Menu

A valiosa sabedoria do I Ching

por Elisabeth Cavalcante em Oráculos
Atualizado em 16/09/2002 17:30:40


O Livro das Mutações – I Ching - é considerado o mais antigo livro de sabedoria do mundo ainda em uso corrente. A grande maioria dos estudiosos considera o I Ching uma importante fonte das duas grandes correntes do pensamento chinês: o taoísmo e o confucionismo.

Prova disso é fato dele fazer parte dos Seis Livros Canônicos de Confúcio. Há dois mil e quinhentos anos, este sábio chinês acrescentou comentários importantes ao I Ching, que nele figuram até hoje. Para Confúcio, a idéia central do livro era o conceito de mutação, exemplificado por uma frase que o filósofo teria dito ao observar a correnteza de um rio: “Tudo segue, fluindo, como esse rio, sem cessar, dia e noite”.

Quase à mesma época, Lao Tse escreveu o seu Tao Te King, que constitui um importante ponto de estudo para a religião taoista. Para elaborá-lo, buscou inspiração no Livro das Mutações.

A filosofia do I Ching

É interessante notar que os tipos de problemas para os quais o I Ching dá orientação parecem ser os mesmos que se repetem em cada comunidade humana e em qualquer forma de organização social. Independentemente da época ou lugar, sempre ocorrem problemas no relacionamento entre as pessoas, entre estas e a comunidade e entre as comunidades.

A despeito do progresso contínuo e acelerado da ciência moderna, a grande maioria das pessoas ainda sofre de problemas para os quais parece não haver soluções simples, nem base racional para uma escolha de ação. Na verdade, poucos têm claramente desenvolvida a consciência de que cada ação de sua parte levará a uma conseqüência pré-determinada.

E é exatamente esse o direcionamento que o I Ching procura dar àqueles que o consultam. Em outras palavras, o oráculo não prevê as situações futuras, mas indica a situação presente. Os ensinamentos do livro sugerem como enfrentar a realidade que se apresenta, explicam as fases de desenvolvimento da ação que deve ser empreendida e indicam o resultado dessa ação, sempre que se tenha agido de acordo com as sugestões recebidas.

Na verdade, cabe à nossa sensibilidade e inteligência perceber a mensagem que o I Ching transmite. Para a sabedoria chinesa, conhecer as forças que agem num determinado momento de nossa vida, pode ser muito importante, porque, conhecendo-as, poderemos, ao invés de nos opormos a elas, avançar junto com elas, colaborando assim com o movimento natural da vida.

Mas, para que o I Ching nos dê uma resposta adequada, a formulação da pergunta é muito importante. Em outras palavras, só se conhecermos bem os motivos e circunstâncias que envolvem a nossa pergunta, poderemos decodificar a linguagem simbólica do oráculo.

O I Ching se diferencia de todos os outros oráculos e métodos divinatórios pelo fato de não considerar o futuro como um tempo fixo e imutável e não dar instruções precisas do tipo “você receberá uma herança”. Ao invés disso, o Livro das Mutações considera o presente como um conjunto de possibilidades que mudam, segundo as influências cósmicas do momento para cada pessoa e para cada pergunta formulada, e sugere um determinado comportamento.

Nessas sugestões é fácil perceber uma raiz filosófica, ética e religiosa, assim como algo intangível e oculto, que sempre surpreende. O I Ching nos ajuda a viver a vida integralmente, a sermos criativos, dirigindo nosso próprio curso de ação no sentido da plena realização interior.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 40


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa