Menu

Os Arcanos Maiores do Tarô e a Cabala

por Elisabeth Cavalcante em Oráculos
Atualizado em 19/05/2003 11:05:43


Entre os inúmeros ensinamentos e sistemas espirituais que surgiram no decorrer de toda a história de nossa evolução, muitas tentativas têm sido realizadas para representar o mapa do Projeto Divino. Há uma que merece especial atenção: é o grande caminho simbólico do tarô e da cabala combinados.

A Cabala é um conjunto de idéias místicas e cósmicas que se encontram numa figura simbólica denominada A Árvore da Vida, que mostra o modo como o Ser não manifestado e infinito assumiu um aspecto finito e manifestado através de emanação.

Ela também mostra como a manifestação finita pode recuperar a sua condição original de infinitude, reconstituindo os passos de seu surgimento.
Historiadores acadêmicos, materialistas céticos e devotos cabalistas hebreus, e um grande número de outros críticos, condenaram durante muito tempo a combinação da Cabala com o Tarô num sistema unificado, realizado abertamente pela primeira vez por Éliphas Lévi no início do século XIX e que continua sendo feito pelos ocultistas modernos até os dias de hoje.

Éliphas Lévi (Alphonse Louis Constant) considerava que as vinte e duas cartas dos chamados Arcanos Maiores do baralho do tarô possuíam um incomparável poder místico para instruir e inspirar a alma do homem. Ele também observou que a Árvore da Vida possui vinte e dois caminhos ou canais, que ligam as dez esferas ou centros de Poder Divino manifestado (Sephiroth) umas com as outras, e que são definidas pelas vinte e duas letras do alfabeto hebraico.

Uma das observações dos críticos era que Eliphas Lévi havia tomado uma questão de coincidência por uma ligação estrutural e histórica. A esta objeção, eruditos místicos e mágicos da França e da Inglaterra responderam que esta ligação sempre foi conhecida por alguns iniciados nos mistérios herméticos e de magia, mas que simplesmente não havia sido revelada publicamente até os dias de Éliphas Lévi.

Para nós, discussões à parte, o que interessa é que esta ligação funciona. A coincidência dos dois sistemas (a Cabala e o Tarô), se é que ocorre, não é uma mera concordância acidental de circunstâncias não relacionadas, e sim uma concordância significativa de grande poder e finalidade psicológica ou mística.

Ao encontrarmos uma maneira útil de relacionarmos as cartas dos Arcanos Maiores com os caminhos ascendentes da Árvore da Vida, podemos utilizá-los de modo fácil e com êxito, meditando sobre eles na seqüência correspondente aos caminhos ascendentes da Árvore da Vida, e dessa forma subir na árvore partindo de sua base terrestre até a sua copa celestial. Para fazer isso de modo eficiente, será necessário que nos familiarizemos com os fundamentos dos centros de emanação, bem como com os caminhos da Árvore.

Embora para muitos a Cabala ainda permaneça envolta numa aura de dificuldade e hermetismo, ela deve ser considerada excepcionalmente adequada às necessidades tanto do Iniciado que está à procura da iluminação divina, como também do homem e da mulher ocupados com a vida cotidiana.

O sistema da Cabala, expresso de modo prático através dos Arcanos Maiores do Tarô, especialmente quando compreendido e praticado como uma disciplina de realização interior, é da maior e da mais evidente utilidade e praticidade que se possa imaginar. Aqueles que se dispuserem a experimentar este caminho com disciplina e vontade não se arrependerão.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa