Menu

Viver em liberdade

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:17


Quando ainda somos imaturos, acreditamos que ser livre é poder fazer absolutamente tudo o que desejarmos... satisfazer todos os nossos anseios, sejam eles quais forem.

Na maturidade, aprendemos que a liberdade consiste numa grande responsabilidade, pois se a satisfação absoluta de nossos desejos implicar em dor ou sofrimento para outras pessoas, mais cedo ou mais tarde, a vida nos cobrará o preço de nossa inconsequência.

É claro que o Livre-Arbítrio nos permite fazer qualquer escolha, mas a consciência de que ela tem um preço, faz toda a diferença. Aos poucos, vamos aprendendo a selecionar aquilo que realmente vale a pena e do que podemos abrir mão tranquilamente.

Os valores que norteiam nossa vida vão se modificando à medida em adquirimos maturidade emocional e, principalmente, espiritual. A existência espera de nós escolhas conscientes, não egocêntricas, o que significa sempre levar em conta os sentimentos alheios.

É claro que o critério essencial é sempre a nossa própria felicidade e, às vezes, conquistá-la implica em desagradar alguém. Porém, se fazemos isso de modo absolutamente sincero, expressando nossa compaixão pelo outro, ao invés de simplesmente agir de modo indiferente e egoísta, estaremos evitando a criação de um elo cármico.

A consciência é a única bússola que deve direcionar nossas escolhas, sejam elas quais forem. Quando ela está presente, sempre há respeito por nós mesmos e pelos demais e, assim, as leis essenciais da vida jamais são violadas.

Com a liberdade vem a responsabilidade. Liberdade é responsabilidade. Mas a mente é muito esperta, a mente interpreta isso do seu jeito: ela sempre dá ouvidos somente ao que quer ouvir. Ela vai interpretando as coisas à sua maneira. A mente nunca tenta entender o que é realmente a verdade. Ela já tomou a sua decisão...

...As pessoas continuam falando sobre liberdade, mas não é liberdade o que elas querem exatamente, elas querem irresponsabilidade. Elas pedem por liberdade, mas no fundo, inconscientemente, elas pedem por irresponsabilidade, abuso de liberdade. Liberdade é maturidade; licenciosidade (abuso da liberdade) é muito imaturo. A liberdade só é possível quando você está tão integrado que você pode ter a responsabilidade de ser livre. O mundo não é livre porque as pessoas não estão amadurecidas. Osho.




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa