Menu

O medo do fracasso

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 26/05/2021 16:32:02


Uma das principais causas de angústia para o ser humano é o medo do fracasso. Esse conceito, geralmente está relacionado à ausência de reconhecimento do mundo exterior, que se manifesta através da escassez financeira.

Como a questão material está intrinsicamente ligada ao nosso sentido de autoestima, quando não conseguimos atingir o patamar determinado pela sociedade no que se refere ao sucesso, o sentimento de inadequação e incapacidade nos invade, invariavelmente.

Para fugir desta armadilha só há uma saída, e ela se resume na capacidade de rever as próprias necessidades, de modo a descobrir quais são as que de fato possuímos, e quais as que nos foram impostas como sendo essenciais.

Conforme vamos revendo as nossas escolhas, descobrimos que somos livres para optar por aquelas que falam direto à nossa alma, ao invés de simplesmente aceitar como inevitável o padrão imposto de fora.

Assim, vamos nos fortalecendo até que conseguimos escolher as situações de vida em que a recompensa material, mesmo não sendo espetacular, permite-nos viver com toda a dignidade.

O conceito de valor que nos atribuímos não estará mais relacionado à quantidade de dinheiro que conseguirmos acumular, mas sim, à intensidade da satisfação que alcançaremos ao seguir, acima de tudo, nosso coração.

É claro que ter recursos materiais abundantes pode ser satisfatório mas, se eles não estiverem presentes, nem por isso devemos nos considerar seres de segunda classe.

Quanto mais peso colocarmos na riqueza material, maior será a chance de que nos sintamos sem qualquer valor, caso ela não esteja presente e, consequentemente, fiquemos paralisados pelo medo de fracassar na tentativa de alcançá-la.

'Não iremos nos tornar algo - nós já somos algo. Essa é a essência da mensagem daqueles que despertaram: que você não tem que alcançar coisa alguma, isso já lhe foi dado. É o presente de Deus. Você já está onde deveria estar, nem poderia ser diferente, você não pode estar em algum outro lugar.

Não há nenhum lugar onde ir, nada para alcançar. E como não há nenhum lugar para ir e nada a ser realizado, você pode celebrar. Assim não há pressa, não há preocupação, nem ansiedade, nem angústia, nem medo de fracassar.

Você não pode fracassar. Pela própria natureza das coisas é impossível fracassar, porque não existe a questão de ter sucesso".

Osho



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa