Home > Psicologia

Grafologia: Assinaturas - a auto-imagem

por Sergio Scabia

Grafologia: Assinaturas - a auto-imagem

Ainda que a escrita do próprio nome esteja sujeita a todos os princípios de análise vistos até agora, a assinatura tem caráter único e grande importância na grafologia. É o nosso cartão de visita psicológico, refletindo a atitude que o indivíduo adota para com a sociedade, melhor que o self verdadeiro cuja natureza se manifesta na escrita geral. Por isso, tem de ser considerada sempre com relação ao resto da escrita.

Talvez possamos fazer uma comparação com a astrologia, dizendo que o texto pode ser comparado com o Signo e a assinatura com o Ascendente.
Também poderíamos colocar no lugar da assinatura "Eu" ou "Eu e minha Família", "Eu/meu status" e isso dá uma idéia geral do que se trata.
O nome próprio somente, escrito em documentos mais íntimos é "Eu".
Nome e sobrenome representam o "Eu" na unidade familiar. Afeição, dependência, ou aversão a essa extensão familiar pode ficar bem clara em uma assinatura completa.

A formação de cada parte da assinatura cresce em maturidade pela evolução do indivíduo e esse crescimento pode ser irregular. Os que continuam os estudos em estágios avançados darão menos importância a sua assinatura com relação aqueles que a usam pomposamente em documentos assinados logo após ter terminado a adolescência e ter iniciado algum negocio.
Como muita repetição torna a assinatura automática, infelizmente essa assinatura tão cultivada durante a adolescência pode se tornar definitiva e ridícula, refletindo nada além de aspirações imaturas.
Muitos "julgam" a assinatura pela firmeza, harmonia e simplicidade.
Não seria melhor, talvez, não julgar em absoluto, mas anotar com compaixão as dificuldades enfrentadas por alguns seres humanos em se relacionar com o mundo, a partir de um ponto de vista natural e sem esforço. Falamos muito da simbologia do espaço até esse ponto e vemos que a assinatura representa o nosso caminhar na direção dos outros seres que encontramos em nosso caminho. Se temos medo deles ou se tentamos arduamente impressioná-los, será por algum motivo, mesmo que seja antiquado ou aparentemente irrelevante.

Assinatura em desarmonia com o texto
Representa normalmente uma auto-imagem falsa, e às vezes variando entre um insulto e um grito pedindo socorro, com embelezamentos desnecessários e tentando projetar determinada imagem. Pode ser decifrada pelas linhas de texto que a precedem.


Assinatura em harmonia com o texto
Aqui temos harmonia entre o que a pessoa pensa que é e aquilo que ela realmente é.
Esta harmonia é encontrada em todo tipo de nível de forma (provando que não podemos ter medo de avaliar como harmoniosa uma escrita que simplesmente responda ao critério que exige falta de embelezamento, de exageros e de contafluxos). Esse tipo de assinatura indica um bom grau de autoconhecimento pois não existe uma falha entre a experiência de vida interior e exterior. Por essa razão, caso não existam no texto grandes traços ou padrões contrários, normalmente excluímos conflito mental severo.


Dimensão da assinatura em relação com o texto
A assinatura pode ser maior ou menor que o texto com relação à escrita daquela pessoa.


Uma assinatura maior que qualquer palavra do texto
Mostra auto-importância: quem escreve se acha a presença mais notável do grupo. O mesmo se aplica se a assinatura for mais alta que larga, mas se a zona média for pequena... a confiança não passa de uma ilusão e isso pode dar ruído ou ostentação.

Uma assinatura muito pequena com relação à escrita
Pode querer dizer modéstia ou timidez. Nos bons níveis de forma, quem escreve pode estar completamente satisfeito com seus recursos mentais e deseja principalmente não ser notado. De fato, ele pode não ser tímido, como por outros traços na escrita.
Quando a assinatura não somente é pequena mas é colocada longe do centro da página, temos uma atitude modesta com o assunto tratado naquele texto.

Assinatura espaçada
Mostra um alcance para a frente, uma atitude de abraçar o mundo sem medos e sem nada a esconder.

Assinaturas que ocupam todo o espaço disponível
Essas assinaturas que chegam até a invadir outros espaços da escrita, marcam a irritação por ficar fechado pelas "restrições mesquinhas" da folha de papel.
Veja, pelo contrário, quando outro indivíduo procura encaixar a assinatura no pouco espaço disponível. Mais uma vez, substitua "Eu", ou "Eu/minha família/status" para perceber qual é a atitude da pessoa num espaço confinado.

Posicionamento da assinatura
Reflete a postura adotada em público. Quando um pouco diferente do texto mostra um desejo de ser notado e um certo distanciamento da matéria do texto.
Quando muito próxima do texto, mesmo existindo muito espaço disponível, reflete grande envolvimento com o conteúdo do texto. O significado de uma escrita que se refugia na esquerda é a do escritor que, como um animal assustado, não consegue se afastar da toca (simbolicamente posicionada na margem esquerda); preferiria talvez, nem ter saído do buraco.

Assinatura bem à direita
Mostra atividade e entusiasmo, desde que não venha de uma escrita caligráfica que já é sinal de bloqueio. Uma assinatura bem espaçada também avançará para a direita demonstrando intenções impulsivas.

Assinatura inclinada
Se reporta ao restante da escrita.
Quando temos improvisos picos para cima, logo pensamos em auto-inspiracão e ambição e aqui o ser interior joga uma parte muito pequena.

Assinatura inclinada para baixo
Normalmente, é temporária e pode ser devido à fadiga ou desmoralização. Neste caso, também o texto deverá indicar inclinação nas linhas de base. Quando somente a assinatura está para baixo o "Eu/minha família/status" está bem longe de ser inspirado. O movimento está mergulhando para as áreas do negativo.

Escrita contraída somente no nome.
Indica insatisfação consigo próprio; não existe confiança suficiente para que o "Eu" na escrita seja escrito livremente e abertamente.
Do contrário, o nome próprio exagerado com relação ao sobrenome indica narcisismo, um amor/preocupação exagerados consigo próprio.

Escrita contraída no sobrenome
Pode indicar hostilidade para com o esposo/esposa ou a família, especialmente quando o sobrenome fica em nível inferior ao do nome, fazendo-o parecer um pesado fardo. Na assinatura de pessoas infelizes no casamento, normalmente é o nome que fica mostrando tensão e contração, mostrando sofrimento pessoal; mas quando o nome está reduzido a iniciais, nesse caso poderemos ver letras pequenas e embelezadas com círculos.
Contração, diminuição da dimensão, ou uma linha de base instável ou desigual nas assinaturas sempre indicam falta de tranqüilidade. Vale lembrar que, às vezes, a excitação ou a felicidade também podem mostrar uma linha de base inclinada.

Círculo em volta da assinatura
Indica desejo de se esconder. Numa assinatura irresoluta (faltando firmeza, harmonia e simplicidade) o escritor pode querer proteger sua imagem de sentimentos de inadequação. Mas em assinaturas que "batem" com o texto e de bom nível de forma, às vezes podem existir bons motivos para se esconder. Fazer o circulo no nome é circunda-lo com um traço e não cortar o nome com o mesmo.

Embelezamento da assinatura
Se dá quando outros traços ou movimentos - desnecessários - são adicionados à assinatura, seja dentro do nome ou no espaço circunstante.
Pesados embelezamentos podem ter origem na adolescência e podem estar ligadas mais com os sonhos daquela época do que com a imagem presente. Se as mudanças forem recentes deveremos analisá-los pelo simbolismo do espaço
Grandes nós e letra inclinada para trás podem indicar um desejo de enganar. Mas precisamos observar esses sinais com muito juízo: é uma avaliação muito grave a ser feita.

Ganchos no começo ou no fim da assinatura
A base de avaliação é a mesma das letras em pequenos sinais - golpes iniciais e ganchos. Para muitos grafologos também significam persistência.

Assinatura cortada na linha mediana
Quando um traço corta a assinatura ao meio temos uma grande insatisfação consigo mesmo, com a postura geral do indivíduo e representa um sinal de alerta - um dos poucos da grafologia - e nos diz que o escritor pode querer ferir a si mesmo. Alguns assassinos tem às vezes esse tipo de assinatura.


Linhas paralelas acima e embaixo da assinatura
Mostram alguém que pretende dominar ou conquistar. Quando a assinatura é muito "forte" também, essas linhas formam como o cano de um canhão pronto a disparar.

Sublinhado curto
Mostram determinação e também uma boa projeção da vontade.

Muitos sublinhados
Mostram frustração da vontade

Embelezamento ondulado (F)
É encontrado sem grande freqüência no Brasil e deve significar exibicionismo mais ou menos exagerado, em função da variedade do sublinhado.

Assinatura ilegível
Deve pertencer a pessoas que não tem a coragem de mostrar seu próprio nome.
Mas, lembrando de que muitos ideais ou sonhos da adolescência podem se transformar em assinaturas complexas, e que se trataria como que desenhar um ideal, poderemos também encontrar esse tipo de assinaturas em pessoas de ambição, coragem e vontade.

Assinatura dos que assinam muitas vezes por dia
Podem se tornar como que um carimbo de borracha que é impresso em documento sobre o nome do indivíduo. O processo de assinar se torna automático e o nome não precisa ser identificado por ser familiar ao recipiente ou porque é identificado pelas letras impressas embaixo da assinatura.
E aqui normalmente temos movimentos que evoluíram desde a infância com impulsos regulares. Um bom grafólogo teria muita dificuldade em analisar uma assinatura ilegível sozinha sem o texto, mesmo que muitos pequenos sinais descritos nesta seção se apliquem perfeitamente.
É claro também que o avanço dos computadores e das impressoras obriga cada vez mais o grafólogo a analisar somente o que fica disponível, e mesmo uma assinatura ilegível pode ser esse único elemento.
O estudo da assinatura poderá se tornar um dia um estudo separado.

*****
Dicas para melhorar sua vida pela assinatura
Como a assinatura é considerada -em importância-, metade de uma avaliação grafológica, nada mais simples para começar a mudar, para melhor e desde já-, sua caminhada pela existência...
Sim, é possível e funciona, eu mesmo fiz isso na época em que ainda estudava esta ciência muito especial.
Essencialmente trata-se de refinar, ajustar e seguir alguns pontos básicos.
É simples e faz sentido; são quatro aspectos principais:
1 - Torne sua escrita totalmente legível, abra-se para o mundo, confie em sua natureza divina, em sua linhagem de Luz.
2 - Busque mantê-la em harmonia com o texto, no mesmo estilo; denota equilíbrio e até estabilidade emocional.
3 - Procure chegar a uma escrita ligada, sem interrupções, rápida, espontânea.
4 - Tudo isso não esquecendo a simplicidade dos traços, evitando todos os sinais inúteis, supérfluos.
Só isso. Treine bastante, faça muitas simulações e sentirá os benefícios chegando e tocando sua Alma.
Bem-vindo à Grafoterapia!
O Universo agradece.

Leia Também:

Grafoterapia

Falando sobre Assinaturas



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Sergio Scabia é co-fundador
do Site Somos Todos UM


Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 29/06/2012 13:07:54

Veja também
3 segredos para um relacionamento feliz!
O condicionamento da mente
Conversando com um amigo feliz
O que nos ajuda a tomar uma decisão correta?
Comprometa-se consigo mesmo a melhorar e atingir metas na vida
Por que meus filhos não conseguem ir para a Vida nem ser felizes?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 15 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa