Menu

Corpo, Alma e Sociedade - Parte2

por Flávio Gikovate em Psicologia
Atualizado em 23/08/2007 17:58:23


Nossa condição bio-psico-social.

O corpo interfere sobre a alma, assim como a alma interfere sobre o corpo. Apesar de sofrer a influência do corpo, a alma está longe de ser apenas uma extensão dele. O sistema de pensamentos, a capacidade de imaginar e de abstrair-se do simples registro dos fatos reais, a constituição de um código de valores, tudo isso somado à consciência de que se é capaz de tudo isso - além da já citada consciência da finitude da existência - define uma instância autônoma que transcende o corpo. A alma sofre a influência do corpo, mas não é apenas uma manifestação sofisticada da nossa química. Não creio que esteja próximo o dia em que teremos alguma idéia a respeito de como o cérebro “produz” pensamentos. Assim sendo, para fins práticos, devemos considerar a alma como independente, o que define a psicologia como uma ciência isolada e desvinculada da neurologia e da chamada neurociência. Qualquer reducionismo é ingênuo e empobrecedor. Costuma acontecer como parte da defesa de uma tese, uma teoria, um ponto de vista. Ora, o ponto de vista já é uma manifestação da própria alma. É a alma do pesquisador que estuda a neurociência! Por outro lado, desprezar os avanços no entendimento das funções cerebrais faz parte do mesmo procedimento simplificador e corporativista.

Como se não bastasse essa permanente dualidade entre nossa biologia e a psicologia, ainda teremos que introduzir um terceiro ingrediente que, em determinadas circunstâncias, pode vir a ser de fundamental importância. A aquisição da linguagem determinou, conforme suposição que já registrei, um surto extraordinário de avanços de todo o tipo, inclusive da comunicação entre os membros de uma dada comunidade. A transferência do conhecimento acumulado de uma geração a outra e a facilidade de comunicação entre as pessoas deve ter contribuído, por vários mecanismos, para o estreitamento do convívio e eventualmente para o aumento das dimensões de cada grupo humano. A maior ou menor competência para o uso da linguagem e do conhecimento pode ter se transformado em rival da competência física, elemento que, no início, deve ter sido o mais importante para o estabelecimento de hierarquias dentro dos grupos. É sempre muito difícil imaginar a existência de grupos sem que tendam a surgir lideranças, assim como diferenciações de funções e privilégios. Grupos maiores devem provocar uma diferenciação de papeis ainda mais desnivelada.

Não pretendo me alongar em nenhum aspecto desse texto, muito menos nesse que diz respeito ao estabelecimento das peculiaridades da vida em sociedade. O que importa aqui é deixar claro meu ponto de vista, qual seja, o de que os homens, agora unidos também por uma linguagem em comum, constituíram organizações sociais cada vez maiores e mais complexas, sujeitas a regulamentações cada vez mais complexas e sofisticadas. Elas tinham por objetivo definir, de modo claro, os papéis e funções de cada um de seus membros, o que, na prática, implicava na constituição de hierarquias de poder e privilégio a serviço dos mais fortes. Os mais fortes provavelmente não eram mais apenas aqueles dotados de adequada compleição física, mas também de habilidade e inteligência no manuseio da linguagem.

Não é o caso também de discutir as formas de uso da inteligência, o espaço que o desenvolvimento da linguagem abriu para a mentira e para o uso de argumentos falsos em defesa dos próprios interesses. O fato é que as organizações sociais foram se tornando mais complexas e submetidas a regulamentações cada vez mais sofisticadas no que diz respeito à produção e distribuição dos bens que elas foram capazes de gerar e também no que diz respeito à hierarquização dos papéis e poderes dentro de cada grupo. Penso que os poderosos sempre estabeleceram normas de conduta a serem seguidas por todos - quase sempre eles eram as únicas exceções, aqueles que não precisavam respeitar as regras que eles mesmos estabeleciam. A maioria das pessoas respeitava - e ainda hoje respeita - as regras por medo das represálias a que poderiam estar sujeitas. Tais regras vão desde coisas importantes, ligadas à preservação do grupo, até a constituição de normas elementares e irrelevantes. Aquelas mais importantes são punidas de forma severa, que pode ser até mesmo a condenação à morte. As mais irrelevantes serão objeto de ironias e escárnio por parte das outras pessoas, o que é incrivelmente constrangedor e humilhante para a grande maioria das pessoas. Assim, por medo da rejeição “dos outros”, obedecemos a normas desnecessárias - e que regulamentam assuntos privados e fúteis - que nos vêm de fora e com as quais muitas vezes não estamos de acordo.

Está assim constituído o terceiro braço autônomo que interfere no modo como sentimos, pensamos e agimos: vivemos e dependemos da sociedade, o conjunto das pessoas com as quais dividimos um espaço, uma mesma língua e em relação às quais nos sentimos obrigados a respeitar os costumes e usos sem sequer questionarmos o modo como eles foram constituídos. O meio social interfere até mesmo no modo como pensamos e imaginamos, especialmente numa sociedade como a atual, incrivelmente diferenciada e rica em estratégias de interferência sobre nossa subjetividade. Nunca a sociedade influenciou tanto a alma como nessa era da cultura de massas que temos vivido nos últimos 100 anos. O cinema, a televisão e principalmente a publicidade definem muitos dos nossos pontos de vista, gostos e até mesmo aspirações e fantasias. Imaginamos da forma como nos ensinam a fazê-lo. Sonhamos com o que nos mandam sonhar.

Temos estado muito preocupados com nossos mecanismos neurológicos e com a influência da química cerebral sobre nossos atos e pensamentos. Deveríamos estar muito mais atentos às influências que nos chegam de fora, da sociedade. Sob a aparência de uma liberdade máxima, nunca fomos tão explicitamente padronizados, domesticados e manipulados. É claro que tudo isso nos deprime, faz mal à nossa alma. A alma, pobre coitada, ficou exprimida entre uma sociedade opressora e um estado químico cerebral de caráter essencialmente depressivo! Eis o ser humano, um ser bio-psico-social. Hoje em dia é essencialmente um ser social, vítima de uma ordem econômica opressiva e cheia de mandamentos quase impossíveis de serem cumpridos. É um ser também biológico, deprimido, angustiado e insone por força de um massacre social inusitado e insuportável. Um ser cuja psicologia está submersa e inoperante.Um aspecto que merece breve menção é o ressurgimento de correntes evolucionistas, aquelas que pretendem explicar nosso comportamento em função de aquisições, impressas em nossa carga genética, que teríamos feito ao longo dos milhões de anos da evolução das espécies e relacionados à nossa preservação. Elas, via de regra, confirmam comportamentos que a sociedade aceita. Por exemplo, os homens tenderiam a ser mais promíscuos sexualmente do que as mulheres para que o maior número delas fosse fecundada e assim a espécie teria mais chance de sobreviver. Penso que somos muito mais sofisticados do que isso. Só podemos estar acreditando em pontos de vista desse tipo porque temos vivido uma fase em que nossa vida psicológica está dramaticamente atrofiada. Em épocas “normais” nossos pontos de vista e nossas reflexões influem bem mais do que nossos genes! Isso se eles, de fato, contiverem informações assim irrelevantes. O mais aflitivo em posicionamentos “científicos” desse tipo é que eles tendem a dar validade “biológica” a muitos aspectos de nossa vida social. Ao minimizar a importância da alma como possível fator de influência sobre a constituição de estruturas sociais mais razoáveis, estão desprezando uma das nossas aquisições mais sofisticadas, qual seja, a capacidade de construirmos e aplicarmos um código moral no qual a justiça possa prevalecer. Em outras palavras, construirmos uma sociedade gerenciada pela alma e não um simples fruto da nossa biologia.

É evidente, pois, que numa fase como a atual nem consigamos usar a palavra “alma” a não ser com certo constrangimento. Ela parece mesmo não existir, já que nossa vida íntima está totalmente prejudicada. O empenho urgente tem que ser no sentido de resgatá-la. A preocupação excessiva e a ênfase exagerada que tem sido dada à neurociência está, de fato, a serviço da preservação da influência máxima da sociedade, já que distrai nossa atenção e mitiga, através de novos fármacos, os efeitos nocivos que temos sofrido por força desse desgoverno.

É difícil, em uma frase, definir o que seria resgatar a alma. Mas se tivesse que fazê-lo, diria que o essencial é que consigamos nos confrontar com nossa solidão, com o fato, hoje quase que totalmente esquecido, de que somos criaturas únicas. Temos pavor à solidão, à introversão, ao recolhimento. Fomos adestrados a conviver o tempo todo - de forma real ou virtual -, a não pensar por conta própria e principalmente a não desenvolver idéias originais já que elas poderiam nos levar à desconfortável condição de rejeitados e humilhados. Não é à toa que o pensamento criativo esteja atrofiado até mesmo nos setores que sempre foram de resistir à pressão da sociedade: nem nossos jovens e nem mesmo nossos artistas têm sido capazes de produzir algo novo.

O resgate da alma passa pelo exercício sadio da nossa individualidade. Exercício sadio significa exercício moralmente justo. Individualismo que não é egoísmo consiste no exercício respeitoso dos nossos direitos e também daqueles que são devidos aos outros. A alma, quando está em atividade, é única. Somos bastante parecidos enquanto seres biológicos, apesar de que, mesmo nesse aspecto, temos nossas peculiaridades. Tendemos a ficar muito parecidos uns com os outros em função de termos todos resistido muito mal ao poderoso massacre social homogeneizador de cabeças, gostos, idéias e mesmo sonhos. Voltaremos a ter identidade - ou seja, voltaremos a ter alma e a sermos seres psicológicos - quando formos capazes de nos livrar do que somos hoje: apenas seres bio-sociais.

Estreou na Rádio CBN (Brasil) o programa "No Divã do Gikovate" que irá ao ar todos os domingos das 21h às 22h, respondendo questões formuladas pelo telefone e por e-mail ([email protected]).



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


flavio
Flávio Gikovate é um eterno amigo e colaborador do STUM.
Foi médico psicoterapeuta, pioneiro da terapia sexual no Brasil.
Conheça o Instituto de Psicoterapia de São Paulo.
Faleceu em 13 de outubro de 2016, aos 73 anos em SP.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa