Home > Oráculos

O tarô como caminho terapêutico

por Elisabeth Cavalcante

O tarô como caminho terapêutico

"Não posso provar a você que Deus existe, mas meu trabalho provou empiricamente que o "padrão de Deus" existe em cada homem, e que esse padrão é a maior energia transformadora de que a vida é capaz de dispor ao indivíduo. Encontre esse padrão em você mesmo e a vida será transformada." (Jung).

Não é difícil de imaginar o impacto destas palavras de Carl Gustav Jung, - psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, e discípulo de Freud no início de sua carreira, - no chamado "mundo da ciência".

Para Jung o desenvolvimento da consciência deveria abranger todas as formas não racionais de sabedoria, entre as quais se incluíam o tarô, a astrologia, o I ching, que à época eram vistos pelo mundo da racionalidade, como superstições e crendices.

O conceito de inconsciente coletivo que Jung trouxe à luz, dizia respeito aos processos emocionais inconscientes, comuns a todo ser humano, independente da cultura onde houvesse se desenvolvido.

Jung percebeu, através de suas experiências com o tarô, que as imagens das cartas podiam ativar processos psíquicos que lhe permitiam esclarecer coincidências que ele definiu como "sincronicidade".

A sincronicidade foi outro conceito junguiano extremamente importante, pois através dele se pode perceber que os acontecimentos estão em sintonia com o que pensamos e o que sentimos. Coincidências são, na verdade, indícios importantes que podem nos ajudar a tomar decisões na vida.

Os 22 Arcanos Maiores do Tarô representam a jornada da vida, repleta de experiências e desafios que são, na verdade, oportunidades para o crescimento interior, que Jung chamou de individuação.

Esses Arcanos  são expressões da psique humana, e sua análise pode trazer à tona o universo psicológico desconhecido daquela consciência, revelando conteúdos essenciais para a compreensão de muitas situações de vida que ela experiencia .

Por essa razão, o tarô é um recurso terapêutico importante para quem deseja se aprofundar no autoconhecimento e na superação de questões emocionais.

Amigos de São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho, estarei ministrando novamente o Módulo I do Curso Intensivo de Tarô, no qual estudaremos os 22 Arcanos Maiores. O curso inclui apostila e certificado. Interessados poderão obter mais informações no meu email.




Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 21/04/2018 09:31:00

Veja também
Você sabe como fazer o Amor dar certo?
Amor e sexo: escolha a sua fantasia!
Qual é o seu lugar?
Mediunidade e Transtornos Psicológicos
Medo x Inteligência!
Por favor, e obrigado!


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. 3 dicas para não deixar seu relacionamento acabar!
2. Poderosa Oração a Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza!
3. Fogo, Terra, Ar e Água
4. Caminhando de Volta para o Lar...
5. Discernimento e crescimento consciencial
6. Urano, regente de Aquário: liberdade ou rebeldia?
7. Sentimentos
8. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa