamos a pensar que jamais conseguiremos vencer nossas dificuldades e limitações interiores.

A maioria de nós já enfrentou, em algum momento, a sensação de desânimo e impotência diante dos desafios que a vida nos coloca. Entretanto, se refletirmos com isenção e serenidade, concluímos que, na maioria das vezes, nos sentimos assim porque minimizamos nossa capacidade e poder de superar os obstáculos.

No momento em que as coisas estão difíceis, é essencial exercitarmos a capacidade de parar e analisar os problemas em sua verdadeira dimensão. A complexidade que costumamos atribuir à vida é um atributo de nossa mente, uma crença que muitas vezes aceitamos como verdade absoluta sem nenhuma contestação.

Aprender a encarar a vida de forma mais simples, enfrentando um problema de cada vez e desenvolvendo a capacidade de perceber cada pequeno avanço, cada progresso que efetuamos no caminho é um passo fundamental para alcançarmos equilíbrio e serenidade.

Pequeninas coisas da vida

“A alegria é o antídoto para o medo. O medo surge se você não desfruta a vida. Se você desfruta a vida, o medo desaparece.

Assim, seja positivo e desfrute mais, ria mais, dance mais, cante mais. Torne-se mais e mais jovial e entusiasmado com pequenas coisas, mesmo com coisas muito pequenas. A vida consiste em pequenas coisas, mas, se você puder trazer a qualidade da alegria a pequenas coisas, o total será extraordinário.

Assim, não espere que algo grandioso aconteça. Coisas grandiosas acontecem – não é que não aconteçam - mas não espere que algo grandioso aconteça. Isso só acontece quando você começa a viver coisas pequenas, comuns, do dia-a-dia com uma mente nova, com um frescor novo, com uma vitalidade nova, com um entusiasmo novo. Aos poucos você acumula, e esse acúmulo um dia explode em puro deleite.

Mas você nunca sabe quando acontecerá. Você precisa apenas continuar a coletar conchinhas na praia. A totalidade se torna o grande acontecimento. Quando você apanha uma conchinha, ela é uma só. Quando todas as conchinhas estão juntas, de repente, elas são diamantes. Esse é o milagre da vida.

Há muitas pessoas no mundo que perdem porque estão sempre esperando por algo grandioso. Não pode acontecer. Algo grandioso acontece somente através de pequenas coisas: comendo, tomando o café da manhã, caminhando, tomando banho, conversando com um amigo, sentado sozinho, olhando para o céu, ou deitado em sua cama sem fazer nada. A vida é feita de pequenas coisas. Elas são a verdadeira matéria da vida.

Dificuldades

As dificuldades sempre existem, são parte da vida. E é bom que existam, ou não haveria crescimento. Dificuldades são desafios. Elas o incitam a trabalhar, a pensar, a descobrir meios de sobrepujá-las. O próprio esforço é essencial. Assim, sempre tome as dificuldades como bênçãos.

Sem dificuldades, estaríamos perdidos. Dificuldades maiores virão, e isso significa que a existência está cuidando de você, está lhe dando mais desafios. E, quanto mais você os soluciona, maiores desafios estarão esperando por você. As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento chega somente devido às dificuldades. Assim, nunca tome negativamente qualquer dificuldade.

Descubra algo positivo nela. A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau. Se não houvesse uma rocha no caminho, você nunca se elevaria. E o próprio processo de ir acima dela, tornando-a um degrau, dá-lhe uma nova altitude de ser. Quando você pensa criativamente sobre a vida, tudo é útil e tudo é algo a lhe dar. Nada é sem sentido”. OSHO, A rose is a rose is a rose.




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa