Menu

Vínculos

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 17/02/2006 11:32:17


A capacidade de estabelecer vínculos é algo fundamental a ser desenvolvido pelo ser humano. O primeiro e mais profundo vínculo que criamos é com nossa mãe, pois está relacionado não apenas ao emocional, mas também às nossas primeiras sensações físicas. É ela quem sacia nossa necessidade de alimento para o corpo físico e de alimento emocional que alivia nosso desconforto e nossos medos primordiais. Este vínculo estende-se a seguir à figura paterna ou quem representar este papel em nossa vida.

Quando este vínculo inicial não é forte o suficiente, a criança começa a estabelecer outras ligações tais como: com o cobertor, com a chupeta, com o brinquedo favorito. Mais tarde, um animal de estimação, os amiginhos, os irmãos ou outros parentes, acabam ajudando a fortalecer a capacidade de estabelecer vínculos.

Se durante a primeira infância a formação de vínculos sofre uma pane, vários problemas podem surgir. O narcisismo é um deles. Ele torna a pessoa centrada em si mesma, mas, ao mesmo tempo, incapaz de se comprometer profundamente com as pessoas amadas, com o trabalho, a profissão ou com um senso de ética e de valores que sirvam como parâmetro para a vida.

Vínculo significa ligação, portanto, para qualquer coisa que desejemos realizar na vida, o passo fundamental é nos comprometermos com tal objetivo, estabelecendo com ele uma união de alma, sem a qual nada pode ser possível.

Estabelecer o vínculo afetivo e emocional com nossos pais é essencial para que desenvolvamos esta capacidade em nós. A partir daí, poderemos trilhar nossos caminhos sozinhos, sendo capazes de escolher por nossa própria conta, com quais objetivos ou pessoas iremos desenvolver uma ligação.

Por paradoxal que pareça, estabelecer vínculos é essencial para que possamos desenvolver o senso de independência de nosso Self. O importante é que não sejamos escravos de nenhum vínculo, mas nos mantenhamos fiéis apenas aos que nos tragam felicidade.

Aprendemos desde cedo a reprimir nossas paixões e a mantê-las sob controle. Estar apaixonado é visto como coisa de lunático, de quem perdeu a noção do bom senso. Porém, existe uma forma de paixão que nada tem a ver com loucura, ao contrário, representa uma maneira saudável de viver. É um sentimento de entusiasmo, de arrebatamento, que nos mobiliza por inteiro em direção a algo com o qual nos identificamos.

Felicidade, entusiasmo, êxtase, são os sentimentos mais presentes naquelas pessoas que estabelecem vínculos profundos na vida, seja com o que for. Quando estes sentimentos predominam é porque as ligações que estabelecem com tudo à sua volta, acontecem ao nível da alma.
Escolhas feitas pelo ego geralmente estão relacionadas às paixões desmedidas, que trazem sofrimento e desespero. Aquelas que são feitas em sintonia com o Self, a parte de nós onde reside a sabedoria divina, trazem realização e um sentido profundo de harmonia com o Universo.

A ATIVIDADE DA PRESENÇA EU SOU
Extraído do Livro de Ouro de Saint Germain, este texto de autoria do próprio Mestre fala da constante atividade de Deus em nossa vida e como a afirmação do Eu Sou deve ser usada para manifestar perfeição.

A vida, em todas as suas atividades, onde quer que se manifeste, representa Deus em Ação. Devido ao desconhecimento de como aplicar o pensamento-sentimento, os humanos interrompem a passagem da Essência de Vida. Se assim não fosse, a vida expressaria sua perfeição, com toda naturalidade, em todos os seus momentos.

A tendência natural da vida é o convívio com o Amor, a Paz, a Beleza, a Harmonia e a Opulência. É indiferente para a própria vida se vos utilizais ou não destes benefícios. Mas eles continuam surgindo, mais e mais, para manifestar sua perfeição, sempre com o impulso vivificador que lhes é inerente.

Eu Sou é a atividade da vida. É inacreditável como os estudantes mais sinceros nem sempre chegam a captar o verdadeiro significado destas duas palavras!

Quando dizeis Eu Sou, sentindo profundamente, contatais a Fonte da Vida Eterna para que ela transcorra, sem obstáculos, ao longo do seu curso. Assim, abris amplamente a porta para seu fluxo natural.

... Tende cuidado em não fixar a atenção naquelas coisas das quais quereis livrar-vos. Não deveis lembrar daquilo que não deu certo. Não é maravilhoso que, depois dos séculos em que estivestes construindo limitações, possais, em pouco tempo, extirpá-las, conquistando a liberdade através do teu próprio esforço?

A forma mais rápida de conseguir essa conquista é empregando o humor. A sensação leve que dá a alegria, permite maravilhosas manifestações. Se vos empenhais em invocar a Lei do Perdão, podeis consumir todas as más criações do passado com a Chama Violeta Transmutadora e sereis livres.

Deveis ter consciência de que a Chama Violeta é Ativa Presença de Deus agindo.

Quando sentis desejo de fazer algo construtivo, esforçai-vos, com toda força interior, para consegui-lo. Mesmo que não presencieis a manifestação imediata, não vos preocupeis, pois os frutos virão inevitavelmente.

Sabei que é possível fazer tão consciente a Presença de Deus que, a qualquer momento, podereis ver e sentir Sua Radiação derramando-se plenamente em vós. Para tudo o que não quer, o estudante demonstra a confiança no mundo exterior.

Por isso, para que se concretize o que ele deseja, deve confiar na materialização do que já foi elaborado no plano espiritual. Deve sempre acreditar em si mesmo colocando em prática estes ensinamentos, intensificando esta atividade. - Mestre Ascencionado Saint Germain - O Livro de Ouro de Saint Germain está disponível para download no site www.eusouluz.hpg.ig.com.br




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa