A suficiência da mente



"Se você descobrir na vida humana algo melhor que a justiça, a verdade, a prudência e a coragem... dirija para isso sua atenção com toda a sua alma e aproveite esse bem supremo, se o tiver descoberto." Marco Aurélio
A suficiência da mente Marco Aurélio sugere que não há nada melhor do que a capacidade da mente de agir de acordo com a razão, não se deixando levar pelo prazer imediato, que muitas vezes é biologicamente programado.
Controle e Aceitação, a importância de focar no que pode ser controlado e aceitar o que está fora do nosso poder de escolha. Quem encontra essa autossuficiência se torna "imbatível".
O que é realmente importante? O vídeo critica a tendência de buscar felicidade em coisas externas como dinheiro, sucesso ou amor alheio. Essas conquistas são insuficientes e que a felicidade baseada nelas é efêmera.
A verdadeira virtude que a meditação conclui, que a verdadeira virtude na perspectiva estoica, é o domínio de si mesmo e o controle do que pode ser controlado.
Em outra meditação, Marco Aurélio afirma que "cada homem vale tanto quanto as coisas das quais ele se ocupa", incentivando a reflexão sobre o que realmente buscamos na vida.
Por fim, bens externos como saúde, riqueza e boa reputação são importantes, mas não devem ser o alicerce da felicidade, pois podem ser perdidos facilmente.
Resumo do diário estoico do Prof. Dennys Xavier



Deixe seus comentários:
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.