Menu

Os opostos em nossa vida

por Elisabeth Cavalcante em Oráculos
Atualizado em 23/01/2004 14:13:40


A vida na dimensão da dualidade faz com que os opostos sejam uma presença permanente em tudo o que experimentamos. Emerson explica muito bem os opostos em seu ensaio Compensação: “Encontramos a polaridade ou ação e reação em toda parte da natureza: treva e luz, calor e frio, fluxo e refluxo das marés, masculino e feminino, inspiração e expiração das plantas e animais, gravidade centrífuga e centrípeta. Um dualismo inevitável permeia a natureza, de tal forma que cada coisa é uma metade e supera outra coisa que a torna inteira, como espírito e matéria, homem e mulher, par e ímpar, subjetivo e objetivo, dentro e fora, superior e inferior, movimento e repouso, sim e não. Cada doce tem o seu amargo, cada mal possui o seu bem”.

Por isso, o tempo todo surge a necessidade de escolhermos entre dois caminhos: o equilíbrio e a paz ou as ilusões do ego com a angústia inevitável que as acompanham. O I Ching aponta os opostos, assim como sorte e infortúnio, sucesso e fracasso, etc. Também ensina como conciliar esses opostos em nossa vida. As palavras sorte e infortúnio no I Ching referem-se aos bons resultados ao usarmos o inconsciente de maneira certa e às perdas decorrentes ao negarmos a sabedoria que habita em nós.

Se um hexagrama aponta, por exemplo, um padrão de fracasso, cabe a nós nos voltarmos para nosso interior, nosso inconsciente, e entrarmos em harmonia com a Sabedoria Infinita, para que ela nos guie no processo de transmutação dessa energia em seu oposto.

Ao afirmar “O sucesso me pertence agora, através do poder da Consciência Superior Infinita”, triunfaremos sobre os obstáculos, na medida em que perseverarmos em aderir a essa Presença e Poder que existe em nós e que NUNCA falha.

Desse modo, conciliamos os opostos em nossa mente, pois os pensamentos vêm aos pares. Desviando nossa atenção do pensamento negativo e concentrando-a com firmeza, no positivo, todo nosso poder interior flui para esse ponto focal de atenção e a vitória sobre a negatividade fica assegurada.

É preciso que reconheçamos o valor que existe na oposição. Se não tivéssemos desafios, dificuldades ou problemas, não descobriríamos o Divino em nós. Os opostos em nossa vida permitem-nos aguçar nossos instrumentos mentais e espirituais, pelos quais superamos os obstáculos e conciliamos os opostos, experimentando a alegria da positividade e do equilíbrio. A cada dia é preciso aprender a dizer “sim” a todas as coisas boas da vida e “não” a todas as coisas ruins, que tiram a nossa paz.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa