Menu

Vivendo no caos

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:07


Observando o mundo atual, é quase impossível não ter a sensação de que vivemos no caos. No entanto, o que poucos parecem perceber é que o exterior é simplesmente o reflexo, a expressão do estado interior do homem.

Infelizmente, a maioria dos seres humanos se debate tentando administrar o caos de suas vidas, sem conseguir enxergar esta simples verdade. A sociedade alimenta esta inconsciência, pois ela é bastante conveniente para a sua sobrevivência.

Paradoxalmente, os assim chamados "despertos" são considerados insanos pelos poderes constituídos. Mas, ao contrário disso, são um farol na escuridão, uma fonte de água limpa e cristalina, que pode matar a sede daqueles que buscam a verdade.

Surge um momento em que a total incapacidade de se lidar com a vida, nos seus mais simples aspectos, faz com que a angústia e a infelicidade atinjam um grau insuportável. Podem ocorrer, então, duas possibilidades: o mergulho total na insanidade ou um despertar interior, que nos mobiliza a ir em busca de respostas.

E, ainda que inicialmente tentemos encontrá-las num agente exterior, um guru, um mestre, se ele for autêntico, nos estimulará aos poucos a trilhar o caminho de volta.

Olhar para dentro, enfrentar os porões escuros da nossa interioridade, é a única saída para a libertação. Ali encontraremos a escuridão, mas também a luz, que durante muito tempo julgávamos inexistir.

Não há saída possível sem esta disposição. A fronteira entre o caos e a harmonia, é uma linha tênue, que só pode ser cruzada por aqueles que se dispuserem a realizar a caminhada com coragem, determinação e, acima de tudo, confiança.

Osho,
Alega-se que podemos aprender com o caos. Quanto mais o homem precisa para despertar? (Sol Lewis).
"O caos não está lá fora -o exterior é um cosmos-, mas lá dentro é um caos.
E é por causa do caos interior que as pessoas não olham para dentro. Elas estão com medo de olhar, muito medo de olhar para dentro. Elas se mantém ocupadas de todas as formas possíveis de modo que não há tempo de sobra, não há espaço para olhar para dentro. Elas vão ouvir os Buddhas, que dizem: "Conhece a ti mesmo". Elas entendem perfeitamente bem o que se entende por "conhecer a si mesmo", mas elas não fazem qualquer esforço para conhecer a si mesmas. Elas estão com medo do caos.
No interior, há caos. Lá fora não é o caos. As estrelas estão se movendo em um ritmo, toda a existência é rítmica, está em absoluto acordo. É apenas a mente do homem que está em um caos. E se você vir algum caos lá fora, é feito pelo homem, é criado pelo homem.
O homem permanece num caos a menos que ele se torne uma não-mente. A mente é um caos -a mente é obrigada a ser um caos- e tornaram-se identificados com ela. Qual é a ideia? - Passado mais futuro. O presente não é parte da mente, o presente pertence à existência - e o presente é absolutamente uma harmonia.
O passado não existe mais e o futuro ainda não chegou. E sua mente é composta por essas duas coisas não-existenciais: memórias e imaginação, lembranças e desejos, memórias e esperanças. É por isso que você está vivendo em um estado de loucura.
Todo mundo é insano dentro. Nós não chamamos alguém insano a menos que ele se mova muito ao extremo, mas a diferença entre os loucos e os chamados sãos é apenas de grau - e tudo pode provocá-lo.
Você apenas está fervendo em algum lugar perto, 99 graus, apenas um grau mais - o seu negócio falha, você vai à falência, sua esposa morre - e um grau é adicionado aos seus 99 graus, e você começa a evaporar, você é insano.
Os psiquiatras, psicoterapeutas, a função de todos é só mantê-lo dentro dos limites... Eles o mantém normalmente anormal - que é a sua função. Eles são os agentes da sociedade, como nos velhos tempos, os sacerdotes eram os agentes da sociedade. Psicoterapeutas são os novos sacerdotes, um novo sacerdócio, que funciona para manter essa sociedade correndo, que mantém esta sociedade acreditando que tudo está ok.
Nada está ok. Todo mundo está à beira de uma avaria, e qualquer coisa, qualquer acidente, pode empurrá-lo para o mundo da loucura. Você está ficando pronto, você está sempre se preparando. Quanto mais sensível você for, mais vivo você estiver, maior será a possibilidade de que você possa enlouquecer".

OSHO - Caminhando no Zen, Sentando no Zen.

De 15 a 20 de maio, estarei no Rio de Janeiro realizando atendimentos e palestras. Para mais informações, escrevam para o meu e-mail.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa