Menu

A viagem arquetípica nos arcanos do Tarot

por Elisabeth Cavalcante em Oráculos
Atualizado em 15/07/2002 11:43:05


A jornada do ser humano na Terra pode ser definida como uma viagem com um objetivo específico: atingir a união com Deus.

Este caminho pode ser percorrido cegamente e de forma inconsciente, ou através do aprofundamento do contato com as suas verdadeiras origens divinas.

O mundo do inconsciente ou dos arquétipos psicológicos, segundo a terminologia do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, traz em si o mistério dessa origem na divindade.

Um dos mais poderosos instrumentos de acesso a esse mundo são as cartas do tarot. De um modo geral, podemos dizer que as 56 cartas dos Arcanos Menores representam o eu exterior ou a personalidade do homem, enquanto as 22 cartas dos Arcanos Maiores simbolizam o reino secreto do eu interior ou individualidade.

Tendo em vista que o principal objetivo desse baralho é facilitar o autoconhecimento, é necessário que olhemos as cartas principalmente sob o aspecto da sua correspondência com funções e princípios psicológicos dentro da psique humana.

Longe de terem sido concebidos artificialmente por artistas que trabalhavam apenas no nível consciente, esses símbolos são habitantes permanentes do inconsciente coletivo. A nossa alma já está familiarizada com o simbolismo arquetípico das cartas e, estimulada por elas, a recordação da natureza dos poderes arquetípicos atingirá mais uma vez a superfície de nossa mente consciente.

O Louco, ou a carta zero, simboliza a fonte espiritual primitiva e o derradeiro destino de todos os poderes e de todos os seres manifestados. Ela representa o Alfa e o Omega da manifestação, o Nada de onde todas as coisas procedem, e ao qual todas elas se reduzem no final dos tempos.

Do ponto misterioso da unidade original e final, simbolizado pela carta zero, ou pelo Louco, procedem três correntes, ou raios, cada um constituído de sete cartas dos Arcanos Maiores, que juntas somam vinte e um. O primeiro deles (de um a sete ou do Mago ao Carro) representa a área de poderes criativos, ou das causas no interior do inconsciente coletivo.

O segundo setenário (de oito a quatorze ou da Força à Temperança) consiste em representações das leis através das quais os poderes primordiais do primeiro setenário são canalizados para a manifestação. O terceiro e último setenário (de quinze a vinte e um ou do Diabo ao Mundo) simboliza os resultados ou as manifestações concretas concluídas dos primeiros sete poderes, quando estes surgem na sua condição concreta ou diferenciada.

As cartas falam diretamente à nossa intuição, às forças inconscientes de nossa alma. O fato mais importante a ser fixado na mente é que não existe nada casual ou acidental no Universo e que os eventos exteriores – não importa quão triviais possam parecer – estão intimamente relacionados com ocorrências no interior da psique do homem.

Desse modo, a adivinhação através do tarot pode ser definida como um método prático no qual se constrói uma ponte entre o mundo onde ocorrem eventos físicos temporais e o mundo eterno dos arquétipos do inconsciente coletivo.

Se reconhecermos que estamos constantemente moldando o nosso futuro, ao estabelecermos um contato mágico com o nosso inconsciente, podemos vir a conhecer muito sobre o nosso futuro e, o que é mais importante, podemos influenciar nosso futuro e alterá-lo, tornando-nos dessa forma, pelo menos até certo ponto, senhores de nosso destino.

Conheça os testes de Tarot


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa