Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O simbolismo arquetípico do Tarô

O simbolismo arquetípico do Tarô Publicado dia 9/1/2017 7:05:10 PM em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O nome Tarô tem sua origem nas palavras egípcias Tar (Caminho) e Ro (Real). Juntas, podemos traduzi-las como O Caminho Real, ou A Estrada Real. As 78 cartas deste baralho constituem um valioso instrumento de acesso ao inconsciente humano, e podem ser de grande ajuda em nosso processo de autoconhecimento.

Durante séculos, as descobertas arqueológicas da humanidade trouxeram à tona representações simbólicas comuns aos seres humanos, independentemente de sua época ou cultura.

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (criador do conceito de psicologia analítica), foi o primeiro a aprofundar-se no estudo destes símbolos, denominando-os manifestações do "inconsciente coletivo" da espécie humana.

Para embasar seus conceitos, Jung apresentou provas extraídas de seu trabalho entre os chamados "loucos" e as centenas de pessoas "neuróticas" que lhe pediam uma resposta para os seus problemas. As provas apontavam que a maior parte das formas de insanidade e desorientação mental, eram causadas por um estreitamento da consciência.
Ou seja, quanto mais racionalmente focalizada fosse a consciência do homem, tanto maior seria o grau de repressão das forças universais do inconsciente coletivo dentro dele e, consequentemente, o surgimento de doenças e desequilíbrios psicológicos.

Jung reconheceu de pronto, no tarô, a potencialidade em antecipar os padrões profundos do inconsciente coletivo, visto que os conceitos trazidos "à luz da consciência" pelas cartas, são comuns a todo ser humano.

O tarô constitui uma das mais importantes ferramentas que temos à disposição para que possamos utilizar em nosso próprio beneficio, ou para ajudar outras pessoas em seu caminho evolutivo.

Para quem deseja um mergulho profundo no estudo desse oráculo, estou oferecendo um curso Vivencial e Profissionalizante. Ele será ministrado em 04 módulos, sendo dois módulos para os Arcanos Maiores e dois módulos para os Arcanos Menores, que incluem apostila e certificado de participação.

Além disso, posteriormente haverá aulas de supervisão e treinamento prático, para quem assim o desejar, pessoalmente ou via skype.

O Módulo I, será realizado nos dias 28/29 de outubro no Espaço Aquarius, localizado na cidade de Joanópolis-SP.

Ali, em sintonia com a natureza exuberante do local, desfrutando de uma alimentação vegetariana, faremos uma imersão no estudo simbólico dos Arcanos Maiores, e estabeleceremos uma conexão com a energia dos Arquétipos por eles representados, através de vivências de biodança.

Informações e inscrições através do email: elisabeth.cavalcante@gmail.com

por Elisabeth Cavalcante


Obrigado por votar

O artigo recebeu 237 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Vencendo os problemas
Quando vai haver algo de realmente novo em você?



Continue lendo
Como enfrentar e superar as adversidades que a vida nos propõe?
Quem leva quem?
O ópio do povo
Efeito luz, efeito sombra

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa