Menu

Sofrimento

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 20/10/2006 12:39:00


Quero abordar esta semana uma das mais poderosas energias que dominam o ser humano: o sofrimento, a sombra escura projetada pelo ego em nossas vidas.

Externamente, todos manifestamos uma repulsa ao sofrimento, entretanto, se observarmos cuidadosamente nosso próprio interior, poderemos perceber o quanto nos identificamos com essa energia, o quanto ela acaba se tornando familiar, e o quanto nos apegamos a ela, embora a rejeitemos no nível da razão.

Muitas pessoas se enfurecem quando ouvem dizer que seu sofrimento é ilusório e causado por suas próprias mentes. Elas não aceitam o fato de que o sofrimento é resultado de um processo de identificação com padrões mentais arraigados e que se tornaram leis em suas vidas.

A inconsciência é o que torna a energia do sofrimento tão forte e poderosa. Uma vez conscientes do processo, ele se enfraquece, visto que ninguém desejaria conscientemente continuar sofrendo.

Portanto, a chave para que nos libertemos é a consciência do quanto nos identificamos com o papel de vítimas e sofredores e responsabilizamos o mundo exterior e as outras pessoas por nosso sofrimento. A energia da alegria e do contentamento é mortal para os padrões energéticos do sofrimento.

A consciência é o primeiro passo, porém precisamos ficar permanentemente alertas para não cair nas armadilhas que o ego nos prepara para que voltemos à identificação com o sofrimento.

Tomar consciência não significa lutar contra o sofrimento. A luta só gera mais sofrimento. O importante é observarmos os nossos padrões interiores, as emoções que se relacionam com o estado de sofrimento e como elas são geradas. É como se adentrássemos num sótão escuro, há muito tempo abandonado e acendêssemos uma luz.

A presença da luz não elimina a poeira e as teias de aranha ali presentes. Mas faz com que nos tornemos conscientes de tudo o que se escondia naquele local e, a partir daí, tomemos a decisão de deixar tudo como está ou arregaçar as mangas e eliminar a sujeita que se acumulou por tanto tempo.

Quando não realizamos este trabalho tendemos a passar a vida de modo inconsciente. Todas as vezes que a vida nos apresentar um grande desafio ou uma grande dor, se estivermos na energia da inconsciência, tenderemos a reagir de maneira ainda mais inconsciente.

Portanto, é nos momentos em que a vida transcorre de modo relativamente tranqüilo, que devemos abandonar nossa identificação com os padrões mentais negativos.

A vida em padrões inconscientes é o que está por trás dos conflitos, guerras e violências que assistimos no mundo atual. A energia da negatividade é contagiosa, ela detona e alimenta a negatividade latente naqueles que se encontram no mesmo padrão.

Cada um de nós, individualmente, tem sua parcela de responsabilidade na manutenção de nosso espaço interior, e da qualidade da energia que emanamos para o mundo exterior.

A chave para a libertação é nos desprendermos do passado, deixarmos de alimentar os padrões de sofrimento aos quais nos agarramos e nos focarmos apenas no momento presente, pois é ele que nos permitirá construir o futuro que desejamos.

A aceitação plena do que somos e do que temos hoje e a gratidão pelo que já conquistamos, são o primeiro passo para que o crescimento interior e a prosperidade se ampliem em nossa vida.

Muitas pessoas precisam vivenciar uma grande carga de sofrimento antes de abandonar a resistência à realidade do momento e aceitar aquilo que não pode ser mudado. A aceitação promove o despertar da consciência do Ser, a transformação do sofrimento em paz interior.

Nada de bom pode ser construído a partir do medo, da raiva, da revolta, da ganância e do desejo de dominar o outro. Todos estes sentimentos surgem do lado obscuro de nosso ser, o ego, que teme ser destruído se não for permanentemente alimentado por essas energias negativas.

Cabe a nós decidirmos se vamos mudar nosso interior - e consequentemente o mundo exterior - agora, ou se continuaremos adiando a possibilidade de alcançar a paz interior para um futuro remoto, que pode jamais chegar.

“Coragem para ser feliz

Continuamos a perder muitas coisas na vida só por causa da falta de coragem. Na verdade, nenhum esforço é necessário para conquistar - só é preciso coragem - e as coisas começarão a vir até você, em vez de você ir atrás delas. Pelo menos no mundo interior é assim.

E para mim, ser feliz é a maior coragem. Ser infeliz é uma atitude muito covarde. Na realidade, para ser infeliz, não é preciso nada. Qualquer covarde pode ser, qualquer tolo pode ser. Todo mundo é capaz de ser infeliz; para ser feliz é preciso coragem - é um risco tremendo.

Não temos o costume de pensar assim. Nós pensamos: “O que é preciso para ser feliz? Todo mundo quer ser feliz”. Isso está absolutamente errado. É muito raro uma pessoa estar pronta para ser feliz - as pessoas investem tanto na infelicidade! Elas adoram ser infelizes. Na verdade, elas são felizes por serem infelizes.

Há muitas coisas para se entender - sem entendê-las é muito difícil se livrar da mania de ser infeliz. A primeira coisa é: ninguém está prendendo você; é você que decidiu ficar na prisão da infelicidade. Ninguém prende ninguém. O homem que está pronto para sair dela, pode sair quando quiser. Ninguém mais é responsável. Se uma pessoa é infeliz, é ela mesma a responsável. Mas a pessoa infeliz nunca aceita a responsabilidade - é por isso que continua infeliz. Ela diz: “Estão me fazendo infeliz”.

.... Se você mesmo está causando a sua infelicidade, alguma coisa pode ser feita... alguma coisa pode ser feita imediatamente. Então ser ou não ser infeliz está nas suas mãos. Todavia as pessoas ficam jogando nos outros a responsabilidade - às vezes na mulher, às vezes no marido, às vezes na família, no condicionamento, na infância, na mãe, no pai... outras vezes na sociedade, na história, no destino, em Deus - mas não param de jogar nos outros. Os nomes são diferentes, mas o truque é sempre o mesmo.

Um homem torna-se realmente um homem quando aceita a responsabilidade total - é responsável pelo quer que seja. Essa é a primeira forma de coragem, a maior delas. É muito difícil aceitá-la porque a mente vai continuar dizendo: “Se você é responsável, porque criou isso”?Para evitar isso, dizemos que os outros são responsáveis: “O que eu posso fazer? Não tem jeito... sou uma vítima! Sou jogado daqui para ali por forças maiores que eu e não posso fazer nada. Posso no máximo chorar porque sou infeliz e ficar ainda mais infeliz chorando”. E tudo cresce - se você cultiva uma coisa, ela cresce. Então você vai cada vez mais fundo... mergulha cada vez mais fundo.

Ninguém, nenhuma outra força, está fazendo nada a você. É você e só você. Isso resume toda a filosofia do karma - que é o seu fazer; karma significa ‘fazer’. Você fez e pode desfazer. E não é preciso esperar, postergar. Não é preciso tempo - você pode simplesmente pular fora disso.

Mas nós nos habituamos. Se pararmos de ser infelizes, nos sentiremos muito sozinhos, perderemos nossa maior companhia. A infelicidade virou nossa sombra - nos segue por toda a parte. Quando não há ninguém por perto, pelo menos a infelicidade está ali presente - você se casa com ela. E trata-se de um casamento muito, muito longo; você está casado com a sua infelicidade há muitas vidas.

Agora chegou a hora de se divorciar dela. Isto é o que eu chamo de a grande coragem - divorciar-se da infelicidade, perder o hábito mais antigo da mente humana, a companhia mais fiel.”

OSHO, The Buddha Disease



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa