Menu

As principais utilizações da Grafologia

por Ana Cecília Amado Sette em Psicologia
Atualizado em 11/11/2001 22:11:03


Orientação profissional e educacional.
Orientação matrimonial.
Autoconhecimento.
Falsificações
Grafoterapia
Diagnósticos médicos.

Na psiquiatria, é utilizada para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento de diversas enfermidades, inclusive tendências suicidas e consumo de drogas.

Na criminologia, também é muito utilizada, para o conhecimento das tendências dos indivíduos, falsificações, etc.

Seleção de Pessoal, Promoções, Identificação do potencial :
As grandes, médias e pequenas empresas de todos os países desenvolvidos solicitam os serviços da grafologia para o estudo das aptidões e da idoneidade, a fim de promoverem seus empregados a cargos qualificados e selecionarem os candidatos a emprego. No Brasil, há alguns anos que foram substituídas as cartas de recomendação por informações grafológicas.


Vantagens da aplicação da grafologia nas empresas

1- Alto grau de acertos das conclusões tiradas;
Um grafólogo experiente, sério e com um excelente conhecimento da grafologia, psicologia, psicopedagogia, cultura geral e específica, tem a probalidade de 90% de acertos, desde que a amostra (redação) seja feita conforme as exigências.
2 - Permite detectar traços da personalidade, não identificáveis em outros métodos;
3 - Comparativamente, apresenta um custo baixo e utiliza poucos recursos;
4 - O material utilizado pelo Grafólogo é muito simples. O avaliado só precisa fazer uma redação;
5 - A pessoa avaliada não precisa, necessariamente, estar presente para ser analisada. É até melhor fazer a Avaliação sem conhecer o candidato, para que não haja nenhuma influência subjetiva. A entrevista será feita depois.
6 - Exige pouco tempo do avaliado; O tempo necessário para a elaboração de uma redação.
7 - Seus resultados são autênticos pois é impossível " preparar-se" para fazer um bom teste.
8 - Permite detectar, com profundidade, alguns traços da personalidade, não identificáveis por outros métodos.
Tais como:

Sinais de Desonestidade: mentira, cleptomania, mitomania, tendências suicidas, consumo de drogas, falsificações;

Aspectos Emocionais: auto-imagem, equilíbrio, autocontrole, administração das emoções e atitudes, impulsividade ou prudência, clareza de julgamento, paciência ou impaciência, auto- estima;

Aspectos da Inteligência: Inteligência viva, profunda, superficial, agilidade, flexibilidade de idéias, abstrata/concreta. Tipo de raciocínio: lógico- dedutivo (matemático), intuitivo ou os dois, se possui abertura intelectual para apreender atividades novas, reciclar os seus conhecimentos e usar a sua criatividade para adaptá-los à vida profissional, se a atenção é concentrada ou dispersa.

Postura profissional : Autoconceito, autocrítica; sabe se impor diante dos demais; sabe fazer seu "marketing pessoal", é exigente consigo mesmo e com os outros; procura efetuar um trabalho de qualidade. Tem automotivação; iniciativa; esforço pessoal.

Os seus potenciais: segurança, autoconfiança; organização; observação de detalhes, visão geral, se é perfeccionista, qual é o nível de energia, eficiência; dinamismo, força de vontade ativa ou passiva; ritmo em suas atividades.

Aspectos da Comunicação e dos Relacionamentos Interpessoais
Inibição ou espontaneidade nos contatos e nas atitudes; expressão verbal, clareza de idéias, fluência, persuasão, agressividade introversão/extroversão; consideração às pessoas a sua volta; sociabilidade, diplomacia; fácil/difícil adaptação; maturidade; ingenuidade/perspicácia;

Outros Aspectos: Lealdade, comprometimento; visão de conjunto; exigências, críticas, assertividade, planejamento, improvisação, autoridade; se estabelece contatos; cumpre prazos; aprecia desafios; se tem atitudes reativas ou pró-ativas; senso de oportunidade; se é combativo, tenaz para enfrentar os problemas; iniciativa; audácia e arrojo profissional. Autonomia, independência, como reage às regras da empresa, se tem poder de decisão, se gera receita para a empresa, se tem sentido prático, perseverança em suas ações, seu nível de eficiência;

Temperamentos: Quais os cargos ou profissões mais indicados para o temperamento do autor; as combinações dos temperamentos e Compatibilidade de gênios entre chefias, pares, parcerias ou sócios. Como conviver, o que mais irrita, quais as ocupações, sugestões, comportamentos e lazer adequados para o tipo.

A grafoterapia pode ser aconselhada nos seguintes casos:

Correção da auto-imagem negativa ou do fracasso
Correção de estados de angústia, depressão ou ansiedade
Correção dos defeitos de atenção e memória
Correção da vontade (instável, indecisa...)
Correção de certos defeitos de conduta moral
Correção de tendências hipocondríacas

Por exemplo:
Imaginemos uma pessoa “correta“ moralmente, mas com traços de baixa energia interna, vontade geral e segurança pessoal frágeis.

O traçado de sua escrita será: letra pequena, falta de pressão, pequeno espaço entre as letras e as palavras, hesitação, lentidão, inclinação para a esquerda, traços finais regressivos, espaçamentos desproporcionais, letras maiúsculas pequenas, zonas inferiores curtas, linhas descendentes, barras do ” t ”quase inexistentes etc.

É muito difícil uma pessoa ter tudo isto, é apenas um exemplo.

Para se modificar os traços desfavoráveis do seu temperamento, poderíamos recomendar:
que ela começasse, colocando uma pontuação mais alta, que fizesse predominar as curvas nas letras e que tornasse sua escrita mais ligeira, mais espaçada, mais aberta etc.

Num segundo momento, quando já tiver uma significativa mudança no traçado e adquirido um automatismo na execução da escrita, poderíamos recomendar: que mudasse ainda mais produzindo uma escrita mais arredondada, estruturada, rápida, nutrida, apoiada, alinhada, com as letras normalmente prolongadas para baixo e com as barras dos “t” mais firmes...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 232


ana
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa