Menu

O medo de errar

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:25


Uma das maiores fontes de sofrimento do ser humano é o medo de errar. Este sentimento está diretamente relacionado com o medo do julgamento alheio.

Quando somos colocados em alguma situação onde nos tornamos o centro das atenções e, consequentemente, temos nosso comportamento avaliado por outras pessoas, nossa segurança é posta em xeque.

Aqueles que não desenvolveram uma confiança sólida em suas qualidades costumam ter pavor da exposição. O medo não significa que a pessoa insegura não possua qualidades ou talentos.

A questão é que ela duvida destes dons, talvez porque tenha tido pais muito exigentes e cobradores, para os quais nada nunca era considerado suficientemente bom.

Ou, também, pelo fato de que em algum momento, não teve o reconhecimento esperado e por essa razão introjetou a ideia de que é incapaz.

A crítica costuma ser o maior pesadelo daqueles que se tornaram dependentes da opinião alheia, para se sentirem alguém de valor.

A liberdade só pode vir no momento em que deixamos de ver no insucesso uma condenação definitiva. Enquanto não aprendemos a aceitar que a vida contém, na mesma medida, a realização de nossos desejos e sua frustração, permanecemos estagnados, abrindo mão da possibilidade de realização pelo receio do fracasso.

"Não se preocupe com críticas e não fique interessado em elogios.
Se você estiver interessado em ser elogiado pelos outros, então, você não poderá ficar indiferente à crítica.
Mantenha-se à parte.
Elogio ou crítica, é tudo a mesma coisa".
Osho






estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 97


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa