Menu

Narcisistas Perversos 4

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:14


Quem são, como lidar e como sobreviver a pais abusadores

Empatia, compaixão e sintonia, são palavras que não constam no dicionário afetivo desse grupo familiar em que um dos pais, ou ambos, são Narcisistas Perversos. O contato olhos nos olhos, eu o percebo, você me percebe, dificilmente acontece, ou mesmo inexiste por completo nessas relações. Não há ligação emocional entre pais e filhos e nem entre irmãos. As relações crescem num clima condicional, sob o pano de fundo de crítica, onde os filhos, frequentemente, sentem que nunca serão suficientemente bons perante o julgamento do que seria o ideal para os pais. Permanecem, portanto, subjugados e, como reféns, ficam com as vidas praticamente paralisadas à espera de algum gesto que ofereça um mínimo de significado de aprovação, uma migalha de afeto. A impressão que dá é de que tais filhos existem apenas para servir aos interesses e necessidades desses pais.

A conversa entre todos praticamente não acontece e quando ocorre é de modo indireto, no formato triangular. Fala-se de um sobre o outro, sempre se tomando partido e fazendo alianças sobre quem é o bacana do momento. Na trama, por conta da insuportável carência afetiva, a lei compactuada para que no final se possa receber alguma brisa afetiva, é a aliança entre os "fortes" mediante desqualificação abusiva do outro. O ensinamento é que para ser visto e, portanto, existir, deve se agir desta forma.

A família tem como prática agir dentro de um padrão onde é frequente um falar mal do outro e onde as pessoas dificilmente se enfrentam de modo direto. O clima entre todos sempre é de tensão e de desconfiança. Por conta de uma espécie de doutrinação, envolvendo comportamentos velados, as vítimas deste sistema abusivo, ora são passivas demais, ora agressivas demais. Nas poucas vezes em que a comunicação acontece de forma direta e clara, o comum é acontecer por meio da explosão de raivas e de fúrias avassaladoras.
Como os sentimentos dos filhos nunca são considerados, não se costuma ter ou se respeitar a privacidade e autonomia emocional dos mesmos. Pais narcisistas jamais identificam em si próprios qualquer responsabilidade por coisas que eles fizeram. Recusam-se a pedir desculpas e como estratégia comum a todos, invertem verdades explícitas sobre suas ações, confundindo a mente dos filhos, criando culpas indevidas, reinventando as estórias sob uma ótica bem distinta do ocorrido. Este é o famoso "crazy maker", ou seja, fazedor de loucos...
Como resultado, ao longo do tempo, as vítimas ficam como uma bomba-relógio prestes a explodir ou em estados depressivos com pouquíssima ou nenhuma autoestima.

Ainda para se sustentarem em seus lugares de autoimportância, pais narcisistas costumam deixar todos em estado de constante apreensão, posto que mudam de humor sem aviso prévio e, ainda por onde passam, vivem reclamando como se absolutamente nunca nada estivesse a contento. O mais incrível desta trama é que para fora da família o comportamento, via de regra, sempre é o oposto. São magníficos com as pessoas e a todo tempo tentam seduzir o mundo no sentido de que todos os achem as melhores pessoas do mundo. Costumam se vestir e tratar os outros de modo impecável, também exigindo o mesmo comportamento dos filhos. Expandem charme e geralmente são bem-sucedidos.

Se algum filho ousar denunciar o modo de funcionamento deles, além de usarem a deixa para se autoengrandecerem mais ainda como pais maravilhosos que são, estes filhos terão que aguentar a ira dos mesmos. Nestas ocasiões, eles costumam aplicar mais ainda as regras de desvalorização dos próprios filhos, encontrando infinitas falhas de conduta e de realização dos mesmos confirmando a falta de empatia e de amor real. Dizem que amam, mas as atitudes demonstram o oposto, e o pior, que apenas têm olhos bons para si mesmos, Incansavelmente vão jogar na cara o quanto que eles são bons e o quanto você, se acaso for o filho, não tem a capacidade de reconhecer e de valorizar o que o mundo inteiro fora valoriza. Novamente, irão jogar pesado para confundir a sua mente, as suas verdades e as suas vivências. Sempre serão extremamente críticos para com você e nunca irão mudar de funcionamento. Não têm a capacidade de ver e de ser algo diferente em suas vidas, além deste tipo de discurso infundado.

Filhos só se libertam deste tipo de aprisionamento abusivo, quando tiverem claro dentro de si mesmos que os pais estão adoecidos e que dificilmente irão mudar. Invariavelmente, sempre irão buscar e encontrar falhas em tudo que você faz. De acordo com eles, você nunca faz e nem fará nada certo, portanto, jamais venha com alguma novidade boa sobre você mesmo por que eles de algum modo conseguirão lhe quebrar. Não suportam ver alguém próximo que esteja bem e dando certo na vida que não sejam eles mesmos. Certamente, existirão raras ocasiões onde eles terão que admitir que você é bom ou que fez a coisa certa, mas mesmo nessas ocasiões, será praticamente impossível você receber um olhar afetivo ou um elogio.

Portanto, se você é um filho desta trama de pais Narcísicas Perversos e almeja ser feliz em meio a uma família tóxica desta ordem, saia dessa frequência, mude o seu filme interno e nunca espere nada além do que você já sabe que eles são, pois eles jamais irão mudar esse tipo abusivo de comportamento. Busque ajuda para se desvencilhar, resgate a sua autoestima e autonomia pessoal reinvente-se e faça terapia.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa