A gente somos e a compreensão do coletivo




A expressão 'a gente somos' tem um sentido bem profundo. Poderia ser taxada como uma falta de concordância gramatical, mas, aqui, não se trata disso. Trata-se de uma compreensão cósmica, ainda que não seja comum nossa gente ancestral definir dessa maneira. O fato é que, consciente ou não, as gentes indígenas sabem que fazem parte de um universo que os torna irmãos de todos os viventes.
Essa compreensão é a mola mestra que compõe a filosofia e a teologia indígenas. É ela que questiona o mundo materialista ocidental, o qual confunde ser e ter, possuir e pertencer, cuidar e destruir. Enquanto as pessoas continuarem pensando como seres individuais, o mundo estará em perigo, pois pensar dessa maneira é considerar-se superior a todas as coisas e procurar controlar, dominar, comprar, consumir e destruir. Quando é que você poderá também dizer 'a gente somos'?
Daniel Munduruku, Professor e escritor indígena com 65 obras publicadas - recebeu duas vezes o prêmio Jabuti. É doutor em educação e pós-doutor em literatura.
https://revistaeducacao.com.br/2025/04/18/coletivo-munduruku/



Deixe seus comentários:
Veja também
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.