Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O tarô como caminho terapêutico

O tarô como caminho terapêutico Publicado dia 4/21/2018 9:31:00 AM em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

"Não posso provar a você que Deus existe, mas meu trabalho provou empiricamente que o "padrão de Deus" existe em cada homem, e que esse padrão é a maior energia transformadora de que a vida é capaz de dispor ao indivíduo. Encontre esse padrão em você mesmo e a vida será transformada." (Jung).

Não é difícil de imaginar o impacto destas palavras de Carl Gustav Jung, - psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, e discípulo de Freud no início de sua carreira, - no chamado "mundo da ciência".

Para Jung o desenvolvimento da consciência deveria abranger todas as formas não racionais de sabedoria, entre as quais se incluíam o tarô, a astrologia, o I ching, que à época eram vistos pelo mundo da racionalidade, como superstições e crendices.

O conceito de inconsciente coletivo que Jung trouxe à luz, dizia respeito aos processos emocionais inconscientes, comuns a todo ser humano, independente da cultura onde houvesse se desenvolvido.

Jung percebeu, através de suas experiências com o tarô, que as imagens das cartas podiam ativar processos psíquicos que lhe permitiam esclarecer coincidências que ele definiu como "sincronicidade".

A sincronicidade foi outro conceito junguiano extremamente importante, pois através dele se pode perceber que os acontecimentos estão em sintonia com o que pensamos e o que sentimos. Coincidências são, na verdade, indícios importantes que podem nos ajudar a tomar decisões na vida.

Os 22 Arcanos Maiores do Tarô representam a jornada da vida, repleta de experiências e desafios que são, na verdade, oportunidades para o crescimento interior, que Jung chamou de individuação.

Esses Arcanos  são expressões da psique humana, e sua análise pode trazer à tona o universo psicológico desconhecido daquela consciência, revelando conteúdos essenciais para a compreensão de muitas situações de vida que ela experiencia .

Por essa razão, o tarô é um recurso terapêutico importante para quem deseja se aprofundar no autoconhecimento e na superação de questões emocionais.

Amigos de São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho, estarei ministrando novamente o Módulo I do Curso Intensivo de Tarô, no qual estudaremos os 22 Arcanos Maiores. O curso inclui apostila e certificado. Interessados poderão obter mais informações no meu email.


por Elisabeth Cavalcante


Obrigado por votar

O artigo recebeu 243 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Vencendo os problemas
Quando vai haver algo de realmente novo em você?



Continue lendo
Como enfrentar e superar as adversidades que a vida nos propõe?
Quem leva quem?
O ópio do povo
Efeito luz, efeito sombra

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa