Menu

Você já ouviu falar de MEC - Memória Extra Cerebral?

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:20


Existe uma frase célebre do Einstein onde ele diz que "Toda memória é um acesso à outra realidade", mas este não seria exatamente o caso das tais Memórias Extra Cerebrais.

MEC ou Memória Extra Cerebral diz respeito às memórias que não se encontram contidas no cérebro e que muitas vezes são confundidas com meros devaneios ou imaginação. 
Nas crianças, por volta de 2 e 3 anos de idade, parece que essas memórias têm a facilidade de surgirem de modo bastante espontâneo e rápido.

Ao que parece também, este tipo de acesso costuma fechar suas portas por volta dos sete anos de idade. No universo dos adultos, portanto, o contato com este padrão de lembrança fica praticamente impossível de acontecer. Talvez tenhamos passado por uma espécie de adestramento que nos levou ao esquecimento de que possibilidades fora do senso comum possam existir.

O que se julga bizarro em termos de percepção de realidade não tem espaço de ser concebido, visto, sentido ou lembrado mas, ainda assim, tudo indica que as nossas máquinas biológicas insistem em funcionar de modo bem mais amplo do aprisionamento perceptivo que nós nos impusemos. Como consequência, para os adultos, alguns escapes dessas Memórias Extra Cerebrais por vezes fogem das clausuras impostas e costumam dar seus recados através dos conhecidos sonhos incomuns.

Por outro lado, histórias diferentes e absolutamente incríveis é o que não faltam na faixa etária onde não existem fronteiras para o recebimento dessas amplas memórias. Outros exemplos dessa ordem ocorrem em algumas experiências de quase morte. Nas EQM (experiências de quase morte), as lembranças também não são confirmadas como realidades reais, mas o interessante é que acabam funcionando como tais a ponto de mudar mudar a vida das pessoas que passaram por tais vivências. Alguns sonhos incomuns também trazem este tipo de transformação.

A Memória Extra Cerebral, portanto, é uma lembrança diferente da rede de memória reconhecida como tal pelo cérebro. Às vezes não vem de modo linear e nem com a lógica que frequentemente utilizamos em estado de vigília. Nas práticas de reprocessamento cerebral de terapia, por exemplo, não são poucas vezes que este tipo de memória surge na função de liberar algum conteúdo emocional embutido e também para que uma reflexão maior somada à solução dos conflitos ocorra.

Apesar de que as nossas identidades são construídas através das nossas memórias, nada impede da pessoa estar vivendo com uma identidade construída por meio de memórias falsas, com histórias que contam sobre ela mesma e que ela passa a acreditar como sendo verdade, inclusive criando lembranças falsas e acreditando nelas. Afinal, tudo é percepção!

Nas Memórias Extra Cerebrais, apesar de não termos um passado nem linear e nem palpável em relação a elas, os acessos e as lembranças são cenários que não deixam de ser percepções de outras realidades.
O que vale é o que faremos com os materiais acessados e, independente de como que eles possam chegar até nós, é preciso estar com os pés no chão para que se for o caso, atentamente possamos saber tirar proveito das situações, mesmo das menos comuns.
E para o que podemos conceber, perceber, captar, sentir e ver como realidades, sempre vale o mantra: Quanto mais despertos, melhor!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa